Propósito. Palavra forte e de muito significado. Ter um propósito é saber o que nos move e nos inspira, o que nos impulsiona e nos dá coragem para alcançar o impensável. Conhecer o nosso propósito é saber nosso papel no mundo.
A Suzano entende que o seu propósito direciona a sua atuação e o seu legado e que um propósito autêntico não se cria nem inventa, mas se revela, porque é parte inerente de uma pessoa ou organização. O trabalho de desvendar o propósito da companhia começou em 2019. Ouvimos cerca de 3.500 pessoas, entre colaboradores, colaboradoras e públicos externos, por meio de pesquisa, entrevistas e workshops, para chegar a um propósito autêntico e verdadeiro, o qual foi apresentado aos colaboradores e colaboradoras em dezembro de 2020, em uma festa on-line, que celebrou também as conquistas do ano.
“Renovar a vida a partir da árvore”: esse é o propósito da Suzano. A empresa acredita que, a partir das árvores, é possível criar um futuro mais sustentável para o planeta, na medida em que elas são parte da solução para alguns dos desafios do mundo atual, como as mudanças climáticas, a escassez dos recursos naturais, a perda de biodiversidade e o aumento da desigualdade social. A Suzano entende que é seu dever potencializar esse movimento de renovação do mundo. E seu propósito é a razão de existir que conecta a companhia à sociedade atual e ao mundo que deixaremos para as próximas gerações.
A empresa busca que não só seus colaboradores e colaboradoras, mas também seus parceiros, fornecedores, clientes e todos os públicos saibam que tudo o que é feito por nós tem um propósito maior e envolve muito mais do que exclusivamente o sucesso do negócio. Juntamente com o propósito, a Suzano lançou a sua nova assinatura corporativa – “Suzano: nós plantamos o futuro” –, que chancela essa história de entrega e é aplicada em todo e qualquer tipo de comunicação. O propósito também é concretizado em cada produto, projeto e ação da empresa e corroborado pelos Compromissos para Renovar a Vida (CPRVs).
Durante a realização de uma pesquisa de reputação no segundo semestre de 2020, fizemos uma pergunta ao público interno sobre a contribuição da Suzano para renovar a sociedade e o mundo. O resultado deu indícios de que o propósito estava no caminho certo. Entre o final de 2020 e o início de 2021, realizamos uma pesquisa interna on-line com os colaboradores e colaboradoras, na qual obtivemos 2.258 respostas, considerando públicos do Brasil e dos escritórios internacionais, e o propósito da companhia foi muito bem avaliado: 93% dos respondentes alegaram identificar-se com esse propósito e sentir-se inspirados por ele. Além disso, 90% concordaram que é um propósito aplicado na prática.
Em 2021, reforçamos a mensagem como parte da cultura da companhia, como eixo central da Essência Suzano, fazendo com que todos e todas vivessem esse propósito por meio de ações de comunicação e engajamento com o tema. Ao final daquele ano, aplicamos novamente a pesquisa on-line com nossos colaboradores e colaboradoras, e os resultados mantiveram-se altos, reforçando a aderência das pessoas ao propósito e a percepção de sua aplicação no dia a dia. Responderam 1.580 pessoas e, desta vez, 89% afirmaram que se identificam com o propósito da empresa. Para 87%, ele é aplicado na prática.
Ao longo de 2022, para manutenção e sustentação do propósito, novas ações foram executadas para manter o público interno engajado e vivenciando o propósito da Suzano no dia a dia. No final do ano, foi realizada uma nova escuta com os colaboradores e colaboradoras, e, desta vez, apesar de uma amostra menor de respondentes (472 pessoas), os resultados se mantiveram altos: 87% afirmaram que se identificam com o propósito e 90% concordaram que é algo que se aplica na prática. Após 2022, não fizemos mais essa pesquisa, por entendermos que não havia mais necessidade, e, em 2023 e 2024, não realizamos medição para avaliar a evolução do propósito.
A tabela a seguir apresenta o engajamento dos colaboradores e colaboradoras com o propósito da Suzano.
2020 | 2021 | 2022 | 2023² | 2024 | |
---|---|---|---|---|---|
% | % | % | |||
Percentual de colaboradores que se identificam com o propósito |
93,00% |
89,00% |
87,00% |
n/d |
n/d |
Percentual de colaboradores que concordam que o propósito é aplicado na prática |
90,00% |
87,00% |
90,00% |
n/d |
n/d |