Até 30 de abril de cada exercício é realizada a Assembleia Geral Ordinária, para deliberação dos seguintes temas:
Outras pautas podem ser colocadas para votação em assembleia extraordinária, a depender da materialidade, da relevância e do ordenamento jurídico. Em 2024, tivemos, em abril, a aprovação do aumento de capital da companhia e a aprovação dos planos de incentivo de longo prazo; e, em setembro, a aprovação da incorporação de cinco sociedades adquiridas pela Suzano em 2024.
A quantidade de votos final da assembleia pode ser verificada no Mapa Sintético Final, divulgado pela companhia neste link.
A Suzano é uma companhia listada no Novo Mercado e, por esse motivo, possui apenas uma classe de ações: ações ordinárias. Cada ação dá direito a um voto. Todas as disposições de voto e direito dos acionistas estão estabelecidas no Estatuto Social da empresa, no Acordo de Voto e no Acordo de Acionistas, ambos celebrados em 28 de setembro de 2017, e em seus respectivos aditivos, celebrados em 12 de julho de 2022.
No Estatuto Social, ainda existe a previsão de que a aquisição de determinado stake (participação) relevante de ações da empresa traga direitos/obrigações de oferta para a compra das demais ações emitidas. As assembleias de acionistas contam com a participação e o voto de diversos acionistas da companhia, que utilizam, em grande parte, sistema de voto a distância. Não existem instituições governamentais individuais com mais de 5% do total dos direitos de voto da Suzano.
A cada assembleia, a companhia ainda dispõe, no Manual de Participação das Assembleias Gerais de Acionistas, todas as regras e informações para a participação dos acionistas. Para mais informações sobre as regras de participação e votos, consulte nosso site de Relações com Investidores.
Sobre práticas de voto e direitos dos acionistas, a Suzano não possui: golden shares (ações douradas); direitos especiais de aprovação do governo; participações cruzadas (cross shareholdings); múltiplas classes de ações com diferentes direitos de voto; limites de direitos de voto; residência dos limites de direitos de voto; duração dos limites de direitos de voto; período mínimo dos limites de direitos de voto.
O Conselho de Administração da Suzano é eleito a cada dois anos, e é permitida a reeleição. Os requisitos para eleição de diretores e diretoras são definidos a partir do regimento da Diretoria, da Política de Indicação e da Política de Governança Corporativa da companhia.