contexto

1. Estratégia do investimento socioambiental privado

Na Suzano, o investimento socioambiental e as doações são ferramentas estratégicas fundamentais para criar valor compartilhado, promovendo o desenvolvimento sustentável nas comunidades e regiões em que a empresa atua. Alinhados às principais referências e premissas globais, esses investimentos buscam o engajamento ativo e transparente das partes interessadas, fortalecendo as relações de confiança e contribuindo para o desenvolvimento local, regional e territorial.

Nesse sentido, buscamos realizar o investimento com o intuito de potencializar o desenvolvimento socioeconômico, cultural, ambiental e institucional, entre outros, de maneira planejada e estruturada, por meio de programas e projetos, doações, cooperações e patrocínios que visam contribuir para o desenvolvimento dos territórios de atuação do negócio, gerando benefícios públicos que estejam alinhados aos objetivos estratégicos da Suzano.

As diversas modalidades de investimento da empresa são gerenciadas para que seus resultados possam ser medidos e avaliados em termos de contribuição para a sustentabilidade do negócio. Entre os principais resultados esperados estão a licença social para operar e a aplicação das melhores práticas ambientais e reputacionais.

Além disso, no âmbito dos Compromissos para Renovar a Vida (CPRVs), estabelecemos metas de longo prazo que ampliam nosso papel na cadeia de valor e na sociedade. Essas metas promovem mudanças significativas na forma como produzimos, consumimos e nos relacionamos com o mundo, contribuindo para uma economia regenerativa.

Para uma implementação e operacionalização adequada dos investimentos, estabelecemos a Política Corporativa de Investimentos Socioambientais e Doações, que define premissas e orientações do que se pode ou não investir, bem como as devidas responsabilidades e documentos internos que fortalecem o cumprimento e a implementação da estratégia de sustentabilidade da Suzano, como o Procedimento de Gestão de Demandas Sociais, a Política de Relacionamento com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, o Manual de Gestão de Relacionamento com Comunidades e Partes Interessadas, o Código de Ética e Conduta (Suzano e fornecedores), a Política Anticorrupção e a Política Corporativa de Direitos Humanos. Todos os documentos referenciados descrevem os processos e as principais ferramentas de relacionamento e engajamento utilizados com as partes interessadas pela empresa.


1.1. Eixos de investimento

Os investimentos socioambientais e institucionais são desenvolvidos prioritariamente nos eixos estratégicos abaixo:

  • Qualificar e melhorar o relacionamento com as comunidades: o relacionamento com comunidades vizinhas visa manter a licença social para operar da Suzano e fortalecer o desenvolvimento territorial. É essencial garantir uma comunicação constante e transparente com associações, cooperativas, ONGs, vizinhos, sindicatos, municípios, Estados e outras empresas. Além disso, é importante construir soluções conjuntas para questões locais, sejam elas ambientais, sociais, culturais, econômicas, estruturais ou emergenciais. Comunicação e desenvolvimento de soluções estão interligados em nossa estratégia. Saiba mais em “Mecanismos de engajamento”, “Relacionamento com comunidades indígenas e tradicionais” e “Programas com comunidades indígenas”;
  • Reduzir a pobreza: a Suzano tem um papel importante no desenvolvimento econômico e na transformação social dos territórios onde atua. Nossa estratégia inclui investir em soluções escaláveis, construir parcerias e aproveitar oportunidades na cadeia de valor para reduzir a pobreza. O investimento social é estratégico para gerar valor para o negócio e as comunidades, focando em soluções que impactem na renda e que possam ser replicadas em diferentes municípios. Saiba mais em “Diminuir a pobreza”;
  • Melhorar a qualidade da educação: a Suzano investe na melhoria do ensino público, desenvolvendo profissionais da educação e engajando famílias e comunidades para focar na aprendizagem dos estudantes. A educação de qualidade é um desafio importante no Brasil, e a empresa quer ser parte da solução. Saiba mais em “Impulsionar a educação” e “Programa Suzano de Educação (PSE)”;
  • Desenvolver e atuar com as melhores práticas ambientais: a Suzano busca promover impactos ambientais positivos, conservando a biodiversidade e aumentando a ecoeficiência de suas operações, otimizando recursos e aplicando as melhores práticas de gestão ambiental. Saiba mais em “Compromisso com a Conservação da Biodiversidade”, “Compromisso com o Desmatamento Zero”, “Monitoramentos de fauna e flora” e “Programa de Restauração Ecológica”;
  • Aprimorar o relacionamento institucional: a Suzano promove a sustentabilidade através de parcerias com outras empresas, governos e ONGs, alinhadas com seus objetivos. Mantém relacionamento transparente e de longo prazo com stakeholders e promove parcerias público-privadas para solucionar desafios comuns. Saiba mais em “Participação em associações”;
  • Contribuir para a promoção do voluntariado empresarial e a cidadania global: na Suzano, reconhecemos que nossas ações impactam o mundo e a vida de todos e todas. Por isso, promovemos o voluntariado empresarial como uma forma de exercer a cidadania global. Colaboradores, colaboradoras, empresa e comunidade atuam juntos pelo bem comum, criando valores compartilhados. Saiba mais em “Voluntariado, cidadania corporativa e contribuições filantrópicas”.


