Asseguramos a todos os colaboradores e colaboradoras o pleno direito ao exercício da associação sindical. As negociações coletivas são respeitadas integralmente, sendo garantidos aos sindicatos que representam as categorias profissionais o envio de pauta de negociação e a efetiva participação em todo o processo negocial que visa ao fechamento de acordos coletivos de trabalho.
Nos Princípios Éticos estabelecidos no Código de Ética e Conduta da Suzano está contida a expressa proibição à exploração do trabalho forçado ou compulsório, infantojuvenil ou qualquer outra forma de exploração que agrida a dignidade humana e a legislação trabalhista vigente. Além disso, em conformidade com a legislação vigente, realizamos a verificação da idade dos candidatos previamente à contratação, assegurando o cumprimento da idade mínima legal estabelecida para cada modalidade de contrato. Também adotamos processos para impedir a retenção de documentos de colaboradores, conforme diretrizes da Política interna de Recrutamento e Seleção do nosso Código de Conduta. A companhia está segura quanto à sua conduta em promover o diálogo aberto, leal e construtivo com as entidades representativas da classe patronal e dos trabalhadores e trabalhadoras, com base nos princípios da liberdade de associação e do respeito à pluralidade de ideias.
Todas as empresas prestadoras de serviços que adentram as dependências da Suzano, assim como suas subcontratadas, devem seguir critérios específicos para mantermos a integridade e a segurança dos processos e das pessoas.
Diferentes medidas de gestão são adotadas para avaliar nossos fornecedores. Utilizamos a Matriz de Risco Socioambiental da cadeia de suprimentos da Suzano para segmentar a sua base total de fornecedores e identificar os riscos por meio de análise das categorias de compras sob a perspectiva socioambiental, que compreende a temática de direitos humanos relacionada às práticas trabalhistas, ao trabalho forçado e infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O controle das obrigações acessórias é o processo em que monitoramos o cumprimento do acordo e/ou convenção coletiva que garante o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva.
Em 2024, demos continuidade ao processo de auditoria de segunda parte focada em aspectos ESG iniciado em 2022. Tal iniciativa foi aplicada em nossos fornecedores críticos e com alto risco de sustentabilidade, considerados prioritários para o processo.
Outro processo importante é a avaliação SSOMAR (Saúde, Segurança Ocupacional e Meio Ambiente), que monitora riscos de trabalho infantil e trabalho forçado e/ou análogo à escravidão nas operações da Suzano. Também são realizadas inspeções de alojamento trimestrais, pelo time de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida (SSQV), de todos os fornecedores que possuem alojamento para atender às operações da empresa.
Contamos, ainda, com ferramentas tecnológicas para os processos de monitoramento, como a plataforma Linkana, para o monitoramento de riscos com base em informações financeiras, trabalhistas e ESG, e o RepRisk, plataforma que nos permite fazer uma avaliação inicial dos riscos ESG de fornecedores e comparar a exposição da empresa com a de seus pares, além de realizar o envio de alertas em casos de aparição de nossos fornecedores em mídias nacionais e internacionais.
Além disso, com o apoio de uma consultoria especializada e, com base em regulamentações internacionais, nos Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos e nas melhores práticas de mercado, foi desenvolvido o Diagnóstico de Maturidade da Gestão de Fornecedores da Suzano, relacionado ao tema de direitos humanos e meio ambiente. Como resultado, elaborou-se um roadmap com ações estratégicas para promover práticas sustentáveis e respeitosas aos direitos humanos em toda a cadeia de valor até 2025. Conheça mais em “Gestão de direitos humanos”.
Fornecedores de madeira
Comprometida com as práticas de sustentabilidade em sua cadeia de fornecimento, a Suzano estabeleceu a meta de monitorar e mitigar riscos em 100% do processo de suprimento de madeira, abrangendo tanto a gestão própria quanto a de fornecedores, em requisitos ambientais, sociais, econômicos e legais.
O processo de suprimento de madeira contempla as etapas de inicialização do contrato (análise de aptidão do imóvel e perfil do proponente), operacionalização do contrato (colheita e transporte) e encerramento do contrato.
