contexto

A Suzano se relaciona com as comunidades sob influência de suas operações por meio do diálogo aberto, transparente e contínuo. A gestão desse relacionamento é de responsabilidade da área de Relacionamento Social (RS), que tem sua atuação baseada nas diretrizes da companhia, descritas nos documentos norteadores abaixo:

  • Manual de Gestão do Relacionamento;
  • Manual para Reassentamento Populacional;
  • Política Corporativa de Direitos Humanos;
  • Política de Investimentos Socioambientais e Doações;
  • Política de Relacionamento com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais;
  • Política de Ouvidoria;
  • Procedimento de Gestão e Monitoramento de Ocorrências Históricas, Arqueológicas e Paleontológicas;
  • Procedimento Gerencial CPRV – Educação;
  • Procedimento Gerencial CPRV – Redução da Pobreza;
  • Procedimento Gerencial de Gestão de Projetos Socioambientais;
  • Procedimento Gerencial de Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Sociais;
  • Procedimento Gerencial de Identificação e Definição de Área de Alto Valor de Conservação;
  • Procedimento Operacional de Diálogo Operacional;
  • Procedimento Operacional de Gestão de Demandas Sociais;
  • Procedimento Operacional de Gestão de Ocorrências de Partes Interessadas.

Esse modelo de gestão de relacionamento com as comunidades se fundamenta em um diálogo transparente, no respeito a direitos, valores sociais e culturais, e no reconhecimento do protagonismo e da autonomia de todas as partes envolvidas. 

A Suzano apoia as cadeias produtivas locais, promovendo a sustentabilidade e incentivando pequenos produtores e produtoras, bem como cooperativas, a manterem suas atividades. Além disso, a empresa investe em parcerias com governos e organizações para oferecer programas de qualificação profissional, por meio de seus compromissos de longo prazo.

A companhia também fomenta o empreendedorismo local, apoiando novas empresas, além de investir em tecnologias verdes e soluções inovadoras para gerar fontes de emprego. Com foco na responsabilidade social, a Suzano desenvolve projetos sociais, garantindo que as comunidades se beneficiem e continuem a prosperar mesmo com a saída do empreendimento da localidade. Essas ações visam criar um desenvolvimento sustentável e promover a adaptação econômica nas regiões em que a empresa atua.

Assim, as ações de RS são orientadas por três estratégias estruturantes – gestão estratégica do relacionamento; prevenção e mitigação de riscos, crises e impactos sociais; e construção de redes e narrativas –, que são agrupadas em sete iniciativas estratégicas:

  • Análise estratégica do relacionamento: ferramentas e procedimentos para gestão do conhecimento do relacionamento e serviço de inteligência, utilizados para subsidiar tomadas de decisão sobre abordagens sociais, visando mitigar escaladas de conflitos e antecipar/prevenir disputas e crises sociais;
  • Diálogo Operacional: metodologia para antecipar e prevenir riscos sociais decorrentes das operações florestais, industriais e portuárias através do diálogo com comunidades, lideranças locais, poder público local, vizinhos e vizinhas;
  • Escuta e engajamento comunitário: procedimentos e rotinas para a manutenção da escuta e o engajamento de partes interessadas, visando prevenir riscos, criar vínculos de longo prazo e gerar valor para todos. Também traz a tratativa adequada das questões para comunidades tradicionais;
  • Agenda presencial: processos que ocorrem entre os ciclos de operação para manter e aumentar a identificação e qualificar o processo de comunicação das partes interessadas com a Suzano;
  • Atendimento legal e certificação: ferramentas e procedimentos para o devido atendimento das questões legais e pontuação em sistemas de certificação e ranqueamento ASG (ambiental, social e governança). Prevê também as tratativas para questões de ocupações e reassentamentos, em alinhamento com o PS5 (“Aquisição de terras e reassentamentos”) da International Finance Corporation (IFC);
  • Gestão de conflitos e crises sociais: estratégia de planejamento e atuação da Suzano nos territórios onde a escalada de conflitos sociais impacta diretamente as operações da companhia, sendo necessárias intervenções multiáreas para a retomada do diálogo, a prevenção de novas disputas sociais, a redução de prejuízos, a salvaguarda reputacional e a proteção do patrimônio da empresa;
  • Evolução sócio-operacional: diretrizes e procedimentos para aperfeiçoamento das operações visando à redução e à mitigação de riscos e impactos sociais.