1.2. Governança

A Diretoria de Sustentabilidade realiza a gestão, o monitoramento e a avaliação de todo o processo relacionado às demandas de investimento socioambiental (programas, projetos, doações, cooperações e patrocínios), através do nosso sistema de gestão e relacionamento com partes interessadas (Relacione+) – a fim de garantir os fluxos tributários e de compliance, atendendo aos CPRVs – e do relacionamento e engajamento com partes interessadas, entre outras estratégias de investimento.

Todos os resultados dos processos de monitoramento e avaliação são reportados periodicamente à Comissão de Valor Compartilhado (CVC), corporativa e local (unidades). A Comissão é um fórum que reúne gestores e gestoras das diferentes áreas com o objetivo de integrar as políticas e diretrizes estratégicas de sustentabilidade na gestão e operação da empresa. Além disso, eles são divulgados em nossos canais de comunicação internos (com foco em colaboradores e colaboradoras próprios e terceiros e terceiras das empresas prestadoras de serviços), bem como nos canais externos (demais partes interessadas), por meio de relatórios, publicações, websites e redes sociais.


2. Investimento social privado

Entre as estratégias de investimento da Suzano, destaca-se o investimento social que tem como foco alavancar, ao lado dos parceiros e coinvestidores, o desenvolvimento socioeconômico das regiões e dos territórios nos quais a companhia está presente, estabelecendo, por meio de processos de engajamento, o fortalecimento das relações com as comunidades (locais, tradicionais e indígenas), das redes de garantia de direitos humanos, do investimento na educação e das oportunidades de trabalho e renda. Saiba mais em “Programas sociais da Suzano”.

No investimento dos programas e projetos sociais, a empresa estabelece critérios para a seleção que envolvem a sua Política de Compliance, requisitos legais para garantir a idoneidade das instituições e organizações sociais.

Na condução dos projetos sociais, a Suzano adota duas formas de atuação:

  • Intervenção realizada pela empresa (relacionamento): modelo em que as equipes da área de Relacionamento Social (próprias e terceiras) realizam a intervenção e o engajamento diretamente com as pessoas beneficiadas e as organizações/associações comunitárias, bem como o monitoramento do cumprimento do resultado esperado pelo projeto e eixos de investimentos. Essa abordagem começa na empresa, promovendo uma cultura de responsabilidade social que se estende para fora, impactando positivamente a sociedade. Além disso, é incorporada uma perspectiva de direitos humanos, assegurando que todas as ações respeitem e promovam os direitos fundamentais das pessoas envolvidas;
  • Intervenção realizada por organizações parceiras (pobreza, educação e direitos humanos): modelo em que os parceiros locais e/ou territoriais são responsáveis pela intervenção com os beneficiários e beneficiárias diretos, assim como pela coleta de informações que permite verificar o alcance da meta de pobreza e educação. Essa atuação também é guiada por princípios de direitos humanos, garantindo que as iniciativas contribuam para a dignidade e o bem-estar dos detentores de direitos em nossas operações e cadeia de valor.

Entre as organizações e instituições locais e territoriais estão organizações da sociedade civil (OSCs), associações comerciais, negócios de impacto social, empresas gestoras do terceiro setor e Sistema S.


