Composição do mais alto órgão de governança e dos seus comitês, tipo de conselho e presidente do mais alto órgão de governança

Dimensão GRI

Conteúdos Gerais

Código GRI

2-9

Código GRI

2-11

Código GRI

2-5

Stakeholder

Princípios de Governança
contexto

A estrutura de governança da Suzano é composta dos órgãos e comitês descritos a seguir.

  1. Conselho de Administração

O Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada, sendo a representação da companhia privativa do diretor-presidente ou diretora-presidente e dos diretores-executivos e diretoras-executivas estatutários. O Conselho pode ser constituído de cinco a dez membros eleitos pela Assembleia Geral, que, entre eles, designa o presidente e até dois vice-presidentes. O prazo do mandato do Conselho de Administração é unificado, com duração de dois anos, sendo permitida a reeleição. 

Os cargos de presidente do Conselho de Administração e de diretor-presidente/diretora-presidente ou principal executivo/executiva da companhia não poderão ser cumulados pela mesma pessoa, exceto na hipótese de vacância, observados os termos do Regulamento do Novo Mercado.

Dos membros do Conselho de Administração, no mínimo 20% deverão ser conselheiros e conselheiras independentes, conforme a definição do Regulamento do Novo Mercado, e expressamente declarados como tais na ata da Assembleia Geral que os eleger, sendo também considerados como independentes os conselheiros e conselheiras eleitos mediante faculdade prevista pelos parágrafos 4° e 5° do artigo 141 da Lei n° 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações). 

O Sr. Paulo Rogerio Cafarelli, membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria Estatutário, é qualificado como risk expert, tendo em vista a sua experiência comprovada em cargos de liderança e gestão de riscos e compliance.   

Ainda, o Conselho é o órgão responsável por fixar a orientação geral dos negócios da Suzano, definindo sua missão, respeitados sempre os valores éticos adotados pelas comunidades onde a companhia atua, em especial o respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente. Além disso, é responsável por aprovar e supervisionar as diretrizes e os planos estratégicos da companhia; monitorar e avaliar o seu desempenho econômico-financeiro; deliberar sobre políticas corporativas; eleger, destituir e substituir os membros da Diretoria, fixando-lhes as atribuições; e fiscalizar a gestão da Diretoria, entre outras atribuições.

As responsabilidades do Conselho de Administração estão previstas na lei, no Estatuto Social da Suzano, em seu Regimento Interno e nas demais políticas da companhia. Além disso, o Conselho deliberará, sempre que couber, sobre práticas ESG, ética, compliance, riscos, segurança da informação e outros temas importantes para a empresa, incluindo aqueles relacionados às mudanças climáticas.

O Conselho poderá, ainda, contratar serviços de consultoria ou pareceres independentes para auxiliar no entendimento dos temas, desde que dentro do orçamento previamente aprovado por ele. Além disso, todos os seus membros têm livre acesso aos executivos e executivas da Suzano para esclarecimento de qualquer assunto relacionado às suas atribuições, respeitando-se as melhores práticas de governança corporativa.
 

  1. Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva Estatutária da Suzano pode ser composta de um diretor-presidente/diretora-presidente e de quatro a nove vice-presidentes executivos/vice-presidentes executivas estatutários, todos com prazo de mandato de um ano, sendo permitida a reeleição. É responsável por endereçar os temas estratégicos da companhia ao Conselho de Administração e aos comitês de assessoramento.

A Diretoria Executiva Estatutária teve a seguinte composição em 31 de dezembro de 2024:

  • João Alberto Fernandez de Abreu: diretor-presidente;
  • Aires Galhardo: vice-presidente executivo de Operações Celulose, Engenharia e Energia;
  • Carlos Aníbal de Almeida Jr.: vice-presidente executivo de Suprimentos e Florestal. A partir de fevereiro de 2025, Douglas Seibert Lazaretti assume como vice-presidente executivo estatutário Florestal;
  • Leonardo Grimaldi: vice-presidente executivo Comercial e Logística Celulose; 
  • Marcos Moreno Chagas Assumpção: vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores;
  • Fernando de Lellis Garcia Bertolucci: vice-presidente executivo de Sustentabilidade e Inovação. A partir de fevereiro de 2025, a Sra. Maria Luiza de Oliveira Pinto e Paiva assume como vice-presidente executiva estatutária de Sustentabilidade, Comunicação e Marca. Em abril de 2025, o Sr. Fernando de Lellis Garcia Bertolucci deixa o cargo. 

Abaixo indicamos os principais eventos de 2024:

  • Em 1º de julho de 2024, o Sr. João Alberto Fernandez Abreu sucedeu o Sr. Walter Schalka no cargo de CEO da Suzano;
  • Em 1º de dezembro de 2024, o Sr. Marcos Assumpção assumiu a posição de vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores, em razão da renúncia do Sr. Marcelo Feriozzi Bacci.

A Suzano conta, ainda, com os seguintes vice-presidentes executivos não estatutários, que respondem ao diretor-presidente:

  • Caroline Carpenedo: vice-presidente executiva de Gente & Gestão, Segurança; 
  • Fabio Almeida de Oliveira: vice-presidente executivo de Papel e Embalagens;
  • Luis Renato Costa Bueno: vice-presidente executivo de Bens de Consumo e Relações Corporativas;
  • Pablo Francisco Gimenez Machado: vice-presidente executivo China – Business Management.
     
  1. Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal não funciona em caráter permanente e somente será instalado mediante solicitação dos acionistas. Uma vez instalado, possui prazo de mandato unificado de um ano. O objetivo principal é fiscalizar os atos da administração.