Nesse sentido, a consulta às comunidades é um processo contínuo, sendo dimensionado e planejado localmente, de acordo com as seguintes diretrizes: 

  • Engajamento com as partes interessadas, encorajando um processo de tomada de decisão integrado, visando à criação de vínculos de longo prazo e criando valor para todos;
  • Incorporação de informações e demandas socioambientais no processo decisório corporativo;
  • Mecanismos de planejamento e monitoramento para identificar, avaliar, prevenir, mitigar, reparar e remediar os impactos adversos das atividades da companhia, garantindo o respeito aos direitos humanos, valores sociais e culturais das comunidades residentes nas áreas diretamente afetadas;
  • Avaliação dos resultados e impactos socioeconômicos do negócio no longo prazo por meio de um monitoramento contínuo e participativo;
  • Mecanismos para resolução de conflitos sociais e culturais decorrentes das atividades florestais, permitindo a livre participação;
  • Desenvolvimento de estratégias de negócio que visem à inclusão social e à geração de trabalho e renda de comunidades vulneráveis vizinhas às áreas sob manejo da empresa;
  • Fomento a parcerias com o governo e a sociedade com o objetivo de melhorar a educação e promover o desenvolvimento local nas áreas vizinhas às áreas florestais e industriais da companhia;
  • Reconhecimento e fortalecimento de valores culturais e sociais de comunidades tradicionais, povos indígenas e minorias étnicas.

As metodologias de relacionamento da Suzano devem seguir estas diretrizes: 

  • Conhecimento da realidade local: mapear os impactos do negócio, o contexto – econômico, social e ambiental – e as potencialidades e vocações locais como ponto de partida;
  • Engajamento da comunidade: considerar as demandas das comunidades, por meio de processos de consulta e participação democrática;
  • Alinhamento e articulação: buscar alinhamento com as políticas públicas e fomentar a articulação intersetorial, sem sobrepor papéis e compartilhando responsabilidades;
  • Manter coerência entre discurso e prática: mobilizar ativos do negócio para promover sinergias entre a rotina da operação e as estratégias de desenvolvimento local;
  • Atuar como agente indutor e articulador: aproveitar a importância estratégica de liderança e a força indutora e articuladora da empresa para fomentar processos de desenvolvimento local;
  • Atuar como agente catalisador: mobilizar recursos específicos e utilizar o investimento socioambiental como apoio catalisador e estruturante do desenvolvimento local.

O processo de relacionamento com as comunidades é tema permanente em diferentes níveis de governança da Suzano, seja no âmbito local, regional ou corporativo. Entre as instâncias nas quais o tema é acompanhado, destacam-se as Comissões de Valor Compartilhado locais e corporativa, que tratam da avaliação reputacional da empresa a partir da sua relação com stakeholders estratégicos (incluindo comunidades), as Reuniões de Riscos e Continuidade do Negócio (RCNs), que monitoram todos os riscos associados direta ou indiretamente às operações da empresa, incluindo os riscos sociais, e o Comitê de Sustentabilidade, que tem entre suas atribuições avaliar e sugerir aprimoramentos no processo de relacionamento com as comunidades e subsidiar com orientações o Conselho de Administração em decisões relacionadas a esse tema. 

A extensa área de atuação da Suzano abrange variadas realidades econômicas, sociais e culturais, bem como diferentes contextos históricos de relacionamento. Todas as comunidades localizadas no interior do perímetro estabelecido para as áreas diretamente afetadas (raio de até 3 quilômetros de distância a partir dos limites das unidades de manejo florestal) são identificadas e caracterizadas por meio de indicadores socioeconômicos e impactos sociais provocados pelo manejo florestal da empresa. Essa caracterização ocorre por meio de um instrumental nomeado Inventário Social, realizado com base na observação direta e na realização de entrevistas com moradores e moradoras das localidades. 

A partir do Inventário Social, realizam-se a priorização e o planejamento do processo de relacionamento com as comunidades. Por meio de uma matriz de priorização, são estabelecidos os modelos de relacionamento com as comunidades por localidade, considerando quatro dimensões: 

  • Vulnerabilidade socioeconômica; 
  • Impacto gerado pelas atividades da empresa (influência do negócio); 
  • Contexto municipal;
  • Importância para a empresa (parecer social). 

