contexto

A gestão de certificações na Suzano é realizada para operações florestais e industriais, processos corporativos, operações comerciais e escritórios internacionais, atestando a conduta socioambiental responsável nas diferentes etapas do nosso negócio. 

Contamos com equipes dedicadas a esse tema, responsáveis por orientar as diferentes áreas da companhia a atuarem em conformidade com os requisitos das certificações nacional e internacionalmente reconhecidas.

Nossas certificações demonstram o compromisso da Suzano com a excelência operacional e possibilitam a melhoria contínua de processos e produtos, beneficiando clientes, fornecedores, colaboradores e colaboradoras, sociedade e meio ambiente. Para isso, anualmente são realizadas auditorias internas e externas, que podem ocorrer de forma híbrida (presenciais e remotas) ou integralmente presenciais, em linha com os direcionamentos da International Accreditation Forum (IAF) e as demais diretrizes estabelecidas pelos padrões normativos.

Reconhecida mundialmente por sua atuação responsável, a Suzano tem como diretriz interna a expansão contínua de sua base florestal certificada, almejando certificar todo o escopo próprio da companhia. O objetivo é assegurar o cumprimento dos rigorosos padrões de Manejo Florestal, tanto pelo Forest Stewardship Council® (FSC®) quanto pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC).

Adicionalmente, estamos comprometidos em certificar todas as novas operações industriais da empresa, incluindo novos empreendimentos adquiridos ou novas linhas de produção estabelecidas, conforme os padrões de Cadeia de Custódia FSC e PEFC. Dessa forma, garantimos que todas as unidades de operação e os produtos pertencentes à Suzano integrem a cadeia de custódia, mantendo a rastreabilidade e a conformidade com as normas internacionais de certificação.

Outro aspecto relevante do nosso compromisso com a sustentabilidade é a realização de auditorias em empresas terceirizadas que prestam serviços à Suzano, como processamento, armazenamento, distribuição e rotulagem de produtos. Essas auditorias visam assegurar que as normas de certificação florestal sejam cumpridas de forma rigorosa ao longo de toda a cadeia produtiva, garantindo a integridade e a transparência dos nossos processos.

Por meio de análises críticas anuais, as equipes responsáveis pelas certificações identificam oportunidades de aprimoramento e tomam decisões alinhadas à visão de curto, médio e longo prazo da Suzano, com foco na melhoria contínua das operações.

Como indicadores-chave e de transparência na área de certificações florestais, destacamos a seguir os principais dados disponíveis na Central de Sustentabilidade:


Manejo florestal

As certificações de manejo florestal buscam zelar pelo bom uso dos recursos naturais e promover relações humanas engajadas e comprometidas. O manejo florestal responsável é proveniente de um sólido modelo de governança socioambiental, que adota as melhores práticas e padrões de sustentabilidade, com o objetivo de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas e gerar valor a todos os públicos com os quais nos relacionamos, em total conformidade com a estratégia e a visão de longo prazo da Suzano.

A companhia reforça seu compromisso de adesão aos princípios e critérios do FSC® e do PEFC, demonstrando boa conduta ao desenvolver produtos florestais que respeitam os aspectos ambientais, sociais e econômicos de cada região de atuação. 

Esses padrões normativos de certificação do manejo florestal estabelecem critérios para que a empresa elabore e implemente um plano de monitoramento, incluindo indicadores e metas a serem alcançadas em relação a aspectos ambientais, sociais e econômicos relevantes. Esses critérios são verificados e avaliados durante as auditorias anuais, com a emissão de relatórios. Nos websites do FSC® e do PEFC, são divulgados os status das certificações de manejo, como válida, suspensa, terminada ou bloqueada.

Com base em comportamento ético e transparente, temos a total gestão de aspectos e possíveis impactos de nossas atividades de manejo florestal e adotamos medidas eficazes para eliminá-los ou diminuí-los quando causados por nossas operações florestais. Além disso, estabelecemos métricas de mapeamento desses possíveis impactos e metodologias para monitoramento e controle que contribuem para a melhoria contínua de nossos processos.

A certificação florestal estimula melhorias para a conservação da biodiversidade e a manutenção de serviços do ecossistema, contribuindo para a fixação de carbono, a manutenção de estradas, a proteção dos solos contra erosão e a melhoria das condições de segurança e saúde no trabalho, bem como o envolvimento e engajamento com comunidades locais. Além disso, facilita a gestão de questões legais e administrativas relacionadas à origem da madeira e de produtos derivados.

