Compromisso para renovar a vida

Para o planeta

Oferecer produtos renováveis

Nosso progresso

0,3 %

contexto

Através da inovabilidade (inovação a serviço da sustentabilidade), buscamos constantemente soluções alinhadas ao nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore. 
Devido a sua origem essencialmente renovável, biodegradável em diferentes ambientes e de grande versatilidade, sabemos que da árvore podemos ter outros produtos. E, mais do que isso, produtos com potencial de impactar na redução de emissões de carbono, fundamental para combater a crise climática e a pressão sobre os recursos naturais.

Produtos de origem renovável são aqueles feitos de recursos vindos da natureza, como a celulose do eucalipto, e que podem ser regenerados em um curto período de tempo. Aumentar a disponibilização de produtos de origem renovável, além daqueles que tradicionalmente já produzíamos no nosso negócio, é viabilizar uma economia de transição e fortalecer a consolidação de uma economia regenerativa.

informações sobre o KPI da meta
escopo

Oferta de produtos renováveis que possam substituir plásticos e outros derivados do petróleo. Todos os produtos ofertados pela Suzano são de origem renovável, mas para o escopo dessa meta contabilizaremos apenas os produtos de inovação, tais como embalagens de papel cartão, copos, canudos, lignina e celulose microfibrilada (MFC), dentre outros.

baseline
0 (2019¹)
ambição

Disponibilizar 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, que possam substituir o plástico e outros derivados do petróleo - de zero a 10 milhões até 2030.

resultados em 2021

Em 2021, ofertamos cerca de 32.000 toneladas de produtos de origem renovável, apresentando uma evolução considerável no desenvolvimento de produtos e vendas para materiais considerados nos volumes incrementais de produção. Os resultados foram alcançados devido ao grande abastecimento do mercado de embalagens. Evoluímos no desenvolvimento de papéis para contato com alimentos com as linhas Bluecup Bio® e Loop®, e também desenvolvemos o papel Greenbag® como matéria prima alternativa para sacolas, sacos e envelopes, além do papel para liner e miolo de papelão com a finalidade de atender ao mercado de embalagens, redirecionando o volume antes destinado ao mercado de Imprimir e Escrever. Também evoluímos no desenvolvimento de materiais para atender o mercado de embalagens flexíveis para a indústria de cosméticos e alimentícia e lançamos o papel cartão TP Cycle, que nasceu por uma demanda dos donos de marcas relacionadas ao fechamento de ciclo na própria embalagem. Em 2020, iniciamos a formação da joint venture com a startup finlandesa Spinnova, ampliando a discussão e a oferta de produtos renováveis no mercado mundial. No último ano foi realizado o IPO, que teve a sua oferta pública anunciada pela Nasdaq First North Growth Market Finland. Em 2021, tivemos avanços nos projetos de celulose microfibrilada, no projeto bio-óleo - no que tange à análise de mercado potencial -, e iniciamos a comercialização de lignina, que já possui uma fábrica em operação.

Acompanhamento do kpi
Acompanhamento do KPI:20202021²
t t

Toneladas de produtos de origem renovável

0,00

32.000,00

O que faremos em 2022

Continuaremos a investir no desenvolvimento de novas possibilidades para nossas árvores de eucalipto. Nesse caso, temos a previsão de seguirmos avançando com as famílias de produtos já lançados, mas também na criação de um portfólio de projetos e produtos que serão desenvolvidos nos próximos anos para ampliar nosso potencial de substituição, além do aprimoramento da atual cadeia de relacionamento, cada vez mais comprometida entre os elos da cadeia, como brandowners e gráficas. Em relação ao projeto Spinnova, teremos a construção da planta piloto na Finlândia. Também aprofundaremos nossas análises de mercado potencial e estudos e negociações estratégicas de parceria para realizar a entrada no mercado de bio-óleo.

  1. Contabilizamos no escopo dessa meta o acumulado de venda de produtos de origem renováveis a partir de 2020 até 2030. Isso não significa que a Suzano não tenha ofertado produtos de origem renovável antes de 2020. Significa apenas que, para governança e efeito da meta, começamos a calcular e contabilizar essa oferta de produtos a partir deste ano.
  2. O valor do indicador é referente ao acumulado de 2020 e 2021.
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