contexto

Na Suzano, temos a ambição de renovar a vida a partir da promoção da equidade e da justiça social, assegurando uma cultura de inclusão e pertencimento para toda a nossa cadeia de valor. Só é bom para nós se for bom para o mundo. Por essa razão, assumimos os Compromissos para Renovar a Vida (CPRV), agenda estratégica formada por 15 metas públicas para gerar impacto social, ao mesmo tempo que impulsionamos nosso negócio. 

Entre as 15 metas, 5 representam nosso compromisso com diversidade, equidade e inclusão (DE&I) e deverão ser alcançadas até 2025:

  • Alcançar 30% de mulheres em posições de gerência funcional e acima;
  • Alcançar 30% de pessoas negras¹ em posições de gerência funcional e acima;
  • Garantir um ambiente 100% inclusivo² para pessoas LGBTQIAPN+³;
  • Garantir um ambiente 100% inclusivo para pessoas com deficiência;
  • Garantir um ambiente 100% acessível⁴ para pessoas com deficiência. 

Em linha com esses compromissos, a Suzano implementa metas anuais atreladas à remuneração variável, com o objetivo de ampliar a presença de grupos sub-representados na liderança e na força de trabalho. 

Para 2024, assumimos as seguintes metas: 

  • Mulheres em cargos de gestão funcional e acima: aumentar a representatividade em 2,6 pontos percentuais (p.p.) em relação a dezembro de 2023;
  • Pessoas negras em cargos de gestão funcional e acima: aumentar a representatividade em 2,6 p.p. em relação a dezembro de 2023;
  • Pessoas com deficiência no quadro geral: aumentar a representatividade em 0,6 p.p. em relação a dezembro de 2023.

Para refletir metas e compromissos públicos em resultados concretos, a Suzano implementa ações afirmativas voltadas para grupos sub-representados. Um dos exemplos é o D+, programa de aceleração de carreira com foco em mulheres e pessoas negras. Em 2024, cerca de 217 talentos da companhia foram impactados por uma jornada de desenvolvimento que contou com sessões de mentoria, assessment, sponsorship e exposição a oportunidades internas. 

Outro destaque foi o programa Somar, parceria da Suzano com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), cujo objetivo é a capacitação de mulheres e pessoas com deficiência para atuação em cargos de entrada na operação industrial e florestal. Em 2024, foram realizadas turmas no Espírito Santo (Aracruz), Maranhão (Açailândia e Imperatriz), Mato Grosso do Sul (Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas), Pará (Belém) e São Paulo (Vale do Paraíba). Ao todo, são 48 pessoas em processo de formação e 58 já formadas, com 65% de aproveitamento. 

Além disso, a Suzano possui o Plural, uma entidade única, com múltiplas vozes, que tem o objetivo de acolher demandas e fortalecer redes de afinidade a partir do engajamento interno de colaboradores e colaboradoras. O Plural é composto de grupos de afinidade (GAs) que possuem autonomia para implementar ações conforme os desafios e as oportunidades de cada localidade. Também possui um comitê formado por lideranças executivas e representativas, cujo objetivo é discutir e deliberar questões institucionais de diversidade na empresa.

Em relação aos impactos nesta agenda, é importante ressaltar a promoção da igualdade de gênero e a geração de valor para o negócio por meio de atração, desenvolvimento e retenção de grupos diversos. Neste período, os programas de Trainee e Jovens Executivos contrataram 57% de mulheres e 40% de pessoas negras. Os programas de estágio recrutaram 64% de mulheres e 55% de pessoas negras. O Jovem Aprendiz, por sua vez, registrou 56% de mulheres e 66% de pessoas pretas, pardas e indígenas entre os aprovados e aprovadas. 

Em 2024, destaca-se também a entrada de mulheres e pessoas negras em posições de gerência funcional e acima. Entre as promoções, 38% foram mulheres e 31% pessoas negras – em 2023, esses indicadores foram de 30% e 16%, respectivamente. Em relação às admissões, 40% foram mulheres – em 2023, esse resultado foi de 33%. 

Ainda em relação aos impactos de 2024, a Suzano promoveu a conscientização e a visibilidade das pautas de diversidade e combate à discriminação. No ano, ampliamos a agenda de diversidade por meio do fortalecimento da atuação local. Implementamos planos de diversidade e impulsionamos a presença dos grupos de afinidade, valorizando a dimensão regional para endereçar os desafios de cada localidade. Um exemplo é Imperatriz, no Maranhão, onde desenvolvemos um projeto para identificar os principais desafios e oportunidades para ampliar a contratação de mulheres nas operações industriais e florestais. Além disso, implementamos agendas de letramento racial para as lideranças, em parceria com os GAs de pessoas negras dessa localidade. 

No que diz respeito ao monitoramento e à gestão estratégica de metas, a Suzano promove anualmente a auditoria dos indicadores dos CPRV – inclusive de diversidade –, com o apoio de uma consultoria externa. Além disso, realiza internamente a gestão de metas e KPIs de diversidade, com o apoio de ferramentas de Power BI, que permitem monitorar os indicadores, construir diagnósticos e traçar planos de ação.