Em 2024, o Conselho Fiscal foi instalado, e foram eleitos três membros efetivos e seus respectivos suplentes, apresentando a seguinte composição: 

  • Eraldo Soares Peçanha: membro efetivo;
  • Luiz Augusto Marques Paes: membro efetivo;
  • Rubens Barletta: membro efetivo;
  • Kurt Janos Toth: membro suplente;
  • Roberto Figueiredo Mello: membro suplente;
  • Luciano Douglas Colauto: membro suplente.

Os Srs. Eraldo Soares Peçanha e Kurt Janos Toth foram indicados e eleitos em votação em separado de minoritários na Assembleia Geral Ordinária de 2024.
 

  1. Comitês de assessoramento

A Suzano possui seis comitês de assessoramento – não estatutários, exceto o Comitê de Auditoria Estatutário –, que têm por objetivo conduzir estudos sobre matérias que demandam análise prévia e técnica dos assuntos de sua competência, e, por meio de pareceres ou recomendações, apoiam a tomada de decisão do Conselho de Administração, agregando valor e conferindo ainda mais eficiência, agilidade e qualidade ao processo decisório e ao desempenho de suas funções. Em todos os comitês há a participação de membros externos, trazendo um olhar diferenciado para as discussões.

Abaixo estão mais detalhes sobre esses órgãos:
 

  1.  Comitê de Auditoria Estatutário 

O Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) tem o objetivo de garantir rígidos controles internos e boas práticas administrativas na Suzano, conforme previsão estatutária. Em 2024, apresentava a seguinte composição: Ana Paula Pessoa, Carlos Biedermann (especialista financeiro) e Paulo Rogério Caffarelli (coordenador e especialista em riscos), sendo a maioria dos membros independentes.
 

  1. Comitê de Estratégia e Inovação

Possui diversos membros externos, incluindo executivos e executivas de outras indústrias, que contribuem para a reflexão da Suzano sobre sua visão de longo prazo e ações que promovam a inovação na companhia. Em 2024, o Comitê apresentava a seguinte composição: David Feffer (coordenador), Gabriela Feffer Moll, Marcelo Moses de Oliveira Lyrio, Marcelo Strufaldi Castelli, Nildemar Secches, Paulo Sergio Kakinoff, Rodrigo Calvo Galindo e Walter Schalka.
 

  1. Comitê de Gestão e Finanças 

O Comitê tem por finalidade a prestação de assessoria técnica ao Conselho de Administração para o melhor desempenho de suas atividades. Em 2024, apresentava a seguinte composição: David Feffer (coordenador), Gabriela Feffer Moll, Marcelo Strufaldi Castelli, Nildemar Secches, Paulo Sergio Kakinoff, Rodrigo Calvo Galindo e Walter Schalka. 
 

  1. Comitê de Sustentabilidade

Tem por objetivo assessorar a companhia a pensar estrategicamente o futuro, incluindo discussões sobre temáticas globais e latentes e em que medida podemos contribuir para a transformação de alguns cenários, como o de mudanças climáticas. Em 2024, o Comitê apresentava a seguinte composição: Clarissa de Araújo Lins, Daniel Feffer, David Feffer, Fábio Colletti Barbosa, Gabriela Feffer Moll, Haakon Lorentzen, Maria Priscila Rodini Vansetti Machado (coordenadora), Philippe Marie Joseph Joubert e Walter Schalka. 
 

  1. Comitê de Pessoas

Tem como objetivo avaliar a estrutura organizacional e os modelos de desenvolvimento, práticas de remuneração, sucessão e carreira. Busca conectar o perfil dos colaboradores e colaboradoras às estratégias e metas da companhia no longo prazo. Em 2024, o Comitê apresentava a seguinte composição: David Feffer, Gabriela Feffer Moll, Marcelo Strufaldi Castelli, Nildemar Secches (coordenador), Paulo Sergio Kakinoff, Rodrigo Galindo e Walter Schalka. 
 

  1. Comitê de Nomeação e Remuneração

O Comitê tem como objetivos gerais:

  • Propor ao Conselho de Administração as políticas e diretrizes de remuneração dos administradores, membros do Conselho Fiscal e dos demais comitês remunerados, submetido à legislação e à regulamentação aplicáveis a esse regimento, o qual disciplina seu funcionamento;
  • Avaliar e propor a indicação de membros para compor os cargos de administração da Suzano, verificando e atestando a sua capacitação para o desempenho de suas atividades, conforme os regimentos, políticas e demais normas aos quais a companhia esteja sujeita ou que tenha adotado de maneira voluntária.

Em 2024, o Comitê de Nomeação e Remuneração apresentava a seguinte composição: Eduardo Nunes Gianini, Lilian Maria Ferezim Guimarães e Nildemar Secches (coordenador).


Presidente do mais alto órgão de governança

A administração da Suzano é realizada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria Executiva Estatutária, sendo que o presidente do Conselho de Administração não é membro da Diretoria Executiva. Dos membros do Conselho de Administração, no mínimo dois – ou 20%, o que for maior – deverão ser conselheiros e conselheiras independentes, conforme a definição do Regulamento do Novo Mercado. Atualmente, a companhia possui nove membros no Conselho de Administração, sendo quatro deles independentes.

Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Governança Corporativa

Informações complementares

Para mais informações sobre os membros do Conselho de Administração e dos comitês de assessoramento da Suzano, acesse as Demonstrações Financeiras neste link.