A Suzano estabelece mecanismos de comunicação com os mais diversos segmentos interessados da sociedade (stakeholders), mantendo-os atualizados quanto às suas atividades. Entre esses mecanismos há três dedicados a receber comentários e reclamações advindas de seus stakeholders. O primeiro é o Sistema de Partes Interessadas (Relacione+), pelo qual recebemos, tratamos, registramos e respondemos às reclamações, bem como reparamos perdas e danos derivados da execução de nossas atividades operacionais. As ocorrências e a comunicação com stakeholders impactados pelas operações florestais são registradas pelo instrumento do Diálogo Operacional, assim como as resoluções e medidas mitigadoras adotadas.

O segundo mecanismo é a Ouvidoria, que disponibiliza um canal anônimo de registro de queixas, tanto para o público interno quanto para o externo. Complementando esses canais, a empresa conta com o Suzano Responde, um contato telefônico e e-mail que permite o registro de reclamações e dúvidas das partes interessadas.


Cadeia de custódia

Nossos produtos (celulose, Eucafluff, MFC, papel e tissue/bens de consumo) são cobertos pelas certificações de cadeia de custódia do FSC® e PEFC, garantindo a origem responsável de 100% da madeira e a transparência e boas práticas no processo produtivo. Para nossos produtos produzidos nos Estados Unidos (papel), também possuímos a certificação SFI®.

A certificação de cadeia de custódia atesta a rastreabilidade dos produtos de origem florestal, desde a produção da matéria-prima até o produto que chega ao consumidor e consumidora final, considerando, inclusive, requisitos de trabalho, saúde e segurança. 

A Suzano tem o compromisso de implementar e manter os requisitos da cadeia de custódia de acordo com as normas e os padrões internacionalmente reconhecidos. Para isso, possui um programa de rastreabilidade com profissionais capacitados, sistemas informatizados e verificações por auditorias internas e externas de terceira parte.

O compromisso com as normas, leis e certificações é firmado na Política de Suprimento de Madeira, que estabelece critérios para a aquisição de terras e madeira em linha com: 

  • Código Florestal Brasileiro;
  • Critérios da Política de Associação do FSC®;
  • Padrões de manejo florestal e de cadeia de custódia do FSC®, PEFC e SFI®;
  • Madeira controlada FSC®, fontes controladas PEFC e SFI® Fiber Sourcing Program;
  • European Timber Regulation (EUTR);
  • United Kingdom Timber Regulation (UKTR); 
  • Lacey Act (EUA);
  • Australian Illegal Logging Prohibition Act;
  • Princípios fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).


Operações industriais

As certificações industriais evidenciam o emprego das melhores práticas na gestão de processos nas unidades fabris, garantindo, de maneira equilibrada, a satisfação do cliente, a melhoria contínua das operações, a proteção ao meio ambiente e a saúde e segurança ocupacional dos colaboradores e colaboradoras.

A Suzano realiza a manutenção das certificações integradas (ABNT NBR ISO 9001:2015 | ISO 14001:2015 | ISO 45001:2018) em suas plantas industriais, seus terminais portuários, escritórios corporativos e escritórios internacionais. Vale destacar os compromissos assumidos com a certificação NBR 15755 Reciclato e os protocolos SMETA e EcoVadis.

Informações complementares

O escopo e as normas utilizadas para certificação estão descritos a seguir. 

Cadeia de custódia 

Escopo da certificação: produtos de celulose (Eucafluff e MFC, papel e tissue)

  • Tipo de certificado: multi-site
  • Padrões FSC®: 
    • FSC-STD-40-003 V2-1_PT – Certificação CoC Multi-site; 
    • FSC-STD-40-004 V3-1_PT – Certificação de Cadeia de Custódia; 
    • FSC-STD-40-005 V3-1_PT – Requisitos para o Consumo de Madeira Controlada FSC®; 
    • FSC-STD-40-007 V2-0_PT – Material Recuperado; 
    • FSC-STD-50-001 V2-1_PT – Requisitos para o uso das marcas registradas FSC® por detentores de certificado. 
  • Padrões PEFC:
    • PEFC ST 2002:2020 – Requisitos para Cadeia de Custódia de Produtos Florestais;
    • PEFC ST 2001:2020 – Regras de Marcas Registradas PEFC.


Além dos escopos de certificação FSC® e PEFC, nos Estados Unidos temos produtos de celulose (papel) atendendo aos padrões da certificação florestal SFI®.

  • Padrões SFI®:
    • SFI 2022 Chain of Custody Standard Section 4;
    • SFI 2022 Certified Sourcing Standard Section 5;
    • SFI 2022 Fiber Sourcing Standard Section 3.
       
