A Suzano é contra qualquer tipo de discriminação dentro e fora do ambiente de trabalho. Para reforçar esse posicionamento, nosso Código de Ética e Conduta possui um pilar ético específico para essa temática: o da igualdade e diversidade. Buscamos tratar com respeito, dignidade e atenção todas as pessoas com quem nos relacionamos, além de valorizarmos a diversidade e inclusão de pessoas e ideias, repudiando a discriminação motivada por qualquer razão, seja por raça, convicção política, gênero, religião, sexo, orientação sexual, idade, local de nascimento, deficiência, entre outros aspectos.
Diante desse cenário, demos início ao Programa Plural, movimento que surgiu na Suzano em 2016, de forma orgânica e voluntária, e foi institucionalizado em 2019, visando fomentar uma cultura de valorização da diversidade e estímulo à inclusão. Alinhado às estratégias de sustentabilidade e diversidade, equidade & inclusão (DE&I) da empresa, o grupo à frente do Programa é corresponsável pela promoção da não discriminação no ambiente de trabalho, entre outras ações que abrangem a temática de DE&I.
Adicionalmente, para garantir a gestão adequada desse tema, em dezembro de 2019 lançamos nossa Política de Diversidade e Inclusão, com o objetivo de determinar as diretrizes que regem as iniciativas relacionadas a essa temática em todas as nossas operações. A partir disso, esperamos garantir que casos de discriminação na companhia não ocorram e fomentar uma cultura de respeito à individualidade em toda a nossa cadeia de valor. Para saber mais, acesse o indicador “Gestão da diversidade, equidade e inclusão”.
Especificamente sobre assédio no ambiente de trabalho, a Suzano conta com diferentes práticas para impedir novos casos:
A tabela a seguir apresenta alguns dados sobre casos de discriminação na Suzano.
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024² ³ | |
---|---|---|---|---|---|
número total | número total | número total | número total | número total | |
Casos ocorridos |
4 |
5 |
3 |
3 |
17 |
Casos para os quais um plano de reparação está sendo implementado |
0 |
0 |
0 |
1 |
1 |
Casos para os quais o plano de reparação foi implementado e seus resultados avaliados por meio de processos rotineiros de análise de gestão interna |
0 |
0 |
0 |
1 |
9 |
Casos resolvidos |
4 |
5 |
3 |
2 |
16 |