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contexto

A educação de qualidade é um dos desafios estruturantes mais importantes do Brasil. A análise sobre o contexto educacional evidenciou, nas últimas décadas, dificuldade em relação ao acesso à escola pública, à permanência dos(as) estudantes ao longo da trajetória escolar e à aprendizagem durante a educação básica.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino básico. O Ideb é um indicador nacional de referência que possibilita o monitoramento da qualidade da educação e é calculado bienalmente a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho (proficiência em Língua Portuguesa e Matemática) nos exames aplicados pelo Inep.

A Suzano acredita que, para erradicar a pobreza, é necessário interferir estruturalmente na educação. Para que crianças e jovens continuem estudando, são necessárias oportunidades que gerem um aumento de renda das famílias. Nesse sentido, a empresa busca ser parte da solução para esse desafio e investe na melhoria da qualidade do ensino público por meio do Programa Suzano de Educação (PSE).

O PSE tem como objetivo a formação integral de estudantes nas diferentes etapas da vida, considerando os aspectos intelectual, físico, emocional, cultural e social. Para isso, atua na qualificação profissional de gestores(as) e educadores(as) de escolas públicas, na articulação entre setores (educação, saúde e assistência social) e no estímulo para que famílias e comunidades participem mais na vida escolar¹.

A metodologia parte de um diagnóstico educacional e da priorização de desafios comuns de grupos de municípios que integram os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) e que, juntos, constroem soluções para a melhoria da educação no território.

informações sobre o KPI da meta
escopo

Aumento do Ideb nos municípios identificados como prioritários² por meio do Programa Suzano de Educação. Os municípios considerados como prioritários são aqueles participantes do Programa Suzano de Educação, que apresentaram, em 2019 (última avaliação disponível), um índice abaixo da meta nacional (Ideb abaixo de 6,0).

baseline
4,6 (Ano 2019)
ambição

Aumentar em 40% o IDEB em todos os municípios considerados prioritários - de 4,6³ a 6,6 até 2030.

resultados em 2023

O Ideb, índice de divulgação bienal, é utilizado como referência para avaliar a evolução do compromisso da Suzano com a melhoria da qualidade da educação. Na primeira medição realizada desde a criação do Compromisso, em 2021, o índice atingiu 4,7. A nova prova foi aplicada em novembro de 2023, e a previsão de divulgação do governo federal é setembro de 2024⁴.

Entre as ações realizadas através do PSE – a partir do qual a empresa investe na melhoria da qualidade do ensino público – em 2023, destacam-se: 

  1. consolidação do Planejamento Estratégico para os cinco ADEs⁵; 
  2. avanços na governança dos ADEs no Maranhão, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul; 
  3. formação de grupos intersetoriais nos 24 municípios do PSE; 
  4. ampliação do repertório de gestores(as) escolares por meio de formação continuada; 
  5. consolidação de boas práticas de gestão educacional. 

O PSE abrange 646 escolas e 128.812 estudantes, envolve 1.537 participantes diretos(as)⁶ e beneficia 136.678 pessoas⁷, promovendo uma atuação sistêmica para o desenvolvimento integral dos(as) estudantes.

 

Acompanhamento do kpi
2020202120222023
% % % %

Percentual de avanço nas notas do IDEB

n/a

4,70%

n/a

n/a

O que faremos em 2024

Em 2024, o Programa Suzano de Educação continuará implementando atividades nos territórios, concentrando-se nos desafios priorizados pelos Arranjos. O foco será o fortalecimento da governança e o apoio a gestores(as) educacionais, escolares e agentes da rede de proteção na execução de ações colaborativas delineadas no Planejamento Estratégico. Destacam-se ações como o fortalecimento da colaboração intermunicipal para o desenvolvimento educacional, consolidação de processos de gestão educacional, fortalecimento de redes de proteção e implementação de políticas públicas, avaliação de impacto com base no Ideb e realização de um hub de educação para impulsionar parcerias em prol da melhoria da qualidade da educação.

  1. O PSE considera a participação da sociedade civil como essencial no processo de desenvolvimento da educação.
  2. A definição de municípios levou em consideração critérios da matriz de priorização de municípios para o investimento social utilizados pela Suzano e a meta estabelecida pelo Ministério da Educação de resultado 6,0 no Ideb.
  3. Para a linha de base, consideramos os resultados do Ideb apurados em 2019.
  4. O Ideb, utilizado como referência para avaliar a evolução do Compromisso, tem divulgação realizada bienalmente pelo governo federal. Sendo assim, dado que a divulgação da última avaliação será realizada apenas no segundo semestre de 2024 – posterior ao período de divulgação deste Relatório – , os resultados relativos ao ano de 2023 deverão ser publicados em nossa Central de Sustentabilidade a partir do quarto trimestre de 2024, bem como em nosso Relatório Anual de Sustentabilidade 2024, previsto para o primeiro trimestre de 2025.
  5. Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) são mecanismos de cooperação entre atores educacionais e da rede de proteção, visando à organização e à gestão dos sistemas de ensino. Seu propósito é criar estratégias para enfrentar violações de direitos que impactam os (as) estudantes, garantindo uma trajetória escolar de sucesso para crianças e jovens nos municípios de atuação.
  6. Participantes diretos(as) são secretários(as) e equipes técnicas de educação, gestores(as) escolares, professores(as) – incluindo curso de Educação a Distância (EaD) – e equipes intersetoriais (educação, saúde e assistência social).
  7. Pessoas beneficiadas são participantes diretos(as), estudantes e docentes da rede, exceto docentes de curso EaD já contabilizados(as) em participantes diretos(as).

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