Compromissos para renovar a vida

Para o planeta

Oferecer produtos renováveis

Nosso progresso

1,8 %

contexto

Através da inovabilidade, quando temos a inovação a serviço da sustentabilidade, buscamos soluções alinhadas ao nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore.

Sabemos que a partir da árvore podemos ter outros produtos, em razão da sua origem essencialmente renovável, biodegradável em diferentes ambientes e de grande versatilidade. Produtos com potencial de impactar na redução de emissões de carbono, fundamental para combater a crise climática e a pressão sobre os recursos naturais.

Produtos de origem renovável são aqueles feitos a partir de recursos vindos da natureza, como a celulose de eucalipto, e podem ser regenerados em um curto período. Aumentar a disponibilização de produtos de origem renovável, além daqueles que tradicionalmente já produzíamos no nosso negócio, é viabilizar uma economia de transição e fortalecer a consolidação de uma economia regenerativa.

informações sobre o KPI da meta
escopo

Oferta de produtos renováveis que possam substituir o plástico e outros derivados do petróleo. Todos os produtos ofertados pela Suzano são de origem renovável, mas, para o escopo dessa meta, contabilizaremos apenas os produtos resultados de processo de inovação, tais como embalagens de papel-cartão, copos, canudos, lignina e celulose microfibrilada (MFC), dentre outros.

baseline
0 (2019¹)
ambição

 Disponibilizar 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, que possam substituir o plástico e outros derivados do petróleo - de zero a 10 milhões até 2030

resultados em 2024

Em 2024, ofertamos 62,5 mil toneladas de produtos renováveis que podem substituir o plástico e outras matérias-primas de origem fóssil, atigindo o volume acumulado de 177,5 mil toneladas.

Ao longo do ano, diversas iniciativas contribuíram significativamente para a evolução da meta de produtos renováveis. Entre elas, destacam-se as estratégias de abertura de mercado para nossa linha de papel para copo (Bluecup® e Bluecup Bio®) e papel para embalagem (Liner®) e as iniciativas de aumento de capacidade para o Bluecup®. Para nossa linha de papel para flexíveis (Greenpack®), realizamos ações com brandowners e convertedores, enquanto avanços no desenvolvimento de novos mercados e aplicações para nossa linha de papel para canudos (Loop®) foram alcançados. No entanto, os produtos TP Cycle e o Hibulk foram descontinuados do portfólio, devido à estratégia da companhia com base em avaliações de mercado.  

Na área de Novos Negócios, 2024 também foi um ano marcante para lignina Kraft (Ecolig®) e a celulose microfibrilada (Biofiber®), sendo a Suzano a primeira empresa brasileira a obter certificações internacionais reconhecidas pelo USDA e COCERT por sua sustentabilidade e aplicações seguras, incluindo em cosméticos.

Acompanhamento do kpi
20202021202220232024Acumulado
t t t t t t

Toneladas de produtos de origem renovável

0,00

32.000,00

45.000,00

38.053,00

62.477,00

177.530,00

O que faremos em 2025

Com um roadmap de iniciativas em novos negócios, além da frente de inovação em embalagens de papel, a Suzano tem o desafio de alcançar o nível de prontidão tecnológica das soluções para avaliar investimentos em escalabilidade. Continuaremos concentrando nossos esforços na ampliação de soluções que possam substituir o plástico, introduzindo no mercado opções mais sustentáveis e mantendo atenção constante às necessidades emergentes, através de lançamentos de versões mais sustentáveis dos nossos produtos e avanço no mercado da nossa linha Greenbag®, reconhecido como uma alternativa para sacolas, sacos e envelopes. Isso se dará através de melhorias técnicas, ampliação das ações de venda e parcerias com compradores(as), além de mapeamento contínuo de mercado e segmentos.

  1. Contabilizamos no escopo dessa meta o acumulado de venda de produtos de origem renováveis a partir de 2020 até 2030. Isso não significa que a Suzano não tenha ofertado produtos de origem renovável antes de 2020. Significa apenas que, para governança e efeito da meta, começamos a calcular e contabilizar essa oferta de produtos a partir daquele ano.
  2. O valor do indicador é referente ao acumulado de 2020, 2021, 2022 e 2023.

Compartilhe este conteúdo: