Compromisso para renovar a vida
Para as pessoas
Para construir o futuro que desejamos, entendemos que será necessário investir em uma educação de qualidade, um dos desafios mais importantes do Brasil. Análises sobre o contexto educacional evidenciaram nas últimas décadas a dificuldade em relação ao acesso à escola pública, à permanência dos estudantes ao longo da trajetória escolar e à aprendizagem durante a educação básica. Através do Programa Suzano de Educação, investimos na melhoria da qualidade do ensino público por meio do desenvolvimento profissional dos educadores e do engajamento e participação¹ das famílias e comunidades, com foco na aprendizagem dos alunos.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, sendo composto por dois fatores: a média das proficiências de língua portuguesa e matemática e um indicador de tempo médio de conclusão de cada etapa de ensino, relativamente ao tempo ideal. Por isso, o IDEB é uma referência para medir a qualidade da educação básica no Brasil e escolhemos esse indicador para mensurar a nossa meta.
Aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos municípios identificados como prioritários² por meio do Programa Suzano de Educação. Os municípios prioritários a serem considerados são aqueles participantes do Programa Suzano de Educação que apresentaram em 2019 (última avaliação disponível) um Índice abaixo da meta nacional (IDEB abaixo de 6,0).
Aumentar em 40% o IDEB em todos os municípios considerados prioritários - de 4,7 a 6,6 até 2030³ ⁴
Implementamos o Programa Suzano de Educação (PSE) em 27 dos 31 municípios mapeados como prioritários no escopo do compromisso. Realizamos a definição de baseline da meta com as notas do IDEB de 2019 e aplicamos a 1ª avaliação anual do programa para mensurar o sucesso da implementação das ações previstas.
Além dos municípios prioritários para a meta, aplicamos o PSE em outros municípios que atuamos, finalizando o ano com 36 municípios atendidos⁵ ⁶, que geraram um impacto positivo direto⁷ para 3.766 profissionais de educação e 312.339 alunos e profissionais de educação indiretamente⁸ beneficiados.
O IDEB é avaliado bienalmente. No final de 2021 foi aplicada a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Dessa forma, estamos aguardando a divulgação do resultado para mensurar o indicador.
Acompanhamento do KPI: | 2020 | 2021 |
---|---|---|
% | percent | |
Percentual de avanço nas notas do IDEB |
0,00% |
Em análise⁹ |
Em 2022, continuaremos com a implantação da metodologia do Programa Suzano de Educação nos municípios considerados prioritários, trabalhando as estratégias para melhoria das aprendizagens dos estudantes e fortalecendo os arranjos de desenvolvimento da educação e a conclusão da formação para professores.
Tirar 200 mil pessoas da linha de pobreza nas nossas áreas de atuação até 2030.
Aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 40% em todos municípios prioritários até 2030.
Alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança; alcançar 30% de pessoas negras em cargos de liderança; alcançar ambiente...