A Suzano adota os seguintes modelos de relacionamento:

  • Engajamento: é a principal ferramenta de relacionamento com as comunidades vizinhas consideradas prioritárias. Representa um relacionamento estruturado de maior profundidade, inclusivo e contínuo, que estabelece a Suzano como parceira do desenvolvimento local. A sua metodologia considera as especificidades das diferentes realidades e partes interessadas envolvidas, fortalecendo e valorizando o protagonismo de toda a comunidade, o desenvolvimento de lideranças legítimas, a construção de capital social e o resgate da cidadania e da autoestima. Além disso, incentiva e fortalece as redes locais, de forma a promover o diálogo e a solidariedade entre as partes. Conforme a nossa Política de Investimentos Socioambientais e Doações, os investimentos socioambientais da companhia devem ser resultantes dos processos de engajamento comunitário;
  • Diálogo Operacional: uma das formas de relacionamento com as comunidades, vizinhos, vizinhas, lideranças locais e  representantes do poder público local, este modelo possibilita que essas partes interessadas recebam informação sobre as operações florestais que serão realizadas no seu entorno e possam identificar e discutir os potenciais impactos benéficos e adversos disso, bem como definir ações correlatas. Essa atividade fortalece o relacionamento e a comunicação entre as partes interessadas e a Suzano, especialmente devido à natureza proativa e preventiva na implementação de medidas para mitigar possíveis impactos;
  • Presença em fóruns de participação social e de gestão de políticas públicas: buscamos fortalecer o diálogo e as parcerias com governos, empresas, entidades da sociedade civil organizada e universidades ao participar ativamente, com posições executivas e consultivas, de fóruns e grupos de trabalho, no país e no exterior, que se dedicam a temas relacionados à nossa atuação socioambiental. 

Em todas essas frentes, o objetivo é criar condições para mitigar impactos adversos e contribuir para o desenvolvimento local e territorial das comunidades.

Na tabela abaixo estão alguns dos principais fóruns em que a Suzano possui participação ativa em relação às temáticas de desenvolvimento social e territorial e diálogos nos quais ela está representada.

Presença em fóruns de participação social e de gestão de políticas públicas

FórumTemaPartes interessadas

Ação Todos por Elas – assinatura de termo de compromisso (MS)

Proteção de direitos

Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, governo do Mato Grosso do Sul

Agência de Fomento Empresarial (AGFE) de Mogi das Cruzes (SP)

Fomento em empregabilidade

Instituições públicas e privadas, terceiro setor

Apresentação de proposta de atuação com o projeto Sacola Verde em Santa Rita do Pardo (MS)

Programas e projetos (geração de renda)

Secretaria de Assistência Social de Santa Rita do Pardo

Arraiá da Mira (MA)

Cultura; agronegócio

Empresa, ONGs, governo, rádio

Arranjo produtivo local (APL) do Agro (Mogi das Cruzes/SP)

Desenvolvimento da cadeia do agronegócio

Instituições públicas e privadas, terceiro setor

Câmara Setorial da Apicultura (BA)

Harmonizar as partes atuantes, aumentando a eficiência da cadeia apícola e a eficácia das políticas públicas no Estado, conduzindo à sua maior competitividade

Empresa, academia, comunidade, governo, outras

Câmara Técnica de Apicultura e Meliponicultura do Estado do Espírito Santo

Organizar os sistemas produtivos da apicultura e da meliponicultura

Governo, empresa, instituições [Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)], federação, associação

Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (Codeter), TI – Extremo Sul (BA)

Consolidar-se como objeto de planejamento, cogestão e concertação de políticas públicas, seus programas e projetos, reconhecendo a necessidade de descentralização e do envolvimento dos agentes locais como essenciais para o desenvolvimento

Empresa, academia, comunidade, governo, outras

Comissão Permanente de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Fundiários do Espírito Santo

Mediação de conflitos

Governo, empresa, instituições (Idaf, Incaper), federação, associação

Conselho da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piraqueaçu (ES)

Sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, famílias ribeirinhas

Governo, empresa, comunidades, academia, outras

Conselho das Quebradeiras de Coco, Extrativistas e Agricultores Familiares da Estrada do Arroz (MA)

