contexto

A Suzano possui um Canal de Denúncias externo e independente, acessível para o público interno e externo à empresa. Nesse canal, podem ser reportadas transgressões percebidas no ambiente de negócios e relacionadas às diretrizes e aos comportamentos estabelecidos no Código de Ética e Conduta, como:

  • Transgressões à ética, aos direitos humanos, às leis e às regulamentações às quais a empresa está sujeita e assédios de qualquer natureza;
  • Transgressões às normas e aos procedimentos internos, podendo o Canal também ser utilizado para o esclarecimento de dúvidas com relação ao Código de Ética e Conduta ou ligadas a situações não previstas. 

O Canal é gerido pela nossa área de Ética e Ouvidoria e segue duas políticas internas: 

  • Política de Ouvidoria: define as diretrizes do processo e da governança sobre a atuação da área e do Canal de Denúncias acerca do cumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis, estabelecendo as diretrizes dos regulamentos e códigos internos, incluindo a previsão de procedimentos específicos de proteção à pessoa denunciante e de confidencialidade da informação; 
  • Política de Medidas Disciplinares: estabelece as diretrizes e define os princípios, conceitos e critérios para a aplicação de medidas disciplinares aos colaboradores e colaboradoras da Suzano. 

Os comportamentos não éticos ou incompatíveis com as legislações vigentes, assim como questões relacionadas à integridade organizacional e aos direitos humanos, são apresentados ao Comitê de Gestão de Conduta, última instância da empresa para decidir sobre situações controversas e eventuais infrações e violações ao Código de Ética e Conduta. 

Esse modelo de governança colabora para que tomemos decisões imparciais e transparentes, auxiliando na resolução de dilemas éticos não previstos e garantindo a uniformidade dos critérios usados na conclusão de casos similares. Além disso, o modelo determina, quando assim for requerido, a adoção das medidas necessárias, mediante emissão de opinião formal às áreas competentes da empresa, a fim de garantir que as infrações e violações sejam seguidas de medidas disciplinares aplicáveis, independentemente do nível hierárquico, sem prejuízo das penalidades legais cabíveis. 

Há também a garantia de anonimato à pessoa denunciante quando solicitado, não sendo permitida nem tolerada nenhuma forma de retaliação a ela. Vale ressaltar que o Código de Ética e Conduta e seu treinamento obrigatório foram atualizados em 2023, conforme nosso regimento interno. O Canal pode ser acessado também para esclarecer, orientar e direcionar a denúncia às respectivas áreas competentes na questão de aconselhamento para implementação de melhorias nas políticas e práticas existentes na companhia vinculadas a uma conduta empresarial responsável.

Além disso, divulgamos mensalmente aos nossos colaboradores e colaboradoras temas relacionados aos pilares éticos da Suzano e do Canal de Denúncias. Para o público externo, o Canal de Denúncias e o Código de Ética e Conduta estão disponíveis em um ícone exclusivo no site da empresa, no qual também é possível realizar a abertura de manifestações.

O Canal de Denúncias funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana para o recebimento de manifestações, e o acesso pode ser feito por meio de qualquer computador, tablet ou celular (com internet), através deste link. Essa ferramenta é disponibilizada em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e mandarim.

Em 2024, foram recebidas para análise 2.951 manifestações no Canal, sendo que 44%¹ desses casos foram procedentes e tratados adequadamente através de ações corretivas e medidas disciplinares. Vale ressaltar também que, do total de denúncias recebidas em 2024, 40%² foram identificadas. Não tivemos casos críticos que pudessem afetar as demonstrações financeiras da companhia. 

Nas tabelas abaixo estão disponíveis as seguintes informações:

  • Queixas/demandas recebidas e endereçadas pelo Canal de Ouvidoria;
  • Queixas/demandas recebidas e endereçadas pelo Canal de Ouvidoria, por tipo.


    Notas:
  1. Não considera as manifestações pendentes na data-corte de 31 de dezembro de 2024.
  2. Manifestações identificadas são aquelas em que o denunciante se identifica.

Queixas/demandas recebidas e endereçadas pelo Canal de Ouvidoria¹

20202021202220232024²
número total número total número total número total número total

Número total de queixas/demandas

912

1.079

1.344

1.676

2.951

Número de queixas/demandas que foram endereçadas

912

1.079

1.344

1.676

2.951

Número de queixas/demandas resolvidas

870

1.039

1.208

1.509

2.741

Número de queixas/demandas pendentes

42

40

136

167

210

Número de queixas/demandas registradas antes do período resolvidas no ano

40

42

39

137

188

  1. A gestão dos indicadores de Ética e Ouvidoria é realizada por meio do sistema da empresa contratada Contato Seguro. Para o indicador, são considerados os dados da Suzano S.A. e coligadas.
  2. A partir de agosto de 2024, todas as denúncias do Projeto Cerrado foram integradas à base do Canal de Denúncias da Suzano.

Queixas/demandas recebidas e endereçadas pelo Canal de Ouvidoria, por tipo¹

20202021202220232024² ³
número total número total número total número total número total

Assédio/importunação sexual

0

8

5

13

38

Assédio moral

0

0

0

1

13

Comportamento inadequado

487

497

653

863

1.198

Discriminação

4

5

3

3

17

Fraude

36

44

55

69

122

Questões de comunidade

0

0

31

59

100

Questões trabalhistas

181

158

278

417

699

Saúde e segurança

24

82

53

67

104

Outros

180

285

266

184

660

Total

912

1.079

1.344

1.676

2.951

  1. A gestão dos indicadores de Ética e Ouvidoria é realizada por meio do sistema da empresa contratada Contato Seguro. Para o indicador, são considerados os dados da Suzano S.A. e coligadas.
  2. A partir de agosto de 2024, todas as denúncias do Projeto Cerrado foram integradas à base do Canal de Denúncias da Suzano.
  3. A partir de 2024, a tabela foi alterada com o objetivo de agrupar temas correlatos, visando a maior clareza e organização das informações. Na categoria “Outros” estão incluídos temas que não possuem ligação direta com o Canal de Denúncias. No entanto, todos os temas registrados nessa categoria são devidamente analisados e apurados.

 


 

Informações complementares

A variação observada de 2023 para 2024 no total de denúncias nos diversos temas pode ser explicada por diferentes fatores:

  • Implementação do novo mecanismo de registro (Contato Seguro); 
  • Conscientização dos colaboradores sobre a importância de denunciar atos em desacordo com os princípios e valores éticos da Suzano;
  • Não contabilização dos registros referentes ao Projeto Cerrado em anos anteriores, uma vez que havia uma ouvidoria local no projeto.

O aumento expressivo nas denúncias não necessariamente indica um crescimento nos casos, mas sim melhoria nos processos de registro e maior confiança da população em denunciar tais atos.