Na Suzano, buscamos garantir que todas as nossas relações sejam devidamente pautadas pelos mais altos valores éticos e de integridade. O Código de Ética e Conduta da companhia tem como objetivo comprometer nossos conselheiros, conselheiras, diretores, diretoras, administradores, administradoras, gestores, gestoras, acionistas, colaboradores, colaboradoras, empregados e empregadas terceirizados, fornecedores, clientes, pessoas e/ou entidades com que nos relacionamos, sejam elas partes interessadas e/ou suas controladas e coligadas, com os princípios éticos que norteiam a nossa conduta empresarial e disseminá-los por toda a nossa rede de relacionamento. Isso envolve o respeito imutável aos direitos humanos como condição fundamental a ser cumprida por todas as partes envolvidas em nosso negócio.
Estes são alguns temas abordados pelo nosso Código de Ética e Conduta:
- Atendimento às leis, às normas internas e aos procedimentos;
- Confidencialidade de informações não divulgadas ao mercado;
- Privacidade e proteção de dados pessoais;
- Compromisso com as melhores práticas de governança corporativa para atendimento à regulamentação que abrange as empresas de capital aberto;
- Práticas anticorrupção;
- Práticas antitruste e de concorrência leal;
- Recebimento de brindes e presentes;
- Conflitos de interesses;
- Diretrizes de promoção à saúde e prevenção de doenças estabelecidas pelos ministérios da Saúde e do Trabalho, bem como pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com ênfase nos períodos de epidemia e pandemia;
- Assédios de qualquer natureza, comportamentos inadequados, discriminação, direitos humanos, trabalho infantil e/ou escravo;
- Valorização profissional;
- Desenvolvimento sustentável;
- Transparência.
Conforme disposto no documento, somos comprometidos com a equidade, a prestação de contas, a responsabilidade corporativa e a garantia dos direitos humanos em nossos negócios e operações. Para reforçar esse compromisso, realizamos ações de conscientização sobre essas questões através de comunicados, treinamentos e reuniões de equipes. Como exemplo, em 2024 elaboramos um treinamento obrigatório sobre a Política Anticorrupção, em formato de vídeo, e asseguramos a divulgação do nosso Código de Ética e Conduta a todos os colaboradores e colaboradoras da Suzano.
O Código e seu treinamento obrigatório são atualizados a cada dois anos, sendo que a última revisão ocorreu em 2023. O treinamento também foi realizado por 100% dos 66.626 prestadores e prestadoras de serviços que trabalharam ou prestaram serviços em nossas unidades.
Para isso, contamos com políticas que apoiam todo o processo, sendo elas:
- Política de Ouvidoria – POL.00.00006: tem como objetivo estabelecer as diretrizes do processo e governança sobre a atuação da área e do Canal de Denúncias acerca do cumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis, assim como regulamentos e códigos internos, incluindo a previsão de procedimentos específicos de proteção ao denunciante e a confidencialidade da informação. Essa política abrange conselheiros, conselheiras, diretores, diretoras, administradores, administradoras, gestores, gestoras, acionistas, colaboradores, colaboradoras, empregados e empregadas terceirizados, fornecedores, clientes, pessoas e/ou entidades relacionadas e partes interessadas da Suzano;
- Política de Medidas Disciplinares – POL.00.00029: estabelece as diretrizes e define os princípios, conceitos e critérios para a aplicação de medidas disciplinares aos colaboradores e colaboradoras da empresa;
- Regimento do Comitê de Gestão de Conduta – MAN.00.00001: apresenta caráter consultivo, atuando como uma cartilha de como funciona a área e quais são suas obrigações, deveres e decisões.
- Atendimento de Denúncias de Violência Baseada em Gênero (Assédio Moral e Sexual, Importunação e Discriminação) – PC.00.152: esta política tem o objetivo de disciplinar e estabelecer diretrizes para prevenção, identificação e combate a práticas discriminatórias de assédio moral e violências sexuais (assédio sexual e importunação).
A área de Ética e Ouvidoria é responsável por garantir a governança na disseminação do Código de Ética e Conduta e do treinamento on-line sobre o tema para Suzano S.A. e pela comunicação mensal sobre o Código e seus desdobramentos.