Desenvolvimento territorial

Empresa, associação

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condersu/ES)

Desenvolvimento rural sustentável – Aracruz

Poder público municipal, empresa, comunidade, instituições (Idaf, Incaper)

Conselho de Desenvolvimento Territorial do Sudeste Paraense (MA)

Desenvolvimento territorial

Empresa, ONGs, governo, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), universidade

Conselho de Desenvolvimento Territorial do Tocantins (MA)

Desenvolvimento territorial

Empresa, ONGs, governo, Ater, universidade

Diálogo com a comunidade indígena em Miranda (MS) para acordos iniciais

Programas e projetos (trabalho)

Comunidade indígena em Miranda

Diálogo com a comunidade indígena em Miranda (MS) para acordos iniciais sobre relacionamento e contratação para operações florestais

Programas e projetos (trabalho)

Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Relacionamento Social, consultoria Etnos

Encontro de educadoras da educação infantil da zona rural (MS)

Literatura e alfabetização

Secretaria de Educação, professoras das extensões rurais de Ribas

Encontro de Gestão Escolar (MS)

Índices educacionais

Secretaria de Educação, gestores escolares das dez escolas municipais

Encontro de lideranças e Programa Na Mão Certa (MS)

Proteção de direitos

Multiplicadores e pontos focais do programa, Childhood, lideranças Suzano

Encontro final do Plano Municipal da Primeira Infância (MS)

Apresentação e entrega final do plano

Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação

Escuta de estudantes da E.M. Usina do Mimoso – Polo (na extensão Bálsamo) (MS)

Percepção de direitos da criança

Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes

Escuta de estudantes da educação infantil do Centro de Educação Infantil (Ceinf) Balão Mágico (MS)

Percepção de direitos da criança

Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes

Escuta de estudantes da educação infantil do Ceinf Crianceiras (MS)

Percepção de direitos da criança

Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes

Escuta de estudantes da educação infantil do Ceinf Ivone Araujo Barros Abes (MS)

Percepção de direitos da criança

Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes

Escuta de estudantes da educação infantil do Ceinf Pingo de Gente (MS)

Percepção de direitos da criança

Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes

Escuta de estudantes da educação infantil do Ceinf São João (MS)

Percepção de direitos da criança

Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes

Escuta de estudantes de 9º ano na E.E. Eduardo Batista Amorim (MS)

Educação e projeto de vida

Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes da E.E. Eduardo Batista Amorim e da E.M. Iracy da Silva Almeida

Escuta de estudantes de 9º ano na E.E. João Ponce de Arruda (MS)

Educação e projeto de vida

Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes da E.E. Ponce de Arruda e da E.M. São Sebastião

Expo Imperatriz (MA)

Agronegócio

Empresa, ONGs, governo, universidade

Expo Indústria (MA)

Agronegócio

Empresa, ONGs, governo, universidade

Feira do Agronegócio de Imperatriz (Feagro/MA)

Agronegócio

Empresa, associações, governo, universidade

Formação do Comitê Municipal para o Enfrentamento às Situações de Violência contra Crianças e Adolescentes

Proteção de direitos

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, Tribunal de Justiça

Fórum Florestal da Bahia (BA)

Seguindo os princípios do Diálogo Florestal, os fóruns regionais devem promover a participação de todas as empresas e organizações que atuam com silvicultura e meio ambiente na região de sua influência

Empresa, academia, comunidade, governo, outras

Fórum Indígena de Aracruz (ES)

Sustentabilidade: fórum de empresas para atendimento das demandas coletivas das áreas indígenas

Governo, empresa, outras

Plataforma Parceria pela Amazônia (MA)

Política pública e desenvolvimento territorial, biodiversidade

Empresa, ONGs, governo, academia

Posse do Conselho Escolar da Escola Municipal (E.M.) Alcindo Vicente Ferreira (MS)

Educação

Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros

Posse do Conselho Escolar da E.M. Iracy da Silva Almeida (MS)

Educação

Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros

Posse do Conselho Escolar da E.M. Mareide Monteiro de Lima (MS)

Educação

Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros

Posse do Conselho Escolar da E.M. São Sebastião (MS)

Educação

Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros

Posse do Conselho Escolar do Ceinf Balão Mágico (MS)

Educação

Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros

Posse do Conselho Escolar do Ceinf Crianceiras (MS)

