contexto

A escuta e o engajamento de comunidades, associações e cooperativas fazem parte da estratégia de relacionamento social, sendo esta um dos três pilares da estratégia social da atuação da Suzano, composta das frentes de Relacionamento com Comunidades e dos Compromissos para Renovar a Vida de Redução da Pobreza e de Impulsionamento da Educação. O engajamento busca o desenvolvimento sustentável e a construção de territórios mais resilientes.

Com base em uma matriz consolidada que reúne informações detalhadas sobre todas as localidades diretamente impactadas pelas operações do negócio, a companhia estabeleceu critérios e objetivos claros para a priorização dessas regiões. Entre os fatores considerados estão a caracterização geral, o impacto das operações, os dados socioeconômicos e o parecer social. Esses critérios orientam a definição das localidades prioritárias para o relacionamento social, além de estabelecer mecanismos para garantir a continuidade da interação com essas comunidades.

Finalizada a priorização, são definidas estratégias de engajamento com esses grupos, tendo como foco a comunicação constante e transparente, a geração de renda, o fortalecimento institucional das organizações locais, o fortalecimento de práticas culturais e esportivas, a defesa de direitos, o apoio no acesso a políticas públicas e o suporte a eventos locais. Esse portfólio é customizado de acordo com as características da localidade, sempre buscando o melhor arranjo para acelerar o desenvolvimento local e para a manutenção de uma relação pacífica entre a localidade e a empresa.

O processo representa um relacionamento estruturado de maior profundidade, inclusivo e contínuo, que estabelece a Suzano como parceira do desenvolvimento local. A sua metodologia considera as especificidades das diferentes realidades e partes interessadas envolvidas, fortalecendo e valorizando o protagonismo de toda a comunidade, o desenvolvimento de lideranças legítimas, a construção de capital social e o resgate da cidadania e da autoestima. Além disso, incentiva e fortalece as redes locais, de forma a promover o diálogo e a colaboração entre as partes.

Conforme a nossa Política de Investimentos Socioambientais e Doações, os investimentos socioambientais da Suzano devem ser resultantes dos processos de engajamento comunitário. Entre as estratégias desse processo, destaca-se o fomento ao acesso às políticas públicas pelas associações nos Estados.

Nas tabelas abaixo estão disponíveis os seguintes dados:

  • Número de associações acessando políticas públicas, por região;
  • Número de associações que participam dos processos de relacionamento com engajamento, por região.

Número de associações acessando políticas públicas, por região

20202021202220232024
número total número total número total número total número total

Bahia

33

51

45

80

50

Espírito Santo

44

42

25

23

34

Maranhão

3

9

12

12

12

Mato Grosso do Sul

8

16

11

13

13

São Paulo

17

10

4

5

13

Total

105

128

97

133

122

Número de associações que participam dos processos de relacionamento com engajamento, por região

20202021202220232024
número total número total número total número total número total

Bahia

52

75

67

104

92

Espírito Santo

57

45

35

28

27

Maranhão

19

25

49

12

12

Mato Grosso do Sul

23

33

8

25

24

São Paulo

32

34

34

28

28

Total

183

212

193

197

183