Nesse sentido, são considerados fornecedores de madeira:
Em adição, e à qual está submetido todo o suprimento de madeira da Suzano, adotamos a Política de Suprimentos de Madeira e o Compromisso com o Desmatamento Zero, cujo desenvolvimento observa o Código Florestal Brasileiro, os critérios da Política de Associação do FSC®, os padrões de Manejo Florestal e de Cadeia de Custódia FSC® e PEFC, Madeira Controlada FSC®, Fontes Controladas PEFC, os princípios fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o atendimento às regulamentações internacionais de rastreabilidade e origem legal da madeira, como European Timber Regulation (EUTR), United Kingdom Timber Regulation (UKTR), Lacey Act (Estados Unidos) e Australian Illegal Logging Prohibition Act.
Adicionalmente, a Suzano está ciente da European Deforestation Free Regulation (EUDR) e está comprometida em cumprir a legislação no melhor de seu conhecimento e capacidade. Ressaltamos que, anterior e independentemente dessa regulamentação, requisitos específicos como não desmatamento, processo de due diligence e rastreabilidade são práticas já estabelecidas pela companhia.
As práticas e diretrizes apresentadas são implementadas por meio do Sistema de Due Diligence/Programa de Monitoramento, que consiste na avaliação do risco e em sua mitigação na cadeia de fornecimento. Na avaliação social são monitorados os riscos trabalhistas, de trabalho infantil e trabalho forçado e/ou análogo à escravidão.
Para mais informações, acesse o indicador “Número total e porcentagem de fornecedores que passaram por avaliação ambiental e social”.
Nas tabelas abaixo estão disponíveis as seguintes informações:
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024³ | ||||||
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Fornecedores monitorados por Suprimentos | Fornecedores de madeira | Fornecedores monitorados por Suprimentos | Fornecedores de madeira | Fornecedores monitorados por Suprimentos | Fornecedores de madeira | Fornecedores monitorados por Suprimentos | Fornecedores de madeira | Fornecedores monitorados por Suprimentos | Fornecedores de madeira | |
número total | número total | número total | número total | número total | número total | número total | número total | número total | número total | |
Número total |
n/d |
614 |
546 |
558 |
748 |
1.090 |
971 |
981 |
1.217 |
958 |
Número de avaliados |
n/d |
614 |
546 |
558 |
748 |
1.090 |
971 |
981 |
1.217 |
958 |
Número daqueles em que foi identificado o risco |
n/d |
614 |
546 |
558 |
748 |
1.090 |
971 |
981 |
1.217 |
958 |
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024² | ||||||
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Fornecedores monitorados por Suprimentos | Fornecedores de madeira | Fornecedores monitorados por Suprimentos | Fornecedores de madeira | Fornecedores monitorados por Suprimentos | Fornecedores de madeira | Fornecedores monitorados por Suprimentos | Fornecedores de madeira | Fornecedores monitorados por Suprimentos | Fornecedores de madeira | |
número total | número total | número total | número total | número total | número total | número total | número total | número total | número total | |
Número total |
n/d |
614 |
546 |
558 |
748 |
1.090 |
971 |
981 |
1.217 |
958 |
Número de avaliados |
n/d |
614 |
546 |
558 |
748 |
1.090 |
971 |
981 |
1.217 |
958 |
Número daqueles em que foi identificado o risco |
n/d |
614 |
546 |
558 |
748 |
1.090 |
971 |
981 |
1.217 |
958 |
Dados os diferentes negócios da Suzano, implementamos a Matriz de Risco Socioambiental, que nos permite definir critérios de monitoramento consistentes e alinhados aos Compromissos para Renovar a Vida da Suzano. Dessa forma, buscamos garantir a mitigação de riscos desde o cadastro, passando pelo monitoramento de riscos e pela avaliação de desempenho alinhada à Política de Compras Sustentáveis e ao Código de Conduta do Fornecedor.
Fornecimento de madeira no Brasil
Anualmente, são realizadas auditorias internas de terceira parte e externas pelo organismo independente certificador, nas quais são verificados os critérios das normas citadas. Nas auditorias, são verificados documentos de conformidade com as normas e os documentos legais, além de ocorrerem visitas in loco para avaliação da prática da norma em campo. Em 2024, foram realizadas 958 auditorias documentais e/ou de campo, entre fornecimento de madeira e de serviços para colheita e transporte de madeira, sendo que:
Além disso, na auditoria externa que ocorreu em agosto de 2024, de forma amostral, por certificadora independente, nas unidades de Aracruz (ES), Mogi das Cruzes (SP), Mucuri (BA) e Ribas do Rio Pardo (MS), não foram identificadas não conformidades relacionadas à legalidade no fornecimento de madeira.