Compromisso para renovar a vida

Para o planeta

Oferecer produtos renováveis

Nosso progresso

0,77 %

contexto

Através da inovabilidade, quando temos a inovação a serviço da sustentabilidade, buscamos soluções alinhadas ao nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore.

Sabemos que, a partir da árvore, podemos ter outros produtos em razão da sua origem essencialmente renovável, biodegradável em diferentes ambientes e de grande versatilidade. Produtos esses com potencial de impactar na redução de emissões de carbono, fundamental para combater a crise climática e a pressão sobre os recursos naturais.

Produtos de origem renovável são aqueles feitos a partir de recursos vindos da natureza, como a celulose de eucalipto, e que podem ser regenerados em um curto período. Aumentar a disponibilização de produtos de origem renovável, além daqueles que tradicionalmente já produzíamos no nosso negócio, é viabilizar uma economia de transição e fortalecer a consolidação de uma economia regenerativa.

informações sobre o KPI da meta
escopo

Oferta de produtos renováveis que possam substituir o plástico e outros derivados do petróleo. Todos os produtos ofertados pela Suzano são de origem renovável, mas, para o escopo dessa meta, contabilizaremos apenas os produtos resultados de processo de inovação, tais como embalagens de papel-cartão, copos, canudos, lignina e celulose microfibrilada (MFC), dentre outros.

baseline
0 (2019¹)
ambição

Disponibilizar 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, que possam substituir o plástico e outros derivados do petróleo - de zero a 10 milhões até 2030

resultados em 2022

Em 2022, ofertamos cerca de 45 mil toneladas de produtos renováveis, resultando em um acumulado de cerca de 77 mil toneladas. Alcançamos o recorde de vendas de produtos destinados à substituição de plásticos, avançando em rotas já consolidadas, como o caso dos produtos direcionados aos mercados de copos, canudos e papelão. Além disso, lançamos novos produtos, como a linha Greenpack®, que busca endereçar as novas opcionalidades do papel para os mercados de embalagem. Ainda em 2022, tivemos a implantação de uma planta de MFC em Limeira (SP), além das plantas de MFC e de fibra têxtil na Finlândia, com 1.000 toneladas de capacidade, em conjunto com nosso parceiro Spinnova. Ambas as plantas estão em fase de startup para produção ao longo de 2023.

Acompanhamento do kpi
Acompanhamento do KPI:20202021²2022Acumulado
t t t t

Toneladas de produtos de origem renovável

0,00

32.000,00

45.000,00

77.000,00

O que faremos em 2023

Seguiremos com o foco de expandir nossas soluções para substituir o plástico e levar ao mercado alternativas mais sustentáveis, estando sempre atentos às suas demandas. Pretendemos seguir evoluindo no desenvolvimento de papéis para contato com alimentos, com as linhas Bluecup Bio®, Loop® e Greenpack®, e seguir avançando nas rotas, como a do papel Greenbag®, que surge como uma alternativa para sacolas, sacos e envelopes, Lin®, que atende ao segmento de liner e miolo de papelão com destino ao mercado de embalagens, ou mesmo TP Cycle, resultado de uma demanda dos donos de marcas relacionadas ao fechamento de ciclo na própria embalagem. Evoluiremos também no ramp up das novas operações de nossas plantas de MFC e de fibra têxtil na Finlândia. Em relação à lignina, seguimos desenvolvendo aplicações para viabilizar o crescimento do negócio. Na rota de bio-óleo, daremos continuidade aos estudos de engenharia e desenvolvimento de parcerias para futura aprovação do primeiro projeto.

  1. Contabilizamos no escopo dessa meta o acumulado de venda de produtos de origem renováveis a partir de 2020 até 2030. Isso não significa que a Suzano não tenha ofertado produtos de origem renovável antes de 2020. Significa apenas que, para governança e efeito da meta, começamos a calcular e contabilizar essa oferta de produtos a partir daquele ano.
  2. O valor do indicador é referente ao acumulado de 2020, 2021 e 2022.

Compartilhe este conteúdo: