contexto

A cadeia de Suprimentos da Suzano é diversa composta por fornecedores tier 1 (contratados diretamente pela Suzano considerando as macrocategorias aqui descritas) e tier 2 ( que atualmente estamos com projeto de mapeamento), segmentados em macro categorias: atividades de operações, serviços, logística, marketing e vendas, e ainda atividades de apoio como de infraestrutura e desenvolvimento tecnológico. Dado os diferentes negócios da Suzano, nossa cadeia de fornecedores é ampla e diversa, composta predominantemente por pequenas empresas. Tendo em vista o perfil socioeconômico e as regiões de atuação, definimos diferentes estratégias, modelos de gestão e monitoramento da cadeia de fornecimento. Outro fator é a regionalidade, nossos fornecedores estão pulverizados em diferentes estados de operação da Suzano com diferentes níveis de eficiência, riscos e por vezes baixa tecnologia aplicada. 

Trabalhamos para ser uma empresa competitiva e protagonista na transformação da nossa cadeia de valor e da sociedade e esperamos que nossos fornecedores, parceiros fundamentais para o negócio da Suzano, sigam conosco nessa jornada de transformação. Nossa agenda de desenvolvimento está focada nas regiões de operações da Suzano nos estados da BA, MA, MS, ES e SP. 

Na Suzano, temos dois processos de compras distintos: os centralizados, sob responsabilidade da equipe de Suprimentos, e os descentralizados, sob gestão das diferentes áreas da Companhia. 

Considerando fornecedores centralizados e descentralizados, no ano de 2021, movimentamos 12.319 fornecedores, ao passo que, em nossa base de dados, constavam aproximadamente 26.000 cadastrados. Ambos os dados considerando matriz e filial. No mesmo ano, o custo com pagamento de fornecedores foi de aproximadamente R$ 22,777 bilhões. Incentivamos a economia local e ao empreendedorismo (micro e pequenas empresas), e priorizamos a contratação de empresas que estejam na mesma região das nossas bases de operações. 

A Área de Suprimentos e Logística Inbound da Suzano é responsável pelas compras centralizadas, pelos macroprocessos de compras, planejamento, vendas de itens não operacionais, almoxarifados e postos de combustíveis e atividades relacionadas a Inteligência e Governança de Suprimentos. Em 2021, a área de Suprimentos movimentou um total de 5.527 fornecedores, e tivemos no mesmo período um gasto aproximado de R$ 12,5 bilhões com compras. 

Estabelecemos metas relacionadas a projetos de melhorias com foco em Suprimentos mais Sustentáveis na avaliação de desempenho dos executivos na área de gestão de fornecedores. 

Nosso código de conduta aborda temáticas já comuns no mercado como integridade nas relações comerciais, relações trabalhistas dignas e sistemas de gestão, também aborda questões ESG abrangentes, cobrindo assuntos como proteção ambiental, direitos humanos que compreende questões como máximo de horas trabalhadas, cumprimento de acordo e/ou convenção coletiva de trabalho que estabelece salário da categoria e desenvolvimento social. 

Estabelecemos procedimentos e processos de Gestão de Riscos de fornecedores que visam monitorar fornecedores críticos para verificação de compliance seguindo diretrizes da política anticorrupção, código de conduta do fornecedor, política de medidas disciplinares e cadastro de fornecedores da Suzano.

Gestão de fornecedores