Compromisso para renovar a vida

Para o planeta

Oferecer produtos renováveis

Nosso progresso

1,15 %

contexto

Através da inovabilidade, quando temos a inovação a serviço da sustentabilidade, buscamos soluções alinhadas ao nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore.

Sabemos que a partir da árvore podemos ter outros produtos, em razão da sua origem essencialmente renovável, biodegradável em diferentes ambientes e de grande versatilidade. Produtos com potencial de impactar na redução de emissões de carbono, fundamental para combater a crise climática e a pressão sobre os recursos naturais.

Produtos de origem renovável são aqueles feitos a partir de recursos vindos da natureza, como a celulose de eucalipto, e podem ser regenerados em um curto período. Aumentar a disponibilização de produtos de origem renovável, além daqueles que tradicionalmente já produzíamos no nosso negócio, é viabilizar uma economia de transição e fortalecer a consolidação de uma economia regenerativa.

informações sobre o KPI da meta
escopo

Oferta de produtos renováveis que possam substituir o plástico e outros derivados do petróleo. Todos os produtos ofertados pela Suzano são de origem renovável, mas, para o escopo dessa meta, contabilizaremos apenas os produtos resultados de processo de inovação, tais como embalagens de papel-cartão, copos, canudos, lignina e celulose microfibrilada (MFC), dentre outros.

baseline
0 (2019¹)
ambição

Disponibilizar 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, que possam substituir o plástico e outros derivados do petróleo - de zero a 10 milhões até 2030

resultados em 2023

Ofertamos cerca de 38 mil toneladas de produtos renováveis em substituição ao plástico e/ou a outros derivados de fontes fósseis, resultando em um acumulado de 115 mil toneladas. Destacamos o crescimento nas vendas de flexíveis, a abertura de novos mercados e parcerias, a manutenção do volume de copos (Bluecup® e Bluecup Bio®) – apesar da concorrência de produtos importados –, a continuidade das vendas de liner e a introdução do papel para canudos (Loop®) em novos mercados. Ainda, avançamos no desenvolvimento de novas aplicações para a lignina, bem como iniciamos a operação de uma planta de celulose microfibrilada (MFC) em Limeira (SP) e duas novas plantas na Finlândia, uma de MFC e outra de fibra têxtil, em parceria com a Spinnova.

Acompanhamento do kpi
2020202120222023Acumulado
t t t t t

Toneladas de produtos de origem renovável

0,00

32.000,00

45.000,00

38.053,00

115.053,00

O que faremos em 2024

Continuaremos concentrando nossos esforços na ampliação de soluções que possam substituir o plástico, introduzindo no mercado opções mais sustentáveis e mantendo atenção constante às necessidades emergentes. Para isso, seguiremos investindo em nosso portfólio de inovação, tais como papéis para contato com alimentos e nossa linha Greenbag®, que surge como uma alternativa para sacolas, sacos e envelopes. Isso se dará através de melhorias técnicas, ampliação das ações de venda e parcerias com compradores(as), além de mapeamento contínuo de mercado e segmentos.

Seguiremos também nosso plano de produção e de expansão de mercado para as iniciativas de MFC e no segmento têxtil, através da Woodspin, nossa joint venture com a Spinnova, na Finlândia. Além disso, continuaremos direcionando nossos esforços para o desenvolvimento do mercado e aplicações de lignina, buscando viabilizar o crescimento do negócio.

  1. Contabilizamos no escopo dessa meta o acumulado de venda de produtos de origem renováveis a partir de 2020 até 2030. Isso não significa que a Suzano não tenha ofertado produtos de origem renovável antes de 2020. Significa apenas que, para governança e efeito da meta, começamos a calcular e contabilizar essa oferta de produtos a partir daquele ano.
  2. O valor do indicador é referente ao acumulado de 2020, 2021, 2022 e 2023.

Compartilhe este conteúdo: