Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na definição de propósito, valores e estratégia

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Conteúdos Gerais

Código GRI

2-12
contexto

O Conselho de Administração (CA) possui suas atribuições estabelecidas no Estatuto Social, no seu Regimento Interno e nas demais políticas da Suzano. Conta com o apoio dos comitês de assessoramento estatutários e não estatutários, que são estruturados para aumentar a interação e a cooperação entre o CA e os demais executivos, executivas e áreas da companhia, possibilitando ao Conselho analisar com maior profundidade matérias relevantes e estratégicas e garantindo que o processo decisório seja adequado e alinhado com o propósito e o objetivo social da empresa.

Hoje, a Suzano conta com o Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) e cinco comitês de assessoramento não estatutários, sendo eles: 

  • Gestão e Finanças; 
  • Pessoas; 
  • Estratégia e Inovação; 
  • Sustentabilidade;
  • Nomeação e Remuneração. 

Cada comitê opina sobre o assunto que está relacionado às suas atribuições e responsabilidades, podendo contar com a ajuda de outros profissionais e consultorias e de estruturas administrativas de apoio. Todos os comitês têm um Regimento Interno, com regras específicas sobre seus trabalhos, competências e procedimentos. Esses regimentos são revisados e aprovados pelo Conselho de Administração. 

Em relação à definição de propósito, valores e estratégia, os órgãos de governança da companhia têm a seguinte atuação: 

  • Propósito: o propósito da Suzano foi discutido e avaliado pelo CA em 2020;
  • Valores: os Direcionadores de Cultura passaram por discussão no CA em 2019; 
  • Estratégia: todo o planejamento estratégico da empresa é discutido pelo CA, com base nos temas submetidos pelos comitês de assessoramento e pelo CAE.

Em 2023, o Conselho de Administração aprovou a nova Política de Gestão de Riscos da Suzano, que tem por objetivo fornecer os princípios e as diretrizes para a gestão de riscos da empresa, definir e documentar os processos e as atividades relacionadas, bem como as principais responsabilidades atribuídas aos diversos órgãos da administração e às áreas da companhia.

O CA, através dos reportes dos comitês, acompanha trimestralmente, entre outros assuntos:

  • O monitoramento do sistema de controles internos quanto à sua efetividade e processos de melhoria, e o monitoramento de riscos de fraude com base nas manifestações;
  • Acompanhamento da metodologia adotada para a gestão de riscos da Suzano e dos resultados obtidos, de acordo com o trabalho apresentado e desenvolvido pela área especializada e por todos os gestores e gestoras responsáveis pelos riscos sob sua gestão. Deep dive dos principais riscos monitorados pela companhia, com acompanhamento do grau de risco e entrega dos planos de mitigação, com o objetivo de garantir a evidenciação e o monitoramento dos riscos relevantes para a empresa;
  • Acompanhamento dos principais indicadores de enquadramento das políticas financeiras da Suzano e dos indicadores de atingimento das principais metas ESG atreladas a contratos financeiros. Ainda acompanha anualmente, com reportes realizados pelos executivos e executivas das áreas, os temas de riscos e ESG. 

O CA é o encarregado de validar aspectos estratégicos do processo de gestão de riscos, assim como de avaliar e monitorar as exposições a riscos da companhia, com o apoio dos reportes do CAE. Este, por sua vez, possui a responsabilidade de supervisionar o escopo de atuação e a efetividade da gestão de riscos e acompanha frequentemente os processos de gestão de riscos e a evolução dos riscos, o que contribui de forma preventiva e apoia o acompanhamento dos riscos e as deliberações necessárias do Conselho.

A Suzano ainda conta com a área de Riscos Corporativos, que, em conjunto com as demais áreas da companhia, atua operacionalmente para monitorar os riscos identificados, assessorar na identificação e avaliação dos diversos tipos de risco, e oferecer apoio na definição dos planos de ação, entre outras funções, conforme determinado na Política de Gestão de Riscos.

No que se refere à interação com stakeholders, a Suzano tem a visão estratégica de ser referência global em sustentabilidade, objetivo promovido pelas lideranças da companhia e que têm como fator central a implementação de parcerias com stakeholders para deixar um legado à sociedade. 

O engajamento com a sustentabilidade é intrínseco ao modelo de negócio da Suzano, empresa presente ao longo do território brasileiro e intensamente relacionada com as comunidades ao redor de suas operações. Com operações em 11 fábricas e 1 joint venture, 21 centros de distribuição, 3 portos, presente em 10 Estados brasileiros e com 7 centros de pesquisa e 5 escritórios internacionais em 5 países, a Suzano consegue exportar para mais de 100 países. Considerando também os stakeholders internos, ou colaboradores e colaboradoras, que são mais de 37 mil pessoas, é vital que a empresa tenha a gestão de relacionamentos como modus operandi