2.1. Estratégia de captação de demanda, programas e projetos

Todo o processo de investimento se inicia com um interesse advindo de partes interessadas, comunidades, órgãos etc. ou, ainda, com um direcionamento e proatividade da companhia, visando ao atendimento ou não, conforme avaliação e aderência aos eixos estratégicos. Para isso, utilizamos três modelos estratégicos para operacionalizar os investimentos:  

  • Demandas (doações, cooperações operacionais e/ou patrocínios): a captura de demandas deve ocorrer por meio dos canais de comunicação oficiais da Suzano, de forma a centralizar e padronizar o recebimento, bem como as informações e dados obrigatórios para avaliação interna. Os principais meios de comunicação são: Fale Conosco (0800 da regional), ofício (impresso ou digital) e e-mail. As solicitações devem contemplar os pilares estratégicos, no todo ou em parte, em função das capacidades orçamentárias disponíveis para o ano em curso, aplicando-se a pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, e observando as diretrizes do Código de Ética e Conduta e da Política Anticorrupção da Suzano, além das leis e regulamentações locais e internacionais aplicáveis;
  • Recursos incentivados: a captura de demandas incentivadas deve ocorrer por meio deste link, de forma a centralizar e padronizar seu recebimento, bem como as informações e dados obrigatórios para avaliação interna. As demandas devem contemplar os pilares estratégicos, no todo ou em parte, em função das capacidades orçamentárias disponíveis para o ano em curso, aplicando-se a pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, e observando as diretrizes do Código de Ética e Conduta e da Política Anticorrupção da Suzano, além das leis e regulamentações locais e internacionais aplicáveis;
  • Programas e projetos: a partir da identificação das potencialidades do território e da manutenção do diálogo constante e transparente sobre as operações da companhia, criam-se as bases para a implementação da estratégia de atuação socioambiental da Suzano, de forma a incentivar o fortalecimento das instituições sociais locais, contribuindo diretamente para o desenvolvimento territorial. Tais estratégias são customizadas de acordo com os eixos estratégicos, o perfil do público e as comunidades de interesse. A captura de programas e projetos pode ocorrer por meio destas modalidades:
    • Editais: ocorrem por meio de chamadas públicas lançadas para seleção e financiamento de iniciativas e/ou projetos que estejam alinhados aos eixos estratégicos. Os interessados devem elaborar projetos alinhados com os requisitos estabelecidos e submetê-los dentro do prazo estipulado. Após a análise das propostas, os selecionados recebem recursos financeiros, técnicos ou materiais para implementação, com base nas recomendações e no suporte que a companhia disponibilizará, inclusive o seu acompanhamento e avaliação de resultados. A captura ocorre por meio de plataforma específica, destinada à inserção de projetos, neste link;
    • Mapa de oportunidades: ocorre por meio de uma seleção de projetos orientados a contribuir para os CPRVs ou outros eixos estratégicos. É realizado a partir de um processo prévio de articulação e desenho entre OSCs parceiras e a Suzano. Uma vez definidos os projetos, eles são apresentados pelas organizações e ranqueados pela equipe de acordo com critérios previamente determinados. Após essa etapa, é feita uma análise qualitativa dos projetos, que são ou não aprovados, em função do orçamento disponível. A captura ocorre por meio de plataforma específica, destinada à inserção de projetos, neste link;
    • Parcerias estratégicas: ocorrem por meio de mobilização de parceiros implementadores (responsáveis pela concepção e implementação dos projetos nos territórios) e de parceiros financiadores (alavancagem de recursos complementares a esses projetos). A partir da sinergia entre as estratégias, são elaboradas parcerias com a contratação de objetivos e metas conjuntas;
    • Outras iniciativas: ocorrem por meio de uma avaliação de potencialidade e/ou atendimento da estratégia de relacionamento com partes interessadas, comunidades locais, povos indígenas e/ou tradicionais, com o intuito de desenvolver o território sob influência das atividades da Suzano. São capturadas ou propostas com base em uma avaliação territorial, identificando-se oportunidades no fortalecimento de iniciativas existentes ou, ainda, a implementação de estratégias com sinergia.

As demandas, os programas e os projetos que não estejam atrelados aos pilares estratégicos da Suzano serão avaliados pelas comissões responsáveis de acordo com a disponibilidade do orçamento anual predefinido e a priorização do atendimento à estratégia social, ambiental e institucional da companhia.

Considerando a dimensão e o volume de informações a serem gerenciadas, todo o fluxo do investimento é gerido através do sistema de relacionamento com partes interessadas (Relacione+), a fim de garantir maior assertividade nas análises, tomadas de decisão e rastreabilidade dos dados, bem como o envolvimento das respectivas áreas no fluxo, que tem como principais etapas o cadastro, a avaliação, a decisão final e, para os processos aprovados, o acompanhamento orçamentário [tanto para os investimentos financeiros (investimentos diretos de recursos financeiros, por meio de repasses da Suzano para conta bancária da  instituição/organização) como para os econômicos (investimentos indiretos de recursos financeiros, por meio do fornecimento de materiais ou serviços disponibilizados pela Suzano para a instituição/organização)].


