contexto

Para a Suzano, trabalhar a diversidade, equidade e inclusão (DE&I) é, além de um dever, uma estratégia de negócio. Em um ambiente diverso e inclusivo, as pessoas se sentem mais envolvidas, inovadoras, colaborativas, engajadas e pertencentes, e as taxas de atratividade e retenção de novos talentos aumentam significativamente. É por esses e outros motivos que o tema é parte relevante dos nossos Direcionadores de Cultura. 

Sabemos que, para inserir a diversidade, a equidade e a inclusão em uma empresa, é preciso transformar o seu jeito de ser e de operar. Esse processo, que é uma verdadeira jornada, só dá certo se há, como base, uma cultura forte e sólida. Na Suzano, a temática de DE&I começou a ser trabalhada de forma voluntária e orgânica a partir do engajamento de um grupo de colaboradores(as) que, em 2016, passaram a discutir a questão de gênero. Dois anos depois de sua criação, em 2018, o movimento ganhou mais força, dando origem a mais dois grupos de afinidade (GAs): o de pessoas negras¹, que debate a inclusão racial e étnica, e o LGBTQIAP+ (lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais)². Com isso, o nosso movimento recebeu o nome de Plural. Em 2019, surgiram mais dois GAs: Gerações e Pessoas com Deficiência, totalizando cinco frentes de atuação.

No mesmo ano, com a formação da nova Suzano, o programa Plural foi institucionalizado com o objetivo de fortalecer a inclusão na companhia. Para tanto, conta com GAs, sponsors [dois executivos(as) por GA], líderes (duas a três pessoas por GA) e diversos(as) colaboradores(as) que participam voluntariamente para dar vida ao movimento nas localidades onde a Suzano atua, fomentando um ambiente de respeito e acolhimento, no qual todas as pessoas possam se sentir livres e seguras para serem quem são por inteiro. 

Uma importante frente de atuação se dá por meio dos treinamentos oferecidos na plataforma UniverSuzano, um hub de capacitação on-line disponível para todas as equipes da empresa. Desde 2019, a plataforma conta com treinamentos sobre DE&I, como vieses inconscientes, liderança inclusiva, a importância dessa temática para o ambiente corporativo e o papel da área de Recursos Humanos nessa jornada. 

Sabemos que temos oportunidades e, por isso, buscamos entender nossas barreiras e vieses, conhecer as melhores práticas, firmar alianças e parcerias para sermos cada dia melhores para, finalmente, direcionar nossos investimentos em DE&I. Entendemos que os investimentos em direção a uma Suzano cada vez mais diversa, equânime e inclusiva passam, ao menos, por três eixos: 

  • Social, com o entendimento de que promover ações concretas para valorizar a diversidade e promover a inclusão, gerando oportunidades para que todas as pessoas possam ocupar espaços de relevância na sociedade, é um imperativo ético em nosso negócio. 
  • Estratégico, no sentido de que times mais diversos têm maior capacidade de criação, inovação e produtividade.
  • Cultural, na ótica de que assegurar um ambiente de segurança psicológica, onde todas as pessoas se sintam incluídas, acolhidas e pertencentes, é fundamental para promovermos atração, retenção e engajamento das pessoas. 

Foi a partir desse contexto que se inseriram, como parte dos Compromissos para Renovar a Vida, metas relativas a DE&I, norteando nossa jornada de evolução nessa temática até 2025. São elas:

  • Alcançar 30% de mulheres em posições de liderança (gerentes funcionais e acima); 
  • Alcançar 30% de pessoas negras em posições de liderança (gerentes funcionais e acima); 
  • Garantir 100% de acessibilidade³ e alcançar ambiente 100% inclusivo⁴ para pessoas com deficiência; 
  • Alcançar ambiente 100% inclusivo para pessoas LGBTQIAP+. 

Adicionalmente, a Suzano se compromete com metas de curto prazo para promover a agenda de diversidade, equidade e inclusão. Para 2023, as metas foram definidas nos seguintes termos: 

  • Mulheres em cargos de supervisão e acima: aumentar a representatividade em 2,10 pontos percentuais (p.p.);
  • Pessoas negras em cargos de coordenação e acima: aumentar a representatividade em 2,25 p.p.;
  • Pessoas com deficiência no quadro geral: aumentar a representatividade em 0,75 p.p.;

Pela trajetória percorrida até o momento, já recebemos dois reconhecimentos: o selo Women on Board (WOB), que reconhece as empresas com participação feminina nos conselhos de administração ou consultivos; e o Prêmio WEPs (sigla em inglês para Princípios de Empoderamento das Mulheres), organizado pela ONU Mulheres, em que a Suzano foi reconhecida na categoria Bronze entre empresas de grande porte. 

