contexto

A educação de qualidade é um dos desafios estruturantes mais importantes do Brasil. A análise do contexto educacional no país evidenciou, nas últimas décadas, dificuldades em relação ao acesso à escola pública, à permanência e aprendizagem dos estudantes ao longo da trajetória escolar e à conclusão da educação básica. A Suzano entende que tem um importante papel nesse cenário e quer ser parte da solução.

Desde 2020, investimos na melhoria da qualidade do ensino público por meio do Programa Suzano de Educação (PSE). A fim de qualificar as práticas de gestão em prol de uma educação de qualidade social nos territórios, o PSE atua na implementação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), visando ao fortalecimento das políticas públicas educacionais com foco na aprendizagem e no desenvolvimento integral de todas as crianças e adolescentes do território.

O Programa investe no aperfeiçoamento da qualidade do ensino público, por meio da qualificação profissional de educadores e educadoras e da participação social das famílias e das comunidades, tendo como objetivo contribuir para que a gestão pública esteja preparada para focar na melhoria das aprendizagens dos estudantes e no uso dos recursos, ao mesmo tempo que estrutura um projeto territorial de educação construído com e para as pessoas. Nesse sentido, atua também na articulação intersetorial de atores da educação, assistência social e saúde, fortalecendo a rede de proteção social de crianças e adolescentes.

A metodologia parte de um diagnóstico educacional e da priorização de desafios comuns entre grupos de municípios que integram os ADEs e que, juntos, constroem soluções para a melhoria da educação no território. Com isso, espera-se contribuir para a diminuição das desigualdades educacionais, assegurando uma trajetória escolar de sucesso e a ampliação das aprendizagens dos estudantes, com maior participação e engajamento das famílias e das comunidades.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é a referência para medir a qualidade da educação básica no Brasil, e a Suzano assumiu o compromisso público de aumentá-lo em 40% em todos os municípios prioritários até 2030, em colaboração com a gestão pública e organizações sociais parceiras. Saiba mais sobre o nosso compromisso de “Impulsionar a educação”.


Municípios dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) – 2024

  • ADE BA (Abrolhos): Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado
  • ADE ES I (Piraquê-Açu): Aracruz, Fundão e João Neiva
  • ADE ES II (Conexões de Itaúnas): Conceição da Barra e Montanha
  • ADE MA (Adera): Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Estreito, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios
  • ADE MS (Grife): Água Clara, Brasilândia, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas


Destaques e conquistas em 2024

No ano de 2024, o PSE implementou estratégias que fortaleceram a colaboração intermunicipal e intersetorial, visando ao planejamento e à execução de ações para a melhoria das condições de aprendizagem na perspectiva da educação integral de crianças e adolescentes nos territórios atendidos pelo Programa.

Essa perspectiva é pautada pelo princípio de que o direito à educação é indissociável dos demais direitos humanos, pois não há possibilidade de educar sem garantir as condições básicas da existência humana, como saúde, moradia e proteção. Nesse sentido, o PSE tem atuado na incidência de políticas públicas que articulem, nos mais diversos territórios, a constituição de redes de proteção locais, integradas às escolas, para garantir que as crianças e os adolescentes acessem, permaneçam, aprendam e concluam a educação básica.


Destaque para a incidência em políticas específicas de cada território

  • Estratégias de prevenção e enfrentamento do trabalho infantil no ADE Abrolhos, na Bahia
  • Estratégias de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas no ADE Piraquê-Açu, no Espírito Santo
  • Enfrentamento do racismo no ADE Conexões de Itaúnas, no Espírito Santo
  • Apoio na implementação do Plano Municipal da Primeira Infância no ADE Grife, no Mato Grosso do Sul
  • Estratégias de escuta de crianças e adolescentes e realização da busca ativa escolar no Adera, no Maranhão


Outras conquistas ao longo do ano

  • Consolidação do planejamento estratégico como instrumento para a gestão de cada um dos cinco ADEs
  • Manutenção da governança dos ADEs do Maranhão, do Espírito Santo (I e II), da Bahia e do Mato Grosso do Sul, com rotina estruturada de reuniões e encontros
  • Consolidação dos grupos intersetoriais em todos os municípios participantes do PSE, com foco em uma atuação sistêmica de fortalecimento da rede de proteção social para assegurar o desenvolvimento integral dos estudantes
  • Ampliação do repertório de gestores e gestoras escolares (diretores, diretoras, coordenadores e coordenadoras pedagógicos), por meio de formação continuada para uma atuação mais participativa e democrática como condição para as aprendizagens dos estudantes
  • Desenvolvimento e compartilhamento de boas práticas de gestão educacional e escolar, a partir da formação com experiências de diferentes níveis de colaboração: entre municípios, entre secretarias e escolas e entre escolas, fortalecendo a cultura colaborativa entre os participantes do PSE
  • Participação de representantes da governança do ADE em eventos estratégicos sobre a importância de fortalecer o Regime de Colaboração Intermunicipal como ferramenta para a implementação de políticas públicas de educação. Destaque para um evento em Brasília (DF) promovido pelo Instituto Positivo e pela Rede ADEs do Brasil, da qual os ADEs do PSE passam a participar, e para os encontros regionais promovidos pelo Ministério da Educação (MEC) sobre intersetorialidade
  • Publicação de artigo nas Redes Gife sobre a metodologia do PSE (ADEs) e a atuação da Suzano em educação