2.2. Gestão e governança

Para maior efetividade no processo de desenvolvimento e operacionalização dos programas e projetos, estabelecemos fluxos de acompanhamento e avaliação por meio de instituições sociais investidas, consultores e consultoras independentes e colaboradores e colaboradoras das áreas de Desenvolvimento Social e Relacionamento Social da empresa, por meio de visitas, envio de relatórios e/ou prestação de contas das associações e dos participantes dos projetos, de acordo com os cronogramas estabelecidos com cada um deles.

A execução do Plano de Ação de cada projeto é monitorada com evidências, como fotos, relatórios, listas de presença e acompanhamento de indicadores de monitoramento. A atualização das atividades realizadas é de responsabilidade da instituição investida e da equipe da Suzano responsável localmente. Os indicadores de processo e desempenho dos projetos sociais são monitorados periodicamente, por meio de uma plataforma interna de indicadores, e reportados periodicamente nesta Central de Sustentabilidade.

Para acompanhar e avaliar o andamento dos projetos, as organizações parceiras devem realizar as atividades conforme o planejamento aprovado. Periodicamente, de acordo com o estabelecido contratualmente, elas encaminham para a Suzano um relatório de atividades e as informações necessárias para monitoramento dos resultados dos projetos. Todas as informações e relatórios de atividades também são inseridos no sistema de gestão de relacionamento com partes interessadas (Relacione+).

A avaliação da eficiência e da eficácia das estratégias dos investimentos socioambientais adotados, bem como a utilização dos recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis, é realizada por meio do sistema de monitoramento e avaliação social. O sistema serve tanto para a formulação e a reformulação das práticas organizacionais e estratégicas de atuação (com base no andamento dos processos e no alcance das metas) quanto para a análise e comparação de indicadores ao longo do tempo (com foco no resultado e no impacto da intervenção). Os resultados dos investimentos são avaliados pelo menos uma vez a cada ano, por meio de indicadores classificados em três categorias:

  • Indicadores de processo: orientados para avaliar a evolução das práticas contratadas e da execução do planejamento físico-financeiro;
  • Indicadores de resultado: têm como objetivo apresentar a situação de atingimento das metas estabelecidas anualmente;
  • Indicadores de impacto: apresentam os efeitos internos e externos relacionados aos direcionadores corporativos estabelecidos.


Investimentos sociais por tipo

A Suzano tem como missão a construção de um legado duradouro, pautado pela ética, pelo compromisso com o desenvolvimento dos territórios e pelo fortalecimento de iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no acesso universal e equitativo a direitos essenciais, como saúde, educação de qualidade e a criação de oportunidades dignas de trabalho.

Além disso, atuamos ativamente na defesa e promoção dos direitos humanos, priorizando a proteção de grupos vulneráveis, como mulheres, jovens, comunidades indígenas, populações negras e outros detentores de direitos em nossas operações e cadeia de valor. Nossos projetos são desenvolvidos com base nas potencialidades dos territórios, no engajamento e na participação das comunidades e partes interessadas, e com o parecer de especialistas, quando necessário. Dessa forma, respeitamos as especificidades culturais e sociais de cada região, assegurando que os investimentos cheguem de forma eficaz aos públicos prioritários.

Assim, o investimento social é prioritário para estabelecer o relacionamento com as comunidades e partes interessadas, a fim de garantir a licença social para operar (LSO), desenvolver os territórios de atuação, fortalecer as redes de garantia de direitos humanos e alcançar os compromissos sociais assumidos pela empresa com prazo até 2030:

  • Reduzir a pobreza: contribuir para a retirada de 200 mil pessoas da linha da pobreza;
  • Melhorar a qualidade da educação: contribuir para o aumento em 40% do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todos os municípios de alta prioridade.

A empresa atua para que o investimento social seja estruturante no médio e longo prazo e para efetivamente colaborar com as comunidades, municípios e Estados. Por isso, doações, patrocínios e outras ações motivadas são pontuais e complementares ao investimento dessas iniciativas da estratégia social.

Em 2024, cerca de 93,54% do investimento social da Suzano foi destinado para projetos sociais da sua estratégia de atuação (relacionamento com comunidades, redução da pobreza, melhoria na qualidade da educação e direitos humanos).


