Uma das ferramentas mais importantes para garantir o bom relacionamento da Suzano com as comunidades de seu entorno é o Diálogo Operacional – canal de comunicação direto por meio do qual a empresa informa e fornece orientações sobre as operações programadas, incluindo possíveis riscos e impactos adversos e formas de atenuá-los.
O plano anual de Diálogos contempla todas as localidades e áreas vizinhas impactadas pelas atividades operacionais da empresa: implantação florestal, colheita, transporte, compra e venda de madeira, obras e paradas operacionais, bem como áreas próximas às fábricas suscetíveis à retenção de odor durante o inverno.
Os Diálogos Operacionais são realizados por meio de reuniões em grupos e/ou conversas individualizadas e começam antes do início das operações. Por meio deles, a empresa recebe demandas ou adequações sugeridas pelos(as) vizinhos(as), além de impressões e comentários após o término das atividades previstas.
A Suzano acredita que o diálogo só é efetivo quando o canal de comunicação está sempre aberto. Esta é a nossa prioridade: disponibilizar meios para que as comunidades dialoguem conosco e para que os acordos sejam cumpridos.
Os objetivos da iniciativa são:
Em 2023, a Suzano realizou 4.106 Diálogos, com mais de 7.500 participantes, e alcançou 76,04% de atendimento às demandas operacionais, além de 80,16% de efetividade nas ações de mitigação (que remediam os possíveis impactos negativos das operações).
O índice de cumprimento do Programa Anual de Diálogo expressa a relação percentual entre o número de localidades atendidas pelo Diálogo Operacional e o número de localidades afetadas pelas operações florestais.
Destaques de 2023
Nas tabelas abaixo estão disponíveis os seguintes dados:
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | ||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Diálogos realizados | Participantes das comunidades envolvidas | Taxa de atendimento das demandas operacionais¹ | Índice de efetividade das ações de mitigação² | Diálogos realizados | Participantes das comunidades envolvidas | Taxa de atendimento das demandas operacionais³ | Índice de efetividade das ações de mitigação⁴ | Diálogos realizados | Participantes das comunidades envolvidas | Taxa de atendimento das demandas operacionais⁵ | Índice de efetividade das ações de mitigação⁶ | Diálogos realizados | Participantes das comunidades envolvidas | Taxa de atendimento das demandas operacionais⁷ | Índice de efetividade das ações de mitigação⁸ |
número total | número total | % | % | número total | número total | % | % | número total | número total | % | % | número total | número total | % | % |
1.600 |
9.099 |
97,50% |
94,02% |
1.842 |
6.036 |
90,47% |
93,07% |
3.790 |
8.137 |
86,63% |
92,56% |
4.106 |
7.515 |
76,04% |
80,16% |
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | |
---|---|---|---|---|
% | % | % | % | |
São Paulo |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
84,51% |
Mato Grosso do Sul |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
Espírito Santo |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
98,15% |
Bahia |
100,00% |
96,51% |
100,00% |
93,85% |
Maranhão |
98,20% |
100,00% |
98,97% |
100,00% |
Total |
99,64% |
99,30% |
99,79% |
96,09% |