Para que o tema do desenvolvimento sustentável permaneça na mais alta estratégia da Suzano, contamos com uma governança robusta, detalhada acima, centralizada no Comitê de Sustentabilidade, que ajuda a trazer a estratégia de sustentabilidade ao conselho de diretores e diretoras; o time de Sustentabilidade, com o papel-chave de desenvolver a estratégia e as metas de longo prazo, ativamente envolvendo e apoiando as demais lideranças e times da empresa no processo de criação e validação de ações para sustentabilidade; e, por fim, as lideranças de cada área, que trazem por si só a visão da importância da sustentabilidade para o bem-estar e o sucesso de suas operações, tendo, assim, a estrutura para avançar em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

Para que a empresa esteja sempre atualizada e engajada com o desenvolvimento sustentável, a área de Sustentabilidade investe esforços regularmente para educar e engajar as demais áreas, com treinamentos, newsletters, relatórios, eventos, estabelecimento de novos sistemas, construção de metas compartilhadas e políticas internas. 

Esse esforço, além de dar frutos no dia a dia, se materializa na política de que todo diretor-executivo ou diretora-executiva tem que ter ao menos uma meta de remuneração variável ligada ao tema da sustentabilidade. Hoje a equipe dessa área trabalha e compartilha metas com as demais áreas da companhia, tendo sistemas de gestão e avaliação de impacto para as mais diversas iniciativas.

Como resultado, podemos ver projetos com grande impacto na economia e nas comunidades, como: critérios de sustentabilidade inseridos na escolha de Capex, projetos de sustentabilidade sendo executados em parceria com grandes clientes, o programa de fornecedores sustentáveis, tendo 100% dos fornecedores avaliados em critérios socioambientais, e muitos outros. 

Observando-se as metas de longo prazo da Suzano, como conectar meio milhão de hectares de corredores da biodiversidade e tirar 200 mil pessoas da linha da pobreza, é claro que a empresa não poderá alcançar essas metas sozinha. Portanto, é essencial que todos os níveis hierárquicos estejam se engajando com stakeholders críticos e parceiros, e esse esforço vem inspirado pelas lideranças. Todos os dias, as mais altas lideranças estão se reunindo com stakeholders externos, como governo, academia, ONGs, investidores, clientes e fornecedores, para buscar parcerias e relacionamentos duradouros, a fim de que tanto a Suzano quanto o Brasil possam avançar na sustentabilidade. 

Reuniões, participações em fóruns e eventos são alguns dos principais canais usados para o engajamento com stakeholders. A relação abaixo ilustra exemplos de engajamento da alta liderança:  

  • Clientes: reuniões e participação em fóruns e eventos. Um destaque foi a participação nas Pulp Weeks mundiais com engajamento com a sustentabilidade. 
  • Colaboradores e colaboradoras: além de canais oficiais de comunicação com lideranças, a Suzano organiza eventos para o engajamento entre lideranças, colaboradores e colaboradoras, como o Suzano e Você, com divulgação de resultados para as equipes, com espaço dedicado a perguntas e comentários direcionados aos diretores-executivos/diretoras-executivas e ao CEO. 
  • Comunidades: lideranças realizam momentos de interação e trocas com as comunidades ao redor das operações da Suzano em eventos e visitas locais. Um destaque é o Espaço de Sustentabilidade no escritório central (SP), que permitiu aproximar colaboradores e colaboradoras de projetos sociais de geração de renda que contribuem diretamente no Compromisso de Reduzir a Pobreza no Brasil.  
  • Fornecedores: lideranças acompanham o programa do Responsible Supplier Management (RSM), criado pela Suzano para trazer mais sustentabilidade à sua cadeia de suprimentos.  
  • Governo: o engajamento de lideranças com agentes públicos é coordenado pela área de Relações Corporativas. Além de encontros e reuniões, lideranças participam de eventos como: Encontro Nacional da Indústria (Enai), o mais abrangente evento de mobilização da indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI); Seminário Economia Verde | ESG em Pauta, sobre o futuro da economia verde no Brasil; New York Climate Week; e COP28. 
  • Investidores: Walter Schalka participou do CEO Talks com o diretor-executivo do Bradesco sobre como preservar a Amazônia e lucrar com a preservação.  
  • Mídia: líderes da Suzano são porta-vozes das diversas ações da empresa, inclusive com a mídia. Como destaque, participaram de entrevistas com grandes jornais brasileiros, como Estadão, O Globo, Folha de S.Paulo e Valor Econômico, sobre temas de sustentabilidade.   
  • ONGs e associações: a Diretoria Executiva da Suzano, assim como o seu CEO, é membro de boards e participa de diversas organizações e associações sem fins lucrativos que trabalham para o desenvolvimento sustentável. Alguns destaques são: Business for Nature, Taskforce for Nature-related Financial Disclosures (TNFD), Pacto Global e Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).  
  • Startups: o ecossistema de inovação da Suzano é amplo, e o engajamento com startups é essencial para o seu funcionamento. Recentemente, a empresa lançou a Suzano Ventures, que aumentou ainda mais sua relação com startups para trazer novas soluções à companhia.