contexto

O relato de emissões de GEE é realizado a partir da abordagem de controle operacional, e contempla as operações:

  1. À montante: a atuação dos fornecedores upstream e a operação florestal, como a silvicultura, colheita, manutenção, proteção florestal, construção de estradas, gestão de resíduos, aplicação de fertilizantes e logística de madeira;
  2. Operação industrial: a operação industrial, como a produção de papel, celulose, bens de consumo, geração de energia, recuperação e utilidades, gestão de resíduos, saúde e segurança, a operação de centros de estudos e pesquisas, a operação administrativa (ligada a restaurantes, transporte de colaboradores, manutenção predial), e a aquisição de energia elétrica;
  3. À jusante: as operações de transporte e distribuição de produtos, incluindo Centros de Distribuição (CDs), transporte marítimo, ferroviário e rodoviário dentro do Brasil e internacionalmente.

 

Olhando para cadeia produtiva como um todo, grande parte das emissões da companhia estão nas operações estacionárias industriais e na logística operacional e de distribuição de produto (inbound – transporte, armazenagem e entrega de insumos para dentro da companhia – e outbound – transporte, armazenagem e entrega de produtos para clientes ), sendo que, junto com as operações estacionárias industriais, o transporte de produtos entre portos (nacionais e internacionais) concentram o maior volume de emissões.

A seleção das metodologias de quantificação, coleta de dados e uso de fatores de emissões são feitas com base nas recomendações da norma ABNT NBR ISO 14064-1 (ABNT, 2007). Para a elaboração do inventário base 2021, também foram utilizadas as seguintes referências metodológicas:

  1. The Greenhouse Gas Protocol: A Corporate Accounting and Reporting Standard, WRI & WBCSD (2004);
  2. Guias, orientações e ferramentas de cálculo do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHGP) da FGV (2020);
  3. 2006 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories, IPCC (2006);
  4. Calculation Tools for Estimating Greenhouse Gas Emissions from Pulp and Paper Mills, NCASI (2005).

 

Conforme os princípios para a realização de inventários de GEE, foram considerados, sempre que possível, dados de medições e fatores de emissões mais próximos da realidade local. A contabilização de emissões de gases do efeito estufa é regularmente verificada/auditada por terceira parte independente.

Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e metodologia