Fazemos regularmente a apuração das metas, tanto na perspectiva da Suzano quanto na de cada vice-presidência. Dessa forma, identificamos os principais desafios e oportunidades considerando as singularidades de cada negócio e localidade onde a companhia atua. Os resultados são mensalmente reportados à alta gestão, além de analisados com as equipes e lideranças de Gente e Gestão, para elaboração conjunta e colaborativa de planos de ação.

As iniciativas anteriormente descritas contribuíram para o atingimento dos seguintes resultados em 2024:

  • 27,3% de mulheres em posições de gerência funcional e acima - um aumento de 2,4 p.p. em relação a 2023;
  • 22% de pessoas negras em posições de gerência funcional e acima – um aumento de 1,6 p.p. em relação a 2023;
  • 4,2% de pessoas com deficiência na força de trabalho – um aumento de 0,5 p.p. em relação a 2023.

É importante destacar que, neste período, a Suzano registrou um aumento de cerca de 8% do quadro de colaboradores e colaboradoras, o que corrobora o desafio em torno das metas, bem como a relevância dos resultados obtidos pela companhia em 2024.

Na frente de cadeia de valor e engajamento externo, a Suzano tem se aliado a parceiros estratégicos para consolidar sua governança e aplicar as melhores ferramentas de diagnóstico e gestão. Entre as parcerias que dialogam tanto com os Compromissos para Renovar a Vida como com nossos valores organizacionais, destacam-se: 

  • Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+: a Suzano é signatária desse movimento empresarial com o objetivo de aprimorar nossas práticas de gestão, combater a LGBTQIAP+fobia e atuar em conjunto com outras empresas para impactar positivamente o ambiente empresarial e a sociedade; 
  • Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial: movimento formado por empresas e instituições para a promoção da inclusão racial. Voltado para a igualdade étnico-racial, tem foco na promoção e no desenvolvimento de carreira e preparação de profissionais negros para a alta liderança; 
  • Princípios de Empoderamento Feminino: trata-se de um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres; 
  • Movimento Mulher 360: é um Centro de Referência em Empoderamento Econômico Feminino para empresas, organizações sociais e a sociedade. Busca colaborar para a construção de um país mais evoluído a respeito da equidade de gênero e contribui para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus, através do fomento, da sistematização e da difusão de avanços nas políticas e nas práticas empresariais, e do engajamento da comunidade empresarial brasileira e da sociedade em geral; 
  • Rede Mulher Florestal: movimento que apoia a discussão sobre gênero no setor florestal e na sociedade. Viabiliza oportunidades para a construção de ambientes de trabalho mais justos, colaborativos, respeitosos e de forma voluntária. 

Partimos da premissa de que esta é uma jornada contínua e colaborativa de aprendizado e evolução, em que é fundamental o envolvimento das partes interessadas por meio da escuta ativa e da promoção de espaços de reflexão, diálogo e acolhimento. Neste sentido, destacam-se:

  • Fortalecimento dos grupos de afinidade nas localidades, com autonomia para elaborar e implementar planos de ação que reflitam os desafios locais, em parceria com a estratégia institucional de Diversidade, Equidade e Inclusão;
  • Pesquisa anual de engajamento, em que analisamos questões sobre ambiente inclusivo, clima, engajamento, liderança, oportunidades de desenvolvimento, entre outras, sob as diferentes perspectivas de gênero, raça, idade, orientação, identidade e deficiência;
  • Mecanismos de escuta ativa para capturar as diferentes perspectivas sobre temas relativos a experiência, cultura e pertencimento, considerando as dimensões de gênero, raça, idade, orientação, identidade e deficiência. 

Essas ferramentas e diagnósticos serão aplicados na revisão da Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, prevista para 2025. 

Como forma de resguardar todas as pessoas da empresa, contamos com a Política de Diversidade, Equidade e Inclusão e o Código de Ética e Conduta. Caso qualquer conduta esteja desconforme com o previsto nesses documentos, os times de Gente & Gestão e de Ouvidoria estão preparados para acolher e tratar denúncias de qualquer natureza, com total garantia de confidencialidade e não retaliação das pessoas envolvidas. Para isso, contamos com uma central de atendimento externa e independente, o Canal de Denúncias, acessível ao público interno e externo da companhia. 


Notas:

  1. Pessoas negras: terminologia utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), incluindo pretos, pretas, pardos e pardas autodeclarados.
  2. Garantia de 100% de ambiente inclusivo: de acordo com um estudo da consultoria Globescan, ao analisar a amostra da pesquisa, resultados a partir de 97,31% estão dentro do intervalo de 95% de confiança e, portanto, podem refletir 100% de ambiente inclusivo.
  3. Na Suzano, optamos pela utilização da sigla LGBTQIAPN+, que inclui lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais, pessoas não binárias e “+” simbolizando todas as outras orientações sexuais, identidades e expressões de gênero.
  4. Ambiente acessível: de acordo com um levantamento realizado pela consultoria iigual em 2020, nossos escritórios e unidades industriais em território brasileiro se enquadram nesse conceito, com base em adequações razoáveis e na NBR9050 e avanço anualmente medido após adequações estruturais e reformas.