Compromissos para renovar a vida
Para as pessoas
10 %
A educação de qualidade é um dos desafios estruturantes mais importantes do Brasil. A análise sobre o contexto educacional brasileiro evidenciou, nas últimas décadas, dificuldade em relação ao acesso à escola pública, à permanência e aprendizagem dos(as) estudantes ao longo da trajetória escolar e à conclusão da educação básica. Atualmente, os resultados de aprendizagem demonstram que os maiores desafios educacionais estão nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o que impacta diretamente a perspectiva e o projeto de vida dos(as) jovens. A Suzano entende que tem um importante papel nesse contexto e quer ser parte da solução. Desde 2020, investimos na melhoria da qualidade do ensino público por meio do Programa Suzano de Educação (PSE). Em busca de qualificar as práticas de gestão em prol de uma educação de qualidade social nos territórios, o PSE atua na implementação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE), visando o fortalecimento das políticas públicas educacionais com foco na aprendizagem e desenvolvimento integral de todas as crianças e adolescentes do território. Nosso compromisso é impulsionar a qualidade da educação pública que, de forma objetiva, traduz-se em uma meta de elevar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 40% nos municípios de atuação prioritária da empresa. Em 2024 foram apresentados os resultados do IDEB 2023 que apontaram, de modo geral, uma realidade nacional de estagnação na educação e a manutenção de desigualdades educacionais regionais, mantendo ainda a divisão sul/sudeste e norte/nordeste. Cabe lembrar que esta é a primeira avaliação nacional em larga escala que ocorreu após a pandemia Covid-19. A educação tem uma relação estreita com os demais direitos previstos na Constituição, e a pandemia de Covid-19 causou impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos que impactaram diretamente o aprendizado das crianças e adolescentes. Os dados do Ideb de 2023 reacendem o debate sobre a revisão do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do próprio Ideb, incluindo iniciativas do Ministério da Educação, que estabeleceu um grupo de trabalho dedicado a essa revisão. Um consenso emergente nesse debate é a necessidade de tornar o indicador mais sensível às desigualdades sociais. Atualmente, o Ideb não considera adequadamente os dados de crianças e jovens em situação de exclusão escolar. A revisão do Ideb deve avançar para um sistema de indicadores que não apenas sinalize os progressos, mas também identifique as ações necessárias para melhorar a aprendizagem, a aprovação e a permanência dos estudantes ao longo de sua trajetória escolar. |
Aumento do Ideb nos municípios identificados como prioritários por meio do Programa Suzano de Educação (PSE). Os municípios considerados como prioritários são aqueles participantes do PSE que apresentaram, em 2019 (avaliação utilizada como linha de base), um índice abaixo da meta nacional (Ideb abaixo de 6,0).
Aumentar em 40% o IDEB em todos os municípios considerados prioritários² - de 4,6 a 6,6 até 2030.
Nós investimos na melhoria da qualidade do ensino público por meio do Programa Suzano de Educação (PSE), que atua na implementação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação4 (ADE) para fortalecer políticas públicas educacionais com foco na aprendizagem e no desenvolvimento integral de todas as crianças e adolescentes do território.
O Ideb, índice de divulgação bienal, vem sendo utilizado desde 2020 como referência para avaliar a evolução do compromisso da Suzano com a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil. Na prova aplicada em novembro de 2023, com divulgação dos resultados pelo governo federal em setembro de 2024³, a média dos resultados obtidos pelos municípios que fazem parte do PSE não atingiram a meta esperada.
Observamos um avanço do Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental de 5,0 (2021) para 5,2 (2023) e mantivemos o índice estável nos anos finais (4,3 - 2021 e 2023). Na metodologia utilizada para acompanhamento da meta e que considera a média dos resultados do grupo de municípios do PSE, apesar dos avanços observados, atingimos o resultado médio de 4,8, não alcançando a meta de 5,2 projetada para o ciclo.
Entretanto, ao longo de 2024, o PSE implementou estratégias importantes que fortaleceram a colaboração intermunicipal e intersetorial, visando o planejamento e a execução de ações para a melhoria das condições de aprendizagem na perspectiva da educação integral de crianças e adolescentes nos territórios atendidos pelo Programa. Nesse sentido, o PSE tem atuado na incidência de políticas públicas que articulem, nos mais diversos territórios, a constituição de redes de proteção locais, integradas às escolas, para garantir que as crianças e adolescentes acessem, permaneçam, aprendam e concluam a educação básica.
No ano de 2024, o Programa Suzano pela Educação implementou estratégias que fortaleceram a colaboração intermunicipal e intersetorial, visando o planejamento e a execução de ações para a melhoria das condições de aprendizagem na perspectiva da educação integral de crianças e adolescentes nos territórios atendidos pelo Programa. Nesse sentido, o Programa tem atuado na incidência de políticas públicas que articulem, nos mais diversos territórios, a constituição de redes de proteção locais, integradas às escolas, para garantir que as crianças e adolescentes acessem, permaneçam, aprendam e concluam a educação básica.
Alguns números relevantes do Programa Suzano pela Educação em 2024:
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | |
---|---|---|---|---|---|
% | % | ||||
Percentual de avanço nas notas do IDEB |
n/a |
4,70% |
n/a |
n/a |
4,80% |
Em 2025, a Suzano segue com a ambição de impulsionar a educação nos territórios prioritários e deseja ampliar sua atuação em uma agenda que traga mais impacto e aderência aos atuais  desafios para o futuro da sociedade.
Indicadores oficiais evidenciam que os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio são os maiores gargalos da educação, concentrando os piores indicadores de evasão, abandono e baixo rendimento escolar. Contribuir de modo mais específico para a trajetória escolar de sucesso dos(as) estudantes passa a ser um importante foco para nós.
Acreditamos no potencial de nossas parcerias e, em 2025, buscaremos novas conexões para expandir a escala e o alcance de nossas ações, ampliando e potencializando o impacto da empresa nessa agenda.
Tirar 200 mil pessoas da linha de pobreza nas nossas áreas de atuação até 2030.
Aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 40% em todos municípios prioritários até 2030.
Alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança; alcançar 30% de pessoas negras em cargos de liderança; alcançar ambiente...