contexto

Um dos Direcionadores de Cultura da Suzano diz que “só é bom para nós se é bom para o mundo”. Exercitamos esse lema fazendo parte da transição global da tradicional lógica de beneficiar o acionista, ou shareholder, para beneficiar os stakeholders. A Suzano possui ambiciosas metas de longo prazo, bem como tem o propósito de gerar impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente nas regiões em que atua, e não conseguirá alcançar isso sozinha.

O engajamento de stakeholders é o meio pelo qual a empresa busca alcançar parcerias necessárias para avançar na agenda de sustentabilidade, além de aprender, comunicar e construir com as suas partes interessadas. O meio ambiente, assim como os impactos nele causados, é de todos e deve ser cuidado de forma colaborativa. 

A consideração das diferentes partes interessadas na tomada de decisão exige esforço conjunto e coordenado de diversas áreas da companhia e está em constante evolução. Por isso, temos metas e sistemas de gestão de engajamento que nos permitem coletar dados e gerir relacionamentos para que possamos escutar e entender as demandas de nossos stakeholders, assim como disponibilizar a eles informações sobre as nossas operações. Essa troca é essencial para mitigar riscos de conflitos, construir confiança e acessar oportunidades de parcerias

Além de se engajar rotineiramente com stakeholders, a Suzano conduz pesquisas periódicas para entender qual é a percepção do público externo e interno quanto à companhia e aos temas materiais de sustentabilidade. 

Em 2024, ano em que a companhia completou 100 anos, o foco das ações de engajamento de stakeholders foi a construção conjunta de um legado ancorado na educação para a sustentabilidade e em soluções baseadas na natureza, com destaque para a realização de dois workshops com a participação de diversos grupos conectados ao negócio (clientes, fornecedores, ONG, academia, comunidades tradicionais etc.). 

Para 2025, planejamos a continuidade dessa jornada com a implementação de sugestões advindas desses encontros e a realização de experiências englobando o público internacional.

A seguir é apresentado um resumo dos principais objetivos, canais de comunicação e destaques de engajamento que a Suzano teve em 2024 com os seus stakeholders.


Academia

Objetivo: colaborar e aprender com a expertise acadêmica e com pesquisas para impulsionar a inovação, informar práticas ambientalmente responsáveis e contribuir para o desenvolvimento de soluções sustentáveis.  

Canais:

  • Programa de Estágio; 
  • Programa de Trainee;
  • Programa de Bolsas Inova Talentos;
  • Summer MBA; 
  • Feiras e eventos; 
  • Ligas acadêmicas; 
  • Institutos de pesquisa; 
  • Parcerias para pesquisa; 
  • Parque das Neblinas como campo de pesquisa; 
  • Eventos no Parque das Neblinas; 
  • Webinários e lives científicas;
  • Redes sociais.  

Destaques: parceria com a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para pesquisa sobre biodiversidade e restauração no Parque das Neblinas; parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus (BA), para o monitoramento de palmeiras para o Corredor Ecológico Mata Atlântica; parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para expedição em busca do mutum-pinima, cuja área-alvo abrange trechos do corredor ecológico e fragmentos a serem conectados na Amazônia.


Clientes

Objetivo: construir uma relação transparente e responsável, incentivando a colaboração ao longo da cadeia de valor e oferecendo produtos e serviços alinhados com a sustentabilidade, visando à satisfação do consumidor e consumidora e o impacto positivo no planeta.

Canais:

  • SAC; 
  • Sites institucionais e site de Relações com Investidores;
  • E-mail (newsletter); 
  • Portal para clientes; 
  • Reuniões virtuais, Top Management Meetings
  • Aplicativos para smartphones; 
  • Pesquisa de satisfação; 
  • Questionários; 
  • Visitas técnicas/visitas nas unidades; 
  • Avaliações de Ciclo de Vida (ACVs); 
  • Conferências setoriais; 
  • Workshops; 
  • Redes sociais; 
  • E-commerce
  • Programa de relacionamento com papelarias;
  • Eventos de relacionamento com clientes e experiencies; 
  • E-mail marketing
  • Envio de kits, brindes e cartões; 
  • Relatório Anual; 
  • Central de Sustentabilidade; 
  • “Escada do cliente”;  
  • App Gestão de Stakeholders.

