contexto

Gestão de compliance 

Entre as melhores práticas de governança corporativa, as iniciativas de compliance constituem a base que garante ética, integridade e transparência em todos os negócios da Suzano e no relacionamento com seus stakeholders

A empresa possui um Programa de Compliance baseado nas melhores práticas de mercado, apoiado pela alta administração e desenvolvido de acordo com os pilares de prevenção, detecção e resposta, os quais fundamentam os oito elementos essenciais de sua atuação: 

  • Tone at the Top; 
  • Mapeamento de Riscos;
  • Políticas e Procedimentos; 
  • Treinamento e Comunicação; 
  • Conflito de Interesses;
  • Gestão de Terceiros e Terceiras; 
  • Controle e Monitoramento;
  • Governança e Reporte. 

Com isso, os principais objetivos do Programa são identificar, tratar e mitigar possíveis riscos nas mais diversas atividades desempenhadas na companhia e fortalecer a cultura de integridade. Dessa forma, para a gestão e o desenvolvimento dessa iniciativa, a Suzano possui uma área com dedicação exclusiva, com recursos próprios e engajada na disseminação de sua evolução. 

O Código de Ética e Conduta é o documento que consolida as diretrizes que devem ser seguidas por todos os colaboradores e colaboradoras em suas ações diárias. Especificamente no combate à corrupção, a Suzano conta com uma Política Anticorrupção. Visando a uma maior disseminação das iniciativas e dos temas de compliance entre as equipes, são realizadas comunicações e disponibilizados treinamentos sobre temas específicos para áreas sensíveis, além de treinamento e-learning sobre as Diretrizes Anticorrupção da empresa. 

A partir disso, a área de Compliance da Suzano realiza o monitoramento periódico de conclusão dos treinamentos e faz o reporte ao Comitê de Auditoria Estatutário e, consequentemente, ao Conselho de Administração. 

Desde 2022, estamos ampliando a disseminação das iniciativas por meio do Programa de Compliance, da realização do Mês da Integridade, do Programa de Guardiões de Compliance, do lançamento de diversas campanhas de comunicação com temas nessa área, de ações de divulgação da Política Anticorrupção revisada e da atualização do e-learning obrigatório do Treinamento Anticorrupção.


Concorrência desleal 

Em relação à gestão da temática de concorrência desleal na Suzano, conforme disposto em nosso Código de Ética e Conduta, na seção de Desenvolvimento Sustentável, “agimos de acordo com as normas e os princípios da livre concorrência, vigente nas diversas localidades nas quais a companhia atua, nos abstendo de trocar informações sensíveis com concorrentes que possam afetar a livre concorrência ou resultar em abuso de poder econômico”. 

Nesse sentido, em 2022 aprovamos, no Conselho de Administração da empresa, uma Política de Conformidade Concorrencial, estabelecendo as condições, os procedimentos e os limites de atuação da Suzano e de seus colaboradores e colaboradoras no que se refere às práticas concorrenciais. A Política foi publicada e disponibilizada às equipes em 2022. O documento pode ser acessado aqui

Para saber mais sobre esse tema, acesse o indicador “Ações judiciais movidas por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio”.