A Suzano possui um Canal de Denúncias externo e independente, acessível para o público interno e externo à empresa. Nesse canal, podem ser reportadas transgressões percebidas no ambiente de negócios e relacionadas às diretrizes e aos comportamentos estabelecidos no Código de Ética e Conduta, como:
O Canal é gerido pela nossa área de Ética e Ouvidoria e segue duas políticas internas:
Os comportamentos não éticos ou incompatíveis com as legislações vigentes, assim como questões relacionadas à integridade organizacional e aos direitos humanos, são apresentados ao Comitê de Gestão de Conduta, última instância da empresa para decidir sobre situações controversas e eventuais infrações e violações ao Código de Ética e Conduta.
Esse modelo de governança colabora para que tomemos decisões imparciais e transparentes, auxiliando na resolução de dilemas éticos não previstos e garantindo a uniformidade dos critérios usados na conclusão de casos similares. Além disso, o modelo determina, quando assim for requerido, a adoção das medidas necessárias, mediante emissão de opinião formal às áreas competentes da empresa, a fim de garantir que as infrações e violações sejam seguidas de medidas disciplinares aplicáveis, independentemente do nível hierárquico, sem prejuízo das penalidades legais cabíveis.
Há também a garantia de anonimato à pessoa denunciante quando solicitado, não sendo permitida nem tolerada nenhuma forma de retaliação a ela. Vale ressaltar que o Código de Ética e Conduta e seu treinamento obrigatório foram atualizados em 2023, conforme nosso regimento interno. O Canal pode ser acessado também para esclarecer, orientar e direcionar a denúncia às respectivas áreas competentes na questão de aconselhamento para implementação de melhorias nas políticas e práticas existentes na companhia vinculadas a uma conduta empresarial responsável.
Além disso, divulgamos mensalmente aos nossos colaboradores e colaboradoras temas relacionados aos pilares éticos da Suzano e do Canal de Denúncias. Para o público externo, o Canal de Denúncias e o Código de Ética e Conduta estão disponíveis em um ícone exclusivo no site da empresa, no qual também é possível realizar a abertura de manifestações.
O Canal de Denúncias funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana para o recebimento de manifestações, e o acesso pode ser feito por meio de qualquer computador, tablet ou celular (com internet), através deste link. Essa ferramenta é disponibilizada em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e mandarim.
Em 2024, foram recebidas para análise 2.951 manifestações no Canal, sendo que 44%¹ desses casos foram procedentes e tratados adequadamente através de ações corretivas e medidas disciplinares. Vale ressaltar também que, do total de denúncias recebidas em 2024, 40%² foram identificadas. Não tivemos casos críticos que pudessem afetar as demonstrações financeiras da companhia.
Nas tabelas abaixo estão disponíveis as seguintes informações:
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024² | |
---|---|---|---|---|---|
número total | número total | número total | número total | número total | |
Número total de queixas/demandas |
912 |
1.079 |
1.344 |
1.676 |
2.951 |
Número de queixas/demandas que foram endereçadas |
912 |
1.079 |
1.344 |
1.676 |
2.951 |
Número de queixas/demandas resolvidas |
870 |
1.039 |
1.208 |
1.509 |
2.741 |
Número de queixas/demandas pendentes |
42 |
40 |
136 |
167 |
210 |
Número de queixas/demandas registradas antes do período resolvidas no ano |
40 |
42 |
39 |
137 |
188 |
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024² ³ | |
---|---|---|---|---|---|
número total | número total | número total | número total | número total | |
Assédio/importunação sexual |
0 |
8 |
5 |
13 |
38 |
Assédio moral |
0 |
0 |
0 |
1 |
13 |
Comportamento inadequado |
487 |
497 |
653 |
863 |
1.198 |
Discriminação |
4 |
5 |
3 |
3 |
17 |
Fraude |
36 |
44 |
55 |
69 |
122 |
Questões de comunidade |
0 |
0 |
31 |
59 |
100 |
Questões trabalhistas |
181 |
158 |
278 |
417 |
699 |
Saúde e segurança |
24 |
82 |
53 |
67 |
104 |
Outros |
180 |
285 |
266 |
184 |
660 |
Total |
912 |
1.079 |
1.344 |
1.676 |
2.951 |
A variação observada de 2023 para 2024 no total de denúncias nos diversos temas pode ser explicada por diferentes fatores:
O aumento expressivo nas denúncias não necessariamente indica um crescimento nos casos, mas sim melhoria nos processos de registro e maior confiança da população em denunciar tais atos.