A Suzano se relaciona com as comunidades sob influência de suas operações por meio do diálogo aberto, transparente e contínuo. A gestão desse relacionamento é de responsabilidade da área de Relacionamento Social (RS), que tem sua atuação baseada nas diretrizes da companhia, descritas nos documentos norteadores abaixo:
Esse modelo de gestão de relacionamento com as comunidades se fundamenta em um diálogo transparente, no respeito a direitos, valores sociais e culturais, e no reconhecimento do protagonismo e da autonomia de todas as partes envolvidas.
A Suzano apoia as cadeias produtivas locais, promovendo a sustentabilidade e incentivando pequenos produtores e produtoras, bem como cooperativas, a manterem suas atividades. Além disso, a empresa investe em parcerias com governos e organizações para oferecer programas de qualificação profissional, por meio de seus compromissos de longo prazo.
A companhia também fomenta o empreendedorismo local, apoiando novas empresas, além de investir em tecnologias verdes e soluções inovadoras para gerar fontes de emprego. Com foco na responsabilidade social, a Suzano desenvolve projetos sociais, garantindo que as comunidades se beneficiem e continuem a prosperar mesmo com a saída do empreendimento da localidade. Essas ações visam criar um desenvolvimento sustentável e promover a adaptação econômica nas regiões em que a empresa atua.
Assim, as ações de RS são orientadas por três estratégias estruturantes – gestão estratégica do relacionamento; prevenção e mitigação de riscos, crises e impactos sociais; e construção de redes e narrativas –, que são agrupadas em sete iniciativas estratégicas:
Nesse sentido, a consulta às comunidades é um processo contínuo, sendo dimensionado e planejado localmente, de acordo com as seguintes diretrizes:
As metodologias de relacionamento da Suzano devem seguir estas diretrizes:
O processo de relacionamento com as comunidades é tema permanente em diferentes níveis de governança da Suzano, seja no âmbito local, regional ou corporativo. Entre as instâncias nas quais o tema é acompanhado, destacam-se as Comissões de Valor Compartilhado locais e corporativa, que tratam da avaliação reputacional da empresa a partir da sua relação com stakeholders estratégicos (incluindo comunidades), as Reuniões de Riscos e Continuidade do Negócio (RCNs), que monitoram todos os riscos associados direta ou indiretamente às operações da empresa, incluindo os riscos sociais, e o Comitê de Sustentabilidade, que tem entre suas atribuições avaliar e sugerir aprimoramentos no processo de relacionamento com as comunidades e subsidiar com orientações o Conselho de Administração em decisões relacionadas a esse tema.
A extensa área de atuação da Suzano abrange variadas realidades econômicas, sociais e culturais, bem como diferentes contextos históricos de relacionamento. Todas as comunidades localizadas no interior do perímetro estabelecido para as áreas diretamente afetadas (raio de até 3 quilômetros de distância a partir dos limites das unidades de manejo florestal) são identificadas e caracterizadas por meio de indicadores socioeconômicos e impactos sociais provocados pelo manejo florestal da empresa. Essa caracterização ocorre por meio de um instrumental nomeado Inventário Social, realizado com base na observação direta e na realização de entrevistas com moradores e moradoras das localidades.
A partir do Inventário Social, realizam-se a priorização e o planejamento do processo de relacionamento com as comunidades. Por meio de uma matriz de priorização, são estabelecidos os modelos de relacionamento com as comunidades por localidade, considerando quatro dimensões:
A Suzano adota os seguintes modelos de relacionamento:
Em todas essas frentes, o objetivo é criar condições para mitigar impactos adversos e contribuir para o desenvolvimento local e territorial das comunidades.
Na tabela abaixo estão alguns dos principais fóruns em que a Suzano possui participação ativa em relação às temáticas de desenvolvimento social e territorial e diálogos nos quais ela está representada.