Destaques: parceria com o cliente Sofidel para a implementação do Corredor Ecológico Amazônia e o beneficiamento de comunidades locais, como parte do Compromisso de Biodiversidade da Suzano; parceria entre Suzano, Procter & Gamble e WWF para o planejamento conjunto da restauração da Mata Atlântica no Espírito Santo.


Colaboradores e colaboradoras

Objetivo: promover uma cultura organizacional sustentável, incentivando práticas ambientais conscientes e contribuindo para o desenvolvimento integral e a satisfação dos colaboradores e colaboradoras.

Canais:

  • Viva Engage;  
  • E-mail;
  • Newsletters: Bom dia, Suzano! (corporativa); Acontece (regional); It Happens in Suzano (escritórios internacionais – América, Canadá, China, Europa e Israel); Sucede em Suzano (Stenfar – Argentina); 
  • WhatsApp;  
  • Nas localidades: mural, TVs, displays de mesa e baia, adesivação de espaços (ex.: elevadores);  
  • Conexão Florestal (podcast para o público das operações florestais); 
  • Papo de Líder;  
  • Suzano e Você;  
  • Encontro de Líderes; 
  • Campanhas de comunicação;  
  • Redes sociais (público interno + público externo); 
  • Site institucional (público interno + público externo); 
  • Suzano Responde;  
  • RH Responde;  
  • Pesquisas (clima, bem-estar);  
  • Construção de produtos de RH com colaboradores e colaboradoras;  
  • Canal de Ouvidoria e Ética.  

Destaques: caravana de cultura em todas as unidades da Suzano; Pesquisa de Engajamento e Ambiente Inclusivo, realizada com a Korn Ferry; iniciativas de voluntariado para o plantio de árvores nativas nos corredores ecológicos da Suzano.


Comunidades

Objetivo: estabelecer parcerias colaborativas para promover o desenvolvimento local, melhorar as condições sociais e ambientais, e construir relacionamentos positivos que beneficiem ambas as partes.

Canais:

  • Pontos focais nas comunidades; 
  • Visitas presenciais; 
  • Encontros e eventos dos programas socioambientais; 
  • Reuniões de Risco do Negócio (RCN); 
  • Reuniões com associações; 
  • Reuniões virtuais ou presenciais (agendas específicas); 
  • Fóruns, congressos e colegiados; 
  • Rede de Percepção de Odor (RPO); 
  • Programa Voluntariar; 
  • Programa de formação em educação ambiental; 
  • Oficinas com proprietários e proprietárias rurais; 
  • Prestação de serviços; 
  • Assistência técnica; 
  • Compras locais; 
  • Questionários on-line; 
  • Entrevistas e rádio; 
  • Canal 0800, Suzano Responde, Guardiões da Floresta e Floresta Viva; 
  • Webinários; 
  • Grupo de WhatsApp com as comunidades; 
  • Redes sociais e posts no Facebook direcionados por região; 
  • Site institucional; 
  • Mídia local (TV, rádio, outdoor etc.); 
  • Relacione+; 
  • Diálogo Operacional; 
  • Projetos sociais;
  • Programa Suzano de Educação (PSE);
  • Seminários regionais;
  • Entrevistas e vídeos de depoimentos.

Destaque: um Diálogo Operacional feito a cada 30 minutos.


Consumidor e consumidora final

Objetivo: estabelecer canais de troca de informações e percepções entre a empresa e o consumidor e consumidora final, buscando trazer conscientização sobre os produtos e responsabilidade socioambiental.