A Suzano tem se aliado a parceiros(as) com sólidas experiências na área de DE&I para fortalecer sua governança e aplicar as melhores ferramentas de diagnóstico e gestão. Entre as parcerias que dialogam tanto com os nossos Compromissos para Renovar a Vida como com os nossos valores organizacionais, destacam-se: 

  • Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+: a Suzano é signatária desse movimento empresarial com o objetivo de aprimorar nossas práticas de gestão, combater a LGBTQIAP+fobia e atuar em conjunto com outras empresas para impactar positivamente o ambiente empresarial e a sociedade; 
  • Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial: movimento formado por empresas e instituições para a promoção da inclusão racial. Voltado para a igualdade étnico-racial, tem foco na promoção e no desenvolvimento de carreira e preparação de profissionais negros(as) para a alta liderança; 
  • Princípios de Empoderamento Feminino: trata-se de um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres; 
  • Equidade é Prioridade: movimento lançado pela Rede Brasil do Pacto Global, visa aumentar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança (a partir de gerência sênior). Nele, comprometemo-nos com a meta de 30% de mulheres em cargos de liderança sênior até 2025; 
  • Movimento Mulher 360: é um Centro de Referência em Empoderamento Econômico Feminino para empresas, organizações sociais e a sociedade. Busca colaborar para a construção de um país mais evoluído a respeito da equidade de gênero e contribui para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus, através do fomento, da sistematização e da difusão de avanços nas políticas e nas práticas empresariais, e do engajamento da comunidade empresarial brasileira e da sociedade em geral; 
  • Rede Mulher Florestal: movimento que apoia a discussão sobre gênero no setor florestal e na sociedade. Viabiliza oportunidades para a construção de ambientes de trabalho mais justos, colaborativos, respeitosos e de forma voluntária. 

Em 2023, a Suzano lançou o D+, programa de desenvolvimento voltado para mulheres e pessoas negras da companhia, cujo objetivo é promover aceleração de carreira com patrocínio da liderança imediata. O D+ é baseado em sponsorship e exposição a oportunidades internas, com a garantia de construção de plano de desenvolvimento. Em 2023, mais de 300 pessoas foram mapeadas para participação nessa formação, cuja estrutura é baseada em assessment, sessões de mentoria e trilha de desenvolvimento individual. 

Outro destaque foi o Somar, programa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), cujo objetivo é a formação de força de trabalho operacional industrial e florestal em cargos de entrada, com foco em pessoas com deficiência de comunidades próximas às operações da Suzano. Em 2023, foram realizadas turmas em sete localidades, nos Estados da Bahia (Itabatã e Mucuri), Espírito Santo (Aracruz), Maranhão (Imperatriz), Mato Grosso do Sul (Três Lagoas) e São Paulo (Jacareí e Limeira), impactando mais de cem participantes.

Na frente de atração de talentos, é importante ressaltar o olhar intencional e afirmativo de programas como Jovens Executivos(as) e Trainees, que em 2023 registraram, respectivamente, 73% e 74% de mulheres entre as pessoas aprovadas. Tais resultados enrobustecem o compromisso da companhia de atingir 30% de mulheres em posições de gestão funcional e acima até 2025.  

O ano de 2023 também marcou o lançamento do Reflorescer, projeto voltado para o acolhimento dos(as) colaboradores(as) da Suzano, com foco em pessoas com 55 anos ou mais. Sua primeira edição foi realizada na unidade de Aracruz (ES), consistindo em três módulos: autoconhecimento, saúde e bem-estar e apoio à gestão financeira, impactando cerca de 60 pessoas. 

Neste período, destaca-se, ainda, o Diversidade Presente, direcionado à promoção da cultura de diversidade nas operações da empresa, por meio de ações de letramento e sensibilização de lideranças locais. Em 2023, cerca de 90 pessoas foram impactadas pelos conteúdos e ações realizadas pelo piloto do projeto no Cerrado.

Outro destaque é o programa Compras Inclusivas, que tem como principal objetivo promover diversidade, equidade e inclusão em nossa cadeia de suprimentos. Atualmente, os esforços estão voltados para a promoção de oportunidades na agenda de equidade de gênero, com foco em ampliar a contratação de empresas lideradas por mulheres. Como parte das iniciativas para 2023, lançamos o Semear Delas, cujo propósito é fomentar o desenvolvimento e a capacitação de mulheres nas regiões onde a Suzano atua, com o intuito de expandir as oportunidades de geração de renda por meio do empreendedorismo feminino. Neste ano, realizamos o lançamento da primeira turma no Maranhão e, atualmente, mais de 30 mulheres da região de Imperatriz estão inscritas e participando do cronograma de atividades. A previsão é que a turma seja encerrada no primeiro trimestre de 2024. Recentemente, o programa Compras Inclusivas foi vencedor do Prêmio Inbrasc, na categoria ESG. 

Como forma de resguardar a todas as pessoas da empresa, contamos com a Política de Diversidade & Inclusão (D&I) e o Código de Ética e Conduta. Caso qualquer conduta vá contra o que está expresso nesses documentos, temos os times de Gente & Gestão e de Ouvidoria preparados para acolher e tratar denúncias de qualquer natureza, além da garantia de confidencialidade e não retaliação das pessoas envolvidas. Para isso, contamos com uma central de atendimento externa e independente, denominada Canal de Ouvidoria, acessível ao público interno e externo da companhia. 

 

Notas:

1. Pessoas negras: terminologia utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), incluindo pretos(as) e pardos(as) autodeclarados(as);
2. Na Suzano, optamos pela utilização da sigla LGBTQIAP+, que inclui lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais e “+” simbolizando todas as outras orientações sexuais, identidades e expressões de gênero;
3. Ambiente acessível: de acordo com levantamento realizado pela consultoria iigual em 2020, nossos escritórios e unidades industriais em território brasileiro enquadram-se nesse conceito, com base em adequações razoáveis e na NBR9050 e avanço anualmente medido após adequações estruturais e reformas;
4. Garantia de 100% de ambiente inclusivo: de acordo com estudo da consultoria Globescan, ao analisar a amostra da pesquisa, resultados a partir de 97,31% estão dentro do intervalo de 95% de confiança e, portanto, podem refletir 100% de ambiente inclusivo.