Fórum | Tema | Partes interessadas |
---|---|---|
Ação Todos por Elas – assinatura de termo de compromisso (MS) |
Proteção de direitos |
Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, governo do Mato Grosso do Sul |
Agência de Fomento Empresarial (AGFE) de Mogi das Cruzes (SP) |
Fomento em empregabilidade |
Instituições públicas e privadas, terceiro setor |
Apresentação de proposta de atuação com o projeto Sacola Verde em Santa Rita do Pardo (MS) |
Programas e projetos (geração de renda) |
Secretaria de Assistência Social de Santa Rita do Pardo |
Arraiá da Mira (MA) |
Cultura; agronegócio |
Empresa, ONGs, governo, rádio |
Arranjo produtivo local (APL) do Agro (Mogi das Cruzes/SP) |
Desenvolvimento da cadeia do agronegócio |
Instituições públicas e privadas, terceiro setor |
Câmara Setorial da Apicultura (BA) |
Harmonizar as partes atuantes, aumentando a eficiência da cadeia apícola e a eficácia das políticas públicas no Estado, conduzindo à sua maior competitividade |
Empresa, academia, comunidade, governo, outras |
Câmara Técnica de Apicultura e Meliponicultura do Estado do Espírito Santo |
Organizar os sistemas produtivos da apicultura e da meliponicultura |
Governo, empresa, instituições [Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)], federação, associação |
Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (Codeter), TI – Extremo Sul (BA) |
Consolidar-se como objeto de planejamento, cogestão e concertação de políticas públicas, seus programas e projetos, reconhecendo a necessidade de descentralização e do envolvimento dos agentes locais como essenciais para o desenvolvimento |
Empresa, academia, comunidade, governo, outras |
Comissão Permanente de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Fundiários do Espírito Santo |
Mediação de conflitos |
Governo, empresa, instituições (Idaf, Incaper), federação, associação |
Conselho da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piraqueaçu (ES) |
Sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, famílias ribeirinhas |
Governo, empresa, comunidades, academia, outras |
Conselho das Quebradeiras de Coco, Extrativistas e Agricultores Familiares da Estrada do Arroz (MA) |
Desenvolvimento territorial |
Empresa, associação |
Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condersu/ES) |
Desenvolvimento rural sustentável – Aracruz |
Poder público municipal, empresa, comunidade, instituições (Idaf, Incaper) |
Conselho de Desenvolvimento Territorial do Sudeste Paraense (MA) |
Desenvolvimento territorial |
Empresa, ONGs, governo, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), universidade |
Conselho de Desenvolvimento Territorial do Tocantins (MA) |
Desenvolvimento territorial |
Empresa, ONGs, governo, Ater, universidade |
Diálogo com a comunidade indígena em Miranda (MS) para acordos iniciais |
Programas e projetos (trabalho) |
Comunidade indígena em Miranda |
Diálogo com a comunidade indígena em Miranda (MS) para acordos iniciais sobre relacionamento e contratação para operações florestais |
Programas e projetos (trabalho) |
Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Relacionamento Social, consultoria Etnos |
Encontro de educadoras da educação infantil da zona rural (MS) |
Literatura e alfabetização |
Secretaria de Educação, professoras das extensões rurais de Ribas |
Encontro de Gestão Escolar (MS) |
Índices educacionais |
Secretaria de Educação, gestores escolares das dez escolas municipais |
Encontro de lideranças e Programa Na Mão Certa (MS) |
Proteção de direitos |
Multiplicadores e pontos focais do programa, Childhood, lideranças Suzano |
Encontro final do Plano Municipal da Primeira Infância (MS) |
Apresentação e entrega final do plano |
Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação |
Escuta de estudantes da E.M. Usina do Mimoso – Polo (na extensão Bálsamo) (MS) |
Percepção de direitos da criança |
Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes |
Escuta de estudantes da educação infantil do Centro de Educação Infantil (Ceinf) Balão Mágico (MS) |
Percepção de direitos da criança |
Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes |
Escuta de estudantes da educação infantil do Ceinf Crianceiras (MS) |
Percepção de direitos da criança |
Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes |
Escuta de estudantes da educação infantil do Ceinf Ivone Araujo Barros Abes (MS) |
Percepção de direitos da criança |
Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes |
Escuta de estudantes da educação infantil do Ceinf Pingo de Gente (MS) |
Percepção de direitos da criança |
Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes |
Escuta de estudantes da educação infantil do Ceinf São João (MS) |
Percepção de direitos da criança |
Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes |
Escuta de estudantes de 9º ano na E.E. Eduardo Batista Amorim (MS) |
Educação e projeto de vida |
Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes da E.E. Eduardo Batista Amorim e da E.M. Iracy da Silva Almeida |
Escuta de estudantes de 9º ano na E.E. João Ponce de Arruda (MS) |
Educação e projeto de vida |
Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes da E.E. Ponce de Arruda e da E.M. São Sebastião |
Expo Imperatriz (MA) |
Agronegócio |
Empresa, ONGs, governo, universidade |
Expo Indústria (MA) |
Agronegócio |
Empresa, ONGs, governo, universidade |
Feira do Agronegócio de Imperatriz (Feagro/MA) |
Agronegócio |
Empresa, associações, governo, universidade |
Formação do Comitê Municipal para o Enfrentamento às Situações de Violência contra Crianças e Adolescentes |
Proteção de direitos |
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, Tribunal de Justiça |
Fórum Florestal da Bahia (BA) |
