Um dos Direcionadores de Cultura da Suzano diz que “só é bom para nós se é bom para o mundo”. Exercitamos esse lema fazendo parte da transição global da tradicional lógica de beneficiar o acionista, ou shareholder, para beneficiar os stakeholders. A Suzano possui ambiciosas metas de longo prazo, bem como tem o propósito de gerar impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente nas regiões em que atua, e não conseguirá alcançar isso sozinha.
O engajamento de stakeholders é o meio pelo qual a empresa busca alcançar parcerias necessárias para avançar na agenda de sustentabilidade, além de aprender, comunicar e construir com as suas partes interessadas. O meio ambiente, assim como os impactos nele causados, é de todos e deve ser cuidado de forma colaborativa.
A consideração das diferentes partes interessadas na tomada de decisão exige esforço conjunto e coordenado de diversas áreas da companhia e está em constante evolução. Por isso, temos metas e sistemas de gestão de engajamento que nos permitem coletar dados e gerir relacionamentos para que possamos escutar e entender as demandas de nossos stakeholders, assim como disponibilizar a eles informações sobre as nossas operações. Essa troca é essencial para mitigar riscos de conflitos, construir confiança e acessar oportunidades de parcerias.
Além de se engajar rotineiramente com stakeholders, a Suzano conduz pesquisas periódicas para entender qual é a percepção do público externo e interno quanto à companhia e aos temas materiais de sustentabilidade.
Em 2024, ano em que a companhia completou 100 anos, o foco das ações de engajamento de stakeholders foi a construção conjunta de um legado ancorado na educação para a sustentabilidade e em soluções baseadas na natureza, com destaque para a realização de dois workshops com a participação de diversos grupos conectados ao negócio (clientes, fornecedores, ONG, academia, comunidades tradicionais etc.).
Para 2025, planejamos a continuidade dessa jornada com a implementação de sugestões advindas desses encontros e a realização de experiências englobando o público internacional.
A seguir é apresentado um resumo dos principais objetivos, canais de comunicação e destaques de engajamento que a Suzano teve em 2024 com os seus stakeholders.
Academia
Objetivo: colaborar e aprender com a expertise acadêmica e com pesquisas para impulsionar a inovação, informar práticas ambientalmente responsáveis e contribuir para o desenvolvimento de soluções sustentáveis.
Canais:
Destaques: parceria com a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para pesquisa sobre biodiversidade e restauração no Parque das Neblinas; parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus (BA), para o monitoramento de palmeiras para o Corredor Ecológico Mata Atlântica; parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para expedição em busca do mutum-pinima, cuja área-alvo abrange trechos do corredor ecológico e fragmentos a serem conectados na Amazônia.
Clientes
Objetivo: construir uma relação transparente e responsável, incentivando a colaboração ao longo da cadeia de valor e oferecendo produtos e serviços alinhados com a sustentabilidade, visando à satisfação do consumidor e consumidora e o impacto positivo no planeta.
Canais:
Destaques: parceria com o cliente Sofidel para a implementação do Corredor Ecológico Amazônia e o beneficiamento de comunidades locais, como parte do Compromisso de Biodiversidade da Suzano; parceria entre Suzano, Procter & Gamble e WWF para o planejamento conjunto da restauração da Mata Atlântica no Espírito Santo.
Colaboradores e colaboradoras
Objetivo: promover uma cultura organizacional sustentável, incentivando práticas ambientais conscientes e contribuindo para o desenvolvimento integral e a satisfação dos colaboradores e colaboradoras.
Canais:
Destaques: caravana de cultura em todas as unidades da Suzano; Pesquisa de Engajamento e Ambiente Inclusivo, realizada com a Korn Ferry; iniciativas de voluntariado para o plantio de árvores nativas nos corredores ecológicos da Suzano.
