contexto

A Suzano acredita que o apoio dado aos (às) fornecedores(as) de madeira, incluindo os (as) pequenos(as), tem um efeito crítico na preservação ambiental e no desenvolvimento social. Para isso, contamos com um grande Programa de Parceria Florestal.

O Programa é composto de três categorias, que variam entre os interesses do(a) proprietário(a) da terra e os incentivos da empresa. Dependendo da categoria escolhida pelos(as) agricultores(as), a Suzano pode dar apoio com o fornecimento e transporte de mudas de eucalipto, insumos agrícolas, assistência técnica (Boas Práticas de Manejo Florestal), adiantamentos financeiros e, desde 2022, oferecendo seguro florestal. Destacamos que, independentemente da categoria, a Suzano só atende agricultores(as) que estejam engajados(as) com as mesmas preocupações socioambientais que a companhia, seguindo todas as regras de boas condições trabalhistas e estimulando a preservação e o reflorestamento das florestas nativas.

Assim, a empresa estimula a economia local, contribui para a sustentabilidade (ambiental, social e econômica) e mantém uma floresta de alta produtividade, compartilhando e gerando valor.

Todas as áreas de fornecimento de madeira para a Suzano, incluindo as de fornecedores(as), são monitoradas com base em requisitos ambientais, sociais, econômicos e legais. Para tanto, adotamos a Política de Suprimentos de Madeira, cujo desenvolvimento observa o Código Florestal Brasileiro, os critérios da Política de Associação do FSC®, os padrões de Manejo Florestal e de Cadeia de Custódia FSC® e PEFC/Cerflor, Madeira Controlada FSC®, Fontes Controladas PEFC/Cerflor, European Timber Regulation (EUTR), United Kingdom Timber Regulation (UKTR), Lacey Act (Estados Unidos), Australian Illegal Logging Prohibition Act e os princípios fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

Em 2023, o Programa impactou cerca de 1.765 pequenos(as) proprietários(as) de terras, contribuindo para melhorar a qualidade de vida do(a) proprietário(a) e remunerar as pequenas empresas locais que fazem parte de toda essa cadeia produtiva, desde o plantio das mudas até o transporte de madeira. 

Anualmente, são realizadas auditorias externas e internas, nas quais se verificam os critérios das normas citadas. São checados documentos de conformidade com a norma citada e documentos legais, além de serem realizadas visitas in loco para a avaliação da prática da norma em campo.

Na tabela abaixo, é possível ver o número de pequenos(as) fornecedores(as) de que a empresa adquiriu madeira desde 2020.

Pequenos(as) fornecedores(as) de madeira

202020212022³2023
número total número total número total número total

Número total de contratos com pequenos(as) fornecedores(as) de madeira¹

1.197

1.963

1.755

1.765

Número total de pequenos(as) fornecedores(as) de madeira no ano²

368

413

639

453

  1. O número total de contratos com pequenos(as) fornecedores(as) de madeira considera todos os contratos com fornecedores(as) ativos(as) de cada ano em que a área de fornecimento é menor do que quatro módulos fiscais do município. Considera-se que, se tiver até quatro módulos fiscais, a propriedade é pequena. 
  2. O número total de pequenos(as) fornecedores(as) de madeira no ano considera aqueles(as) que forneceram madeira para as fábricas no ano. Aplica-se o mesmo conceito de pequeno(a) fornecedor(a): até quatro módulos fiscais.
  3. Em 2022, houve aumento no fornecimento de madeira devido ao aumento da produção de celulose.