Seguindo os princípios do Diálogo Florestal, os fóruns regionais devem promover a participação de todas as empresas e organizações que atuam com silvicultura e meio ambiente na região de sua influência |
Empresa, academia, comunidade, governo, outras |
Fórum Indígena de Aracruz (ES) |
Sustentabilidade: fórum de empresas para atendimento das demandas coletivas das áreas indígenas |
Governo, empresa, outras |
Plataforma Parceria pela Amazônia (MA) |
Política pública e desenvolvimento territorial, biodiversidade |
Empresa, ONGs, governo, academia |
Posse do Conselho Escolar da Escola Municipal (E.M.) Alcindo Vicente Ferreira (MS) |
Educação |
Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros |
Posse do Conselho Escolar da E.M. Iracy da Silva Almeida (MS) |
Educação |
Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros |
Posse do Conselho Escolar da E.M. Mareide Monteiro de Lima (MS) |
Educação |
Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros |
Posse do Conselho Escolar da E.M. São Sebastião (MS) |
Educação |
Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros |
Posse do Conselho Escolar do Ceinf Balão Mágico (MS) |
Educação |
Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros |
Posse do Conselho Escolar do Ceinf Crianceiras (MS) |
Educação |
Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros |
Posse do Conselho Escolar do Ceinf Ivone Araujo Barros Abes (MS) |
Educação |
Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros |
Posse do Conselho Escolar do Ceinf Pingo de Gente (MS) |
Educação |
Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros |
Posse do Conselho Escolar do Ceinf São João (MS) |
Educação |
Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe escolar, conselheiros |
Primeiro Encontro de Mobilização de Estudantes (1ª e 2ª fase) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ribas (MS) |
Educação, perspectiva profissional e projeto de vida |
Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes da E.M. Mareide Monteiro de Lima, da E.M. São Sebastião e da E.M. Mimoso - Polo (extensão Bálsamo) |
Primeiro Encontro de Mobilização de Estudantes (3ª e 4ª fase) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) (MS) |
Educação, perspectiva profissional e projeto de vida |
Secretaria de Educação, equipe escolar, estudantes da E.E. João Ponce de Arruda e da E.M. Mareide Monteiro de Lima |
Programa de Ação Territorial (PAT) Mandiocultura (BA) |
Fortalecimento do cultivo de mandioca e da produção de farinha, atividades tradicionais no Extremo Sul da Bahia |
Empresa, academia, comunidade, governo, outras |
Programa Suzano de Educação (PSE) e Comitê de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes (EVCA) (MS) |
Proteção de direitos |
PSE, RS, Comitê EVCA |
RDA – reunião de resultados ambientais – audiência pública (MS) |
Meio ambiente |
Suzano, sociedade civil |
Rede de proteção de odores – reunião mensal com Saúde e Segurança do Trabalho (SST), Industrial, Meio Ambiente, Relacionamento Social e membros da sociedade civil (MS) |
Impactos na comunidade |
Suzano, comunidade de Ribas do Rio Pardo |
Rede TEMA (MA) |
Política pública e desenvolvimento territorial, biodiversidade |
Empresa, ONGs, governo, academia |
Relacionamento com comunidade indígena e processo de contratação seguindo o consentimento livre, prévio e informado (CLPI) (MS) |
Programas e projetos (trabalho) |
Funai, RS, consultoria Etnos |
Reunião com a câmara técnica setorial de apicultura (MS) |
Programas e projetos (geração de renda) |
Câmara técnica setorial de apicultura |
Reunião da Gestão Municipal de Educação – apresentação e elaboração do Planejamento Estratégico da Rede (MS) |
Educação |
Secretaria de Educação, gestores escolares de dez escolas |
Reunião de apresentação da proposta do projeto Crescer sem Violência (MS) |
Proteção de direitos |
Secretaria de Educação de Ribas do Rio Pardo |
Reunião de Gestão Municipal e Conselhos de Educação (MS) |
Educação |
Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação e gestores escolares de dez escolas |
Reunião de planejamento de ações e parceria com a Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul |
Educação |
Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul |
Reunião de suporte à parceria entre Cooperativa Agrícola Mista de Ribas do Rio Pardo (Coopardo) e Colmeias com a Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (MS) |
Programas e projetos (geração de renda) |
Iagro, Coopardo, equipe de Relacionamento Social |
Reunião do Arranjo de Desenvolvimento Educacional (ADE) Grife Costa Leste (MS) |
Educação |
Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social de 11 municípios do Mato Grosso do Sul |
Reunião do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) (MS) |
Apresentação e elaboração do PMPI |
Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, Comitê Intersetorial do PMPI (envolvendo secretarias municipais, conselhos municipais, entidades civis e Procuradoria Jurídica) |
Reunião na Aldeia Indígena Ofayé – apresentação de propostas e acordos quanto aos projetos que envolvem a comunidade (MS) |
Programas e projetos (geração de renda) |
Comunidade Indígena Ofayé |
Reunião sobre parceria entre a Suzano e a Secretaria de Educação na implementação de curso técnico florestal (MS) |
Educação |
Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul |
Reuniões CPL Polo Cuesta (SP) |
Desenvolvimento da cadeia apícola |
Instituições públicas e privadas, terceiro setor |
Reuniões da Câmara Setorial dos Produtos Apícolas (SP) |
Desenvolvimento da cadeia apícola |
Instituições públicas e privadas, terceiro setor |
Reuniões mensais CPL Alto Tietê (SP) |
Desenvolvimento da cadeia apícola |
Instituições públicas e privadas, terceiro setor |
Reuniões mensais CPL Vale do Paraíba (SP) |
Desenvolvimento da cadeia apícola |
Instituições públicas e privadas, terceiro setor |