A escuta e o engajamento de comunidades, associações e cooperativas fazem parte da estratégia de relacionamento social, sendo esta um dos três pilares da estratégia social da atuação da Suzano, composta das frentes de Relacionamento com Comunidades e dos Compromissos para Renovar a Vida de Redução da Pobreza e de Impulsionamento da Educação. O engajamento busca o desenvolvimento sustentável e a construção de territórios mais resilientes.
Com base em uma matriz consolidada que reúne informações detalhadas sobre todas as localidades diretamente impactadas pelas operações do negócio, a companhia estabeleceu critérios e objetivos claros para a priorização dessas regiões. Entre os fatores considerados estão a caracterização geral, o impacto das operações, os dados socioeconômicos e o parecer social. Esses critérios orientam a definição das localidades prioritárias para o relacionamento social, além de estabelecer mecanismos para garantir a continuidade da interação com essas comunidades.
Finalizada a priorização, são definidas estratégias de engajamento com esses grupos, tendo como foco a comunicação constante e transparente, a geração de renda, o fortalecimento institucional das organizações locais, o fortalecimento de práticas culturais e esportivas, a defesa de direitos, o apoio no acesso a políticas públicas e o suporte a eventos locais. Esse portfólio é customizado de acordo com as características da localidade, sempre buscando o melhor arranjo para acelerar o desenvolvimento local e para a manutenção de uma relação pacífica entre a localidade e a empresa.
O processo representa um relacionamento estruturado de maior profundidade, inclusivo e contínuo, que estabelece a Suzano como parceira do desenvolvimento local. A sua metodologia considera as especificidades das diferentes realidades e partes interessadas envolvidas, fortalecendo e valorizando o protagonismo de toda a comunidade, o desenvolvimento de lideranças legítimas, a construção de capital social e o resgate da cidadania e da autoestima. Além disso, incentiva e fortalece as redes locais, de forma a promover o diálogo e a colaboração entre as partes.
Conforme a nossa Política de Investimentos Socioambientais e Doações, os investimentos socioambientais da Suzano devem ser resultantes dos processos de engajamento comunitário. Entre as estratégias desse processo, destaca-se o fomento ao acesso às políticas públicas pelas associações nos Estados.
Nas tabelas abaixo estão disponíveis os seguintes dados:
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | |
---|---|---|---|---|---|
número total | número total | número total | número total | número total | |
Bahia |
33 |
51 |
45 |
80 |
50 |
Espírito Santo |
44 |
42 |
25 |
23 |
34 |
Maranhão |
3 |
9 |
12 |
12 |
12 |
Mato Grosso do Sul |
8 |
16 |
11 |
13 |
13 |
São Paulo |
17 |
10 |
4 |
5 |
13 |
Total |
105 |
128 |
97 |
133 |
122 |
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | |
---|---|---|---|---|---|
número total | número total | número total | número total | número total | |
Bahia |
52 |
75 |
67 |
104 |
92 |
Espírito Santo |
57 |
45 |
35 |
28 |
27 |
Maranhão |
19 |
25 |
49 |
12 |
12 |
Mato Grosso do Sul |
23 |
33 |
8 |
25 |
24 |
São Paulo |
32 |
34 |
34 |
28 |
28 |
Total |
183 |
212 |
193 |
197 |
183 |