Canais:

  • Call center;  
  • Questionários;  
  • Pesquisas de mercado;  
  • Embalagem de produtos;  
  • Propagandas (on e offline); 
  • Relatório Anual;  
  • Central de Sustentabilidade;  
  • Redes sociais;  
  • Site institucional;  
  • Newsletter institucional; 
  • E-mail marketing; 
  • Eventos (próprios, patrocinados e participações); 
  • Projetos patrocinados.  


Empresas

Objetivo: acompanhar, aprender e contribuir com iniciativas empresariais no mundo dos negócios em prol do desenvolvimento sustentável.

Canais:

  • Conferências; 
  • Lives;
  • Participação em associações e grupos de trabalho; 
  • Relatório Anual; 
  • Central de Sustentabilidade; 
  • Premiações com entidades do setor; 
  • Benchmarks; 
  • Site institucional.

Destaque: participação em grupos de trabalho de instituições como o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o Pacto Global Brasil, da ONU, a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).


Fornecedores

Objetivo: promover a sustentabilidade ao longo da cadeia de suprimento, visando à ética e à responsabilidade socioambiental.

Canais:

  • Responsible Supplier Management (RSM); 
  • Encontro de fornecedores; 
  • Programas de desenvolvimento e capacitação; 
  • Programas de parcerias; 
  • Pesquisa de satisfação; 
  • Reuniões de negociação; 
  • Conteúdo de sustentabilidade para fornecedores; 
  • Webinários; 
  • Portal de relacionamento com fornecedores/Ouvidoria de fornecedores; 
  • Disparo de e-mails
  • Website; 
  • Chatbot; 
  • Participação em associações e grupos de trabalho.

Destaques: Programa de Auditoria de Fornecedores (100% dos fornecedores monitorados); Projeto Semear; parceria para compras, inclusive em linha com a meta de longo prazo da Suzano de diversidade, equidade e inclusão; parceria com JSL (Programa Mulheres na Direção); parceria com Siltec e JFI (Mulheres na Silvicultura); parceria com Emflora (mão de obra carcerária na silvicultura); Programa Suzano Fortaleza (crédito com facilidade para pequenas empresas); Responsible Supplier Management [ampliação da inclusão de critérios ESG relacionados às emissões de gases de efeito estufa (GEE) em processos de contratação de novos fornecedores de serviços de logística]; primeira edição do Suzano Valoriza, reconhecendo a parceria, o trabalho e a qualidade dos produtos e serviços de fornecedores.


Governo

Objetivo: estabelecer parcerias colaborativas para desenvolver políticas e práticas que impulsionem o desenvolvimento sustentável regional e nacional, promovendo um impacto positivo na sociedade.

Canais:

  • Apoio e participação ativa na elaboração e discussão de políticas públicas;
  • Comunicados em associações (federais, estaduais e municipais);
  • Consultas públicas;
  • Eventos;
  • Formulação de parcerias estratégicas, privadas e público-privadas;
  • Participação em associações e entidades de classe;
  • Participação em audiências públicas;
  • Participação em conselhos e órgãos consultivos;
  • Participação em fóruns estratégicos como membros de cadeiras e ouvintes;
  • Redes sociais, mídias e jornais;
  • Reuniões presenciais, virtuais e por telefone;
  • Sistema de gestão.

Destaque: participação em grandes eventos, como Brazil Week, na New York Climate Week, Feira de Hannover, Latin American Cities Conferences, Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China, COP16 e COP29.


Investidores

Objetivo: fornecer transparência e criar valor no longo prazo, comunicando e demonstrando práticas responsáveis para atrair e manter o apoio financeiro de investidores comprometidos com questões ambientais e sociais.

Canais:

  • Eventos;
  • Suzano Investor Day;
  • Teleconferências de resultados;
  • Non-Deal Roadshows;
  • Visitas presenciais nas unidades;
  • Reuniões com executivos e executivas da companhia;
  • Documentos corporativos;
  • Release de resultados trimestrais; 
  • Informações Trimestrais Padronizadas (ITR)/Demonstração Financeira Padronizada (DFP); 
  • Relatórios anuais (20-F, Formulário de Referência, Relatório da Administração, Relatório Anual); 
  • Políticas institucionais; 
  • Apresentação corporativa; 
  • Documentos arquivados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM)/Securities and Exchange Commission (SEC);
  • Site de Relações com Investidores; 
  • Questionários ESG; 
  • Índices e rankings ESG.  