Educação

Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros

Posse do Conselho Escolar do Ceinf Ivone Araujo Barros Abes (MS)

Educação

Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros

Posse do Conselho Escolar do Ceinf Pingo de Gente (MS)

Educação

Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros

Posse do Conselho Escolar do Ceinf São João (MS)

Educação

Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros

Primeiro Encontro de Mobilização de Estudantes (1ª e 2ª fase) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ribas (MS)

Educação, perspectiva profissional e projeto de vida

Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes da E.M. Mareide Monteiro de Lima, da E.M. São Sebastião e da E.M. Mimoso - Polo (extensão Bálsamo)

Primeiro Encontro de Mobilização de Estudantes (3ª e 4ª fase) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) (MS)

Educação, perspectiva profissional e projeto de vida

Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes da E.E. João Ponce de Arruda e da E.M. Mareide Monteiro de Lima

Programa de Ação Territorial (PAT) Mandiocultura (BA)

Fortalecimento do cultivo de mandioca e da produção de farinha, atividades tradicionais no Extremo Sul da Bahia

Empresa, academia, comunidade, governo, outras

Programa Suzano de Educação (PSE) e Comitê de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes (EVCA) (MS)

Proteção de direitos

PSE, RS, Comitê EVCA

RDA – reunião de resultados ambientais – audiência pública (MS)

Meio ambiente

Suzano, sociedade civil

Rede de proteção de odores – reunião mensal com Saúde e Segurança do Trabalho (SST), Industrial, Meio Ambiente, Relacionamento Social e membros da sociedade civil (MS)

Impactos na comunidade

Suzano, comunidade de Ribas do Rio Pardo

Rede TEMA (MA)

Política pública e desenvolvimento territorial, biodiversidade

Empresa, ONGs, governo, academia

Relacionamento com comunidade indígena e processo de contratação seguindo o consentimento livre, prévio e informado (CLPI) (MS)

Programas e projetos (trabalho)

Funai, RS, consultoria Etnos

Reunião com a câmara técnica setorial de apicultura (MS)

Programas e projetos (geração de renda)

Câmara técnica setorial de apicultura

Reunião da Gestão Municipal de Educação – apresentação e elaboração do Planejamento Estratégico da Rede (MS)

Educação

Secretaria de Educação, gestores escolares de dez escolas

Reunião de apresentação da proposta do projeto Crescer sem Violência (MS)

Proteção de direitos

Secretaria de Educação de Ribas do Rio Pardo

Reunião de Gestão Municipal e Conselhos de Educação (MS)

Educação

Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação e gestores escolares de dez escolas

Reunião de planejamento de ações e parceria com a Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul

Educação

Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul

Reunião de suporte à parceria entre Cooperativa Agrícola Mista de Ribas do Rio Pardo (Coopardo) e Colmeias com a Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (MS)

Programas e projetos (geração de renda)

Iagro, Coopardo, equipe de Relacionamento Social

Reunião do Arranjo de Desenvolvimento Educacional (ADE) Grife Costa Leste (MS)

Educação

Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social de 11 municípios do Mato Grosso do Sul

Reunião do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) (MS)

Apresentação e elaboração do PMPI

Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, Comitê Intersetorial do PMPI (envolvendo secretarias municipais, conselhos municipais, entidades civis e Procuradoria Jurídica)

Reunião na Aldeia Indígena Ofayé – apresentação de propostas e acordos quanto aos projetos que envolvem a comunidade (MS)

Programas e projetos (geração de renda)

Comunidade Indígena Ofayé

Reunião sobre parceria entre a Suzano e a Secretaria de Educação na implementação de curso técnico florestal (MS)

Educação

Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul

Reuniões CPL Polo Cuesta (SP)

Desenvolvimento da cadeia apícola

Instituições públicas e privadas, terceiro setor

Reuniões da Câmara Setorial dos Produtos Apícolas (SP)

Desenvolvimento da cadeia apícola

Instituições públicas e privadas, terceiro setor

Reuniões mensais CPL Alto Tietê (SP)

Desenvolvimento da cadeia apícola

Instituições públicas e privadas, terceiro setor

Reuniões mensais CPL Vale do Paraíba (SP)

Desenvolvimento da cadeia apícola

Instituições públicas e privadas, terceiro setor