Comunidades
Objetivo: estabelecer parcerias colaborativas para promover o desenvolvimento local, melhorar as condições sociais e ambientais, e construir relacionamentos positivos que beneficiem ambas as partes.
Canais:
Destaque: um Diálogo Operacional feito a cada 30 minutos.
Consumidor e consumidora final
Objetivo: estabelecer canais de troca de informações e percepções entre a empresa e o consumidor e consumidora final, buscando trazer conscientização sobre os produtos e responsabilidade socioambiental.
Canais:
Empresas
Objetivo: acompanhar, aprender e contribuir com iniciativas empresariais no mundo dos negócios em prol do desenvolvimento sustentável.
Canais:
Destaque: participação em grupos de trabalho de instituições como o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o Pacto Global Brasil, da ONU, a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Fornecedores
Objetivo: promover a sustentabilidade ao longo da cadeia de suprimento, visando à ética e à responsabilidade socioambiental.
Canais:
Destaques: Programa de Auditoria de Fornecedores (100% dos fornecedores monitorados); Projeto Semear; parceria para compras, inclusive em linha com a meta de longo prazo da Suzano de diversidade, equidade e inclusão; parceria com JSL (Programa Mulheres na Direção); parceria com Siltec e JFI (Mulheres na Silvicultura); parceria com Emflora (mão de obra carcerária na silvicultura); Programa Suzano Fortaleza (crédito com facilidade para pequenas empresas); Responsible Supplier Management [ampliação da inclusão de critérios ESG relacionados às emissões de gases de efeito estufa (GEE) em processos de contratação de novos fornecedores de serviços de logística]; primeira edição do Suzano Valoriza, reconhecendo a parceria, o trabalho e a qualidade dos produtos e serviços de fornecedores.
Governo
Objetivo: estabelecer parcerias colaborativas para desenvolver políticas e práticas que impulsionem o desenvolvimento sustentável regional e nacional, promovendo um impacto positivo na sociedade.
Canais:
Destaque: participação em grandes eventos, como Brazil Week, na New York Climate Week, Feira de Hannover, Latin American Cities Conferences, Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China, COP16 e COP29.
Investidores
Objetivo: fornecer transparência e criar valor no longo prazo, comunicando e demonstrando práticas responsáveis para atrair e manter o apoio financeiro de investidores comprometidos com questões ambientais e sociais.
Canais:
Destaque: inauguração do Projeto Cerrado [viabilizada por linha de crédito do International Finance Corporation (IFC) para financiamento do Projeto, no valor de 600 milhões de dólares]. A operação de crédito tem indicadores de performance de sustentabilidade (KPIs) associados a metas de redução de intensidade de emissões de GEE e aumento da representatividade de mulheres ocupando posição de liderança na companhia.
Mídia
Objetivo: comunicar as ações da empresa no mundo dos negócios e suas iniciativas para o desenvolvimento sustentável.
Canais:
ONGs e associações
Objetivo: abordar colaborativamente desafios globais, impulsionar inovação e alcançar impacto positivo duradouro.
Canais:
Destaques: parceria com o ICCB para reduzir desigualdades e acelerar o empoderamento econômico de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de formação e geração de oportunidades de emprego; parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em Conexões Transformadoras, iniciativa social de inclusão produtiva para geração de renda no Tocantins; parceria com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), com o apoio da USAID, que tem o investimento de 1,6 milhão de reais em projeto de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal; parceria com a The Nature Conservancy (TNC) para promover pagamentos por serviços ambientais a proprietários e proprietárias de terras do entorno.
Startups
Objetivo: impulsionar a inovação, adotar soluções sustentáveis e fomentar o desenvolvimento de práticas sustentáveis para enfrentar desafios ambientais.
Canais:
Destaques: a Suzano Ventures lançou programas de aceleração na China e no Canadá, além de ter realizado seu primeiro aporte na startup inglesa Allotrope Energy, para impulsionar uma tecnologia pioneira na produção de baterias de lítio-carbono.