Destaque: inauguração do Projeto Cerrado [viabilizada por linha de crédito do International Finance Corporation (IFC) para financiamento do Projeto, no valor de 600 milhões de dólares]. A operação de crédito tem indicadores de performance de sustentabilidade (KPIs) associados a metas de redução de intensidade de emissões de GEE e aumento da representatividade de mulheres ocupando posição de liderança na companhia.


Mídia

Objetivo: comunicar as ações da empresa no mundo dos negócios e suas iniciativas para o desenvolvimento sustentável.

Canais:

  • Entrevistas com jornalistas; 
  • Interação com a mídia durante eventos próprios (ex.: Suzano Investor Day); 
  • Interação com a mídia em eventos de terceiros;
  • Participação em premiações e eventos de veículos de imprensa;
  • Patrocínio a eventos de veículos regionais; 
  • Encontros de relacionamento com jornalistas; 
  • Press trip
  • Ações de gerenciamento de crise; 
  • Press release
  • Participação em pesquisas, rankings e prêmios; 
  • Anúncios e campanhas em veículos de imprensa; 
  • Redes sociais; 
  • Relatório Anual.


ONGs e associações

Objetivo: abordar colaborativamente desafios globais, impulsionar inovação e alcançar impacto positivo duradouro.

Canais:

  • Reuniões presenciais, por telefone ou virtuais; 
  • Reuniões periódicas previstas nos programas socioambientais; 
  • Projetos sociais;
  • Participação em eventos e fóruns de discussão [ex.: Expo Favela – Central Única das Favelas (Cufa); Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) – Investimento Social Privado]; 
  • Participação em diálogos, grupos de trabalho e colegiados (ex.: Fórum Florestal);
  • Participação em comitês e colegiados territoriais; 
  • Consultas públicas; 
  • Rede de multiplicadores; 
  • Iniciativas multistakeholder
  • Parceria em pesquisas; 
  • Participação e parceria em projetos [ex.: Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB), Agência dos Estados Unidos para a Cooperação Internacional (USAID) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)];
  • Associados de redes de organizações; 
  • Associados de instituições, ONGs e representantes de classe; 
  • Divulgações e reports
  • Assinatura de compromissos; 
  • Participação em coalizões; 
  • Participação em projetos pilotos; 
  • Sispart;
  • Site institucional e site Suzano nas Comunidades.

Destaques: parceria com o ICCB para reduzir desigualdades e acelerar o empoderamento econômico de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de formação e geração de oportunidades de emprego; parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em Conexões Transformadoras, iniciativa social de inclusão produtiva para geração de renda no Tocantins; parceria com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), com o apoio da USAID, que tem o investimento de 1,6 milhão de reais em projeto de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal; parceria com a The Nature Conservancy (TNC) para promover pagamentos por serviços ambientais a proprietários e proprietárias de terras do entorno.


Startups

Objetivo: impulsionar a inovação, adotar soluções sustentáveis e fomentar o desenvolvimento de práticas sustentáveis para enfrentar desafios ambientais.

Canais:

  • Suzano Ventures; 
  • Participação em eventos em hubs de inovação; 
  • Participação em programas de aceleração e engajamento; 
  • Participação em eventos internos organizados pela companhia; 
  • Pesquisas de satisfação; 
  • Reuniões virtuais; 
  • Redes sociais;
  • App Gestão de Stakeholders.

Destaques: a Suzano Ventures lançou programas de aceleração na China e no Canadá, além de ter realizado seu primeiro aporte na startup inglesa Allotrope Energy, para impulsionar uma tecnologia pioneira na produção de baterias de lítio-carbono.