  • Escopo da certificação: 
    • IMA-COC-001388, IMA-CW-001388 e IMA-PEFC-COC-0007 (fábricas); 
    • SCS-COC-009938, SCS-CW-009938 e SCS-PEFC-COC-009938 (traders); 
    • SCS-COC-009929, SCS-CW-009929, SCS-PEFC-COC-009929, SCS-SFI-CS-100052 e SCS-SFI-COC-100052 (Suzano Internacional e Distribuição).
       
  • Códigos de licenças FSC®:
    • Cadeia de Custódia – Fábricas – FSC-C010014;
    • Cadeia de Custódia – Traders: Europa, China e Estados Unidos – FSC-C012430;
    • Cadeia de Custódia – Suzano Internacional e Distribuição: Brasil, Estados Unidos, Argentina e Finlândia – FSC-C003231.
       
  • Códigos de licenças PEFC: 
    • Cadeia de Custódia – Fábricas – PEFC/28-32-63;
    • Cadeia de Custódia – Traders: Europa, China e Estados Unidos – PEFC/28-32-62;
    • Cadeia de Custódia – Suzano Internacional e Distribuição: Brasil, Estados Unidos, Argentina e Finlândia – PEFC/28-32-61. 
       
  • Códigos de licenças SFI®: 
    • Cadeia de Custódia – Suzano Internacional e Distribuição nos Estados Unidos – SFI-03776.


Nota: 

  1. As marcas SFI® são marcas registradas de propriedade da Sustainable Forestry Initiative Inc.


Manejo florestal 
 

  • Padrão FSC®: FSC-STD-BRA-01-2014 V1-1 PT – Avaliação de Plantações Florestais na República Federativa do Brasil: Padrão Harmonizado entre as Certificadoras
  • Escopo da certificação FSC®: Manejo de Plantações Florestais
  • Tipo de certificado: individual
  • Padrão PEFC: ABNT NBR 14.789, versão 2012 – Manejo Florestal Sustentável – Princípios, Critérios e Indicadores para plantações florestais
  • Escopo da certificação PEFC: Manejo de Plantações Florestais
  • Tipo de certificado: individual 
  • FSC Pesticides Policy – FSC-POL-30-001 V3-0 EN (aplicado a todas as unidades florestais)
  • FSC Política de Conversão FSC-POL-01-007 V1-0 EM (aplicado a todas as unidades florestais)
  • Procedimento de Serviços Ecossistêmicos: Demonstração de Impactos e Ferramentas de Mercado – FSC-PRO-30-006 V1-2 (aplicado à unidade florestal de São Paulo)
  • Códigos de licenças FSC:
    • Manejo Florestal BA – FSC-C155943; 
    • Manejo Florestal ES – FSC-C110130; 
    • Manejo Florestal MA – FSC-C118283; 
    • Manejo Florestal MS – FSC-C100704; 
    • Manejo Florestal SP – FSC-C009927. 
       
  • Códigos de licenças PEFC: 
    • Manejo Florestal BA – PEFC/28-23-25; 
    • Manejo Florestal ES – PEFC/28-23-23; 
    • Manejo Florestal MA – PEFC/28-23-24; 
    • Manejo Florestal MS – PEFC/28-23-27; 
    • Manejo Florestal SP – PEFC/28-23-26.


Escopo da certificação industrial: projetos, desenvolvimento de produtos, produção, armazenamento, comercialização no mercado interno e externo e suporte técnico de celulose de fibra curta de eucalipto, celulose Eucafluff, papéis revestidos, papéis não revestidos, papel-cartão, papel cut-size, papel tissue e lignina.

Escopo da certificação do terminal portuário: prestação de serviço de descarregamento, movimentação, armazenagem, expedição e recebimento de cargas gerais secas e inertes não adicionadas em contêineres, com exceção de produtos químicos, em operações de exportação/importação.


Notas: 

  1. Apesar de certificada, a fábrica de Pine Bluff, nos Estados Unidos, ainda não está sob gestão do Sistema Integrado de Gestão.
  2. A fábrica e o escritório de Stenfar, na Argentina, estão dentro do mesmo certificado ISO 9001.
  3. O terminal privado DPW é apenas um operador portuário da Suzano.
  4. Os centros de distribuição não estão sob gestão do Sistema Integrado de Gestão.


Atendemos aos padrões:

  • ABNT NBR ISO 9001:2015;
  • ABNT NBR ISO 14001: 2015;
  • ABNT NBR ISO 45001:2018.