Números de 2024  

  • 222 escolas da rede municipal de ensino participantes 
  • 132.145 estudantes da rede pública
  • 1.627 participantes diretos¹
  • 139.603 pessoas beneficiadas²


A tabela abaixo traz a consolidação dos resultados do projeto por região.


Notas:

  1. Participantes diretos são secretários e secretárias e equipes técnicas de educação, gestores e gestoras escolares, professores e professoras participantes do curso de Educação a Distância (EaD) e representantes das equipes intersetoriais (educação, saúde e assistência social).
  2. Pessoas beneficiadas são participantes diretos, estudantes e docentes da rede, exceto docentes de curso EaD já contabilizados em participantes diretos.

Consolidação dos resultados do projeto por região¹

2020²2021³2022⁴20232024
Número de municípios atendidosNúmero de participantesNúmero de pessoas beneficiadasNúmero de municípios atendidosNúmero de participantesNúmero de pessoas beneficiadasNúmero de municípios atendidosNúmero de participantesNúmero de pessoas beneficiadasNúmero de municípios atendidosNúmero de participantesNúmero de pessoas beneficiadasNúmero de municípios atendidosNúmero de participantesNúmero de pessoas beneficiadas
número total número total número total número total número total número total número total número total número total número total número total número total número total número total número total

Bahia

3

24

181

6

1.295

58.643

5

724

34.214

5

296

31.930

5

331

29.451

Espírito Santo

5

39

279

7

540

53.546

5

612

43.173

4

228

25.464

5

357

27.076

Maranhão

9

71

729

12

1.725

127.373

8

1.281

58.406

9

813

54.325

9

649

58.449

Mato Grosso do Sul

1

5

26

5

175

25.826

6

306

27.632

6

200

24.959

6

290

24.627

Pará

1

8

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

São Paulo

10

53

452

6

31

46.951

5

196

42.244

0

0

0

0

0

0

Total

29

200

1.730

36

3.766

312.339

29

3.119

205.669

24

1.537

136.678

25

1.627

139.603

  1. O PSE considera a participação da sociedade civil (famílias e comunidades) como corresponsável no processo de desenvolvimento da educação no território, tanto para as questões de ordem territorial como para a implementação das políticas educacionais. Em 2021, foi realizada a primeira Avaliação do PSE, para estabelecer a linha de base do Programa, considerando os desafios educacionais impostos pela pandemia de Covid-19 às redes públicas de ensino. 
  2. Em 2020, para o cálculo do número de participantes, foram considerados secretários e secretárias e equipes técnicas das secretarias municipais de Educação; para o cálculo de pessoas beneficiadas, consideraram-se os gestores e gestoras escolares participantes do Programa. Em 2020, além do trabalho desenvolvido nos ADEs, o PSE atuou em oito escolas no Distrito de Sacramenta, em Belém (PA), o que foi descontinuado em 2021.
  3. Com a divulgação dos dados do Ideb de 2021, observou-se que os municípios atendidos pelo PSE alcançaram a média de 4,7, resultado esperado na curva de projeção da meta do compromisso de “Aumentar em 40% o Ideb em todos os municípios considerados prioritários – de 4,7 a 6,6 até 2030”. A análise do resultado do Ideb dos municípios participantes do PSE está registrada na Nota Técnica produzida pela consultoria Metas Sociais, também contratada para o desenho da projeção do Compromisso para Renovar a Vida com foco em educação.
  4. Em 2022, os municípios que compõem o ADE de São Paulo receberam investimento da Suzano em educação pela última vez, considerando que são municípios já consolidados e que atingiram a meta proposta de avanço do Ideb. No período, os municípios de Angico (TO) e Dom Eliseu (PA) não pactuaram com o PSE, deixando de receber o investimento de forma temporária. Assim como em 2021, em 2022, para o cálculo do número de participantes foram considerados secretários e secretárias, equipes técnicas das secretarias municipais de Educação, gestores e gestoras escolares e docentes participantes dos cursos EaD; para o cálculo de pessoas beneficiadas, consideraram-se os docentes da rede e estudantes participantes do Programa.