contexto

Na Suzano, buscamos garantir que todas as nossas relações sejam devidamente pautadas pelos mais altos valores éticos e de integridade. O Código de Ética e Conduta da companhia tem como objetivo comprometer nossos conselheiros, conselheiras, diretores, diretoras, administradores, administradoras, gestores, gestoras, acionistas, colaboradores, colaboradoras, empregados e empregadas terceirizados, fornecedores, clientes, pessoas e/ou entidades com que nos relacionamos, sejam elas partes interessadas e/ou suas controladas e coligadas, com os princípios éticos que norteiam a nossa conduta empresarial e disseminá-los por toda a nossa rede de relacionamento. Isso envolve o respeito imutável aos direitos humanos como condição fundamental a ser cumprida por todas as partes envolvidas em nosso negócio. 

Estes são alguns temas abordados pelo nosso Código de Ética e Conduta: 

  • Atendimento às leis, às normas internas e aos procedimentos; 
  • Confidencialidade de informações não divulgadas ao mercado; 
  • Privacidade e proteção de dados pessoais; 
  • Compromisso com as melhores práticas de governança corporativa para atendimento à regulamentação que abrange as empresas de capital aberto; 
  • Práticas anticorrupção; 
  • Práticas antitruste e de concorrência leal;
  • Recebimento de brindes e presentes; 
  • Conflitos de interesses; 
  • Diretrizes de promoção à saúde e prevenção de doenças estabelecidas pelos ministérios da Saúde e do Trabalho, bem como pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com ênfase nos períodos de epidemia e pandemia; 
  • Assédios de qualquer natureza, comportamentos inadequados, discriminação, direitos humanos, trabalho infantil e/ou escravo; 
  • Valorização profissional; 
  • Desenvolvimento sustentável; 
  • Transparência. 

Conforme disposto no documento, somos comprometidos com a equidade, a prestação de contas, a responsabilidade corporativa e a garantia dos direitos humanos em nossos negócios e operações. Para reforçar esse compromisso, realizamos ações de conscientização sobre essas questões através de comunicados, treinamentos e reuniões de equipes. Como exemplo, em 2024 elaboramos um treinamento obrigatório sobre a Política Anticorrupção, em formato de vídeo, e asseguramos a divulgação do nosso Código de Ética e Conduta a todos os colaboradores e colaboradoras da Suzano.

O Código e seu treinamento obrigatório são atualizados a cada dois anos, sendo que a última revisão ocorreu em 2023. O treinamento também foi realizado por 100% dos 66.626 prestadores e prestadoras de serviços que trabalharam ou prestaram serviços em nossas unidades. 

Para isso, contamos com políticas que apoiam todo o processo, sendo elas: 

  • Política de Ouvidoria – POL.00.00006: tem como objetivo estabelecer as diretrizes do processo e governança sobre a atuação da área e do Canal de Denúncias acerca do cumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis, assim como regulamentos e códigos internos, incluindo a previsão de procedimentos específicos de proteção ao denunciante e a confidencialidade da informação. Essa política abrange conselheiros, conselheiras, diretores, diretoras, administradores, administradoras, gestores, gestoras, acionistas, colaboradores, colaboradoras, empregados e empregadas terceirizados, fornecedores, clientes, pessoas e/ou entidades relacionadas e partes interessadas da Suzano; 
  • Política de Medidas Disciplinares – POL.00.00029: estabelece as diretrizes e define os princípios, conceitos e critérios para a aplicação de medidas disciplinares aos colaboradores e colaboradoras da empresa; 
  • Regimento do Comitê de Gestão de Conduta – MAN.00.00001: apresenta caráter consultivo, atuando como uma cartilha de como funciona a área e quais são suas obrigações, deveres e decisões. 
  • Atendimento de Denúncias de Violência Baseada em Gênero (Assédio Moral e Sexual, Importunação e Discriminação) – PC.00.152: esta política tem o objetivo de disciplinar e estabelecer diretrizes para prevenção, identificação e combate a práticas discriminatórias de assédio moral e violências sexuais (assédio sexual e importunação).

A área de Ética e Ouvidoria é responsável por garantir a governança na disseminação do Código de Ética e Conduta e do treinamento on-line sobre o tema para Suzano S.A. e pela comunicação mensal sobre o Código e seus desdobramentos.