Investimentos sociais por fonte

Em 2024, 79,45% do investimento social da Suzano teve como origem recursos próprios alinhados à sua estratégia social de atuação.


Recursos próprios obtidos por financiamentos reembolsáveis

Em 2024, a Suzano não realizou financiamentos reembolsáveis para investir nos programas sociais. Os recursos foram obtidos por meio de desembolso direto da empresa.


Nas tabelas abaixo estão disponíveis os seguintes dados:

  • Investimentos sociais por tipo;
  • Investimentos sociais por fonte;
  • Recursos próprios obtidos por financiamentos reembolsáveis.

Investimentos sociais por tipo

20202021202220232024
R$ % R$ % R$ % R$ % R$ %

Projetos de investimentos sociais¹

34.314.866,71

40,47%

36.721.475,70

55,64%

49.328.988,60

94,44%

55.720.295,56

95,99%

75.954.308,44

93,54%

Doações²

1.891.313,77

2,23%

4.339.482,48

6,58%

2.730.739,25‬

5,23%

2.327.493,63

4,01%

5.244.861,04

6,46%

Total de recursos investidos em iniciativas de apoio à sociedade para mitigação dos efeitos da pandemia de Covid-19³

48.590.093,96

57,30%

24.936.745,12

37,78%

175.810,75

0,34%

0,00

0,00%

0,00

0,00%

Total

84.796.274,44

100,00%

65.997.703,30

100,00%

52.235.538,60

100,00%

58.047.789,19

100,00%

81.199.169,48

100,00%

  1. Projetos de investimentos sociais: em 2024, cerca de 93,44% dos investimentos sociais da Suzano foram destinados para programas, projetos e iniciativas sociais da sua estratégia nos eixos de investimento. De 2021 a 2024, aumentou em cerca de 61,41% o investimento próprio direto, saltando de R$ 36,1 milhões para R$ 59,2 milhões (nessa última análise desconsideram-se investimentos por meio de leis de incentivo).
  2. Doações: são aportes ou despesas pontuais que atendem a demandas específicas de instituições, órgãos ou indivíduos representantes das comunidades e associações que não têm fins lucrativos. A fonte de recursos para esse tipo de doação é o orçamento das áreas de negócios e áreas funcionais. Um exemplo disso foi a forte atuação da Suzano, em 2022, para a mitigação dos impactos causados pelas enchentes no Extremo Sul da Bahia.
  3. Total de recursos investidos em iniciativas de apoio à sociedade para mitigação dos efeitos da pandemia de Covid-19: entre 2020 e 2021, no contexto da pandemia, a Suzano realizou doações para mitigar os efeitos da crise sanitária no Brasil. Diante do cenário de combate à pandemia, foram mobilizadas doações para iniciativas emergenciais nos municípios de atuação da empresa e em municípios com situação crítica para o enfrentamento do vírus. Já em 2022, com o controle da Covid-19, a Suzano retomou o seu foco na estratégia de investimento em projetos estruturantes. Em 2023, não ocorreram investimentos nessa frente de atuação.

Investimentos sociais por fonte

20202021202220232024
R$ % R$ % R$ % R$ % R$ %

Recursos próprios¹

84.698.589,73

99,88%

65.468.503,30

99,20%

47.722.201,94

91,36%

51691214,19

89,05%

64.516.799,48

79,45%

Recursos incentivados²

97.684,71

0,12%

529.200,00

0,80%

4.513.336,66

8,64%

6.356.575,00

10,95%

16.682.370,00

20,55%

Total

84.796.274,44

100,00%

65.997.703,30

100,00%

52.235.538,60

100,00%

58047789,19

100,00%

81.199.169,48

100,00%

  1. Recursos próprios: são recursos da Suzano destinados para o investimento social em projetos estruturantes de acordo com sua estratégia social, somados às doações pontuais e emergenciais. No período de 2020 a 2022, neste item foram contabilizados os recursos destinados às iniciativas de mitigação dos efeitos da pandemia de Covid-19 (em 2023, não ocorreram investimentos nessa frente).
  2. Recursos incentivados: projetos aprovados em leis de incentivo fiscal nos âmbitos municipal, estadual e federal e endossados pelas respectivas secretarias responsáveis. 

Recursos próprios obtidos por financiamentos reembolsáveis¹

20202021202220232024
R$ R$ R$ R$ R$

Valor total

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

  1. A Suzano não realizou, no período, financiamentos reembolsáveis para investir nos programas sociais. Os recursos foram obtidos por meio de desembolso direto da empresa.