Diferentes medidas de gestão são adotadas para avaliar nossos(as) fornecedores(as). Utilizamos a Matriz de Risco Socioambiental da cadeia de suprimentos da Suzano para segmentar nossa base total de fornecedores(as) e identificar os riscos por meio de análise das categorias de compras sob a perspectiva socioambiental que compreende requisitos ambientais e sociais.
Fornecedores(as) centralizados(as)
Para avaliar nossos(as) fornecedores(as), reformulamos o Índice de Desempenho de Fornecedores (IDF) com novas questões incorporadas ao método de avaliação referente a fornecedores(as) críticos(as), principalmente nos requisitos de avaliação ambiental e social. Para os que ficaram abaixo do índice desejado, são definidos planos de ação. Se o plano não for cumprido, as empresas são bloqueadas/suspensas, não recebem novos pedidos e estão sujeitas ao descredenciamento da cadeia de fornecimento da Suzano. Com implementação em 2022, demos continuidade ao processo robusto de auditoria ESG de segunda parte para fornecedores(as) de muito alto risco de sustentabilidade em 2023, auditando 245 fornecedores(as), o que representa 17% do spend contratado pela área de Suprimentos.
Fornecedores(as) de madeira
Comprometida com as práticas de sustentabilidade em sua cadeia de fornecimento, a Suzano estabeleceu a meta de monitorar e mitigar riscos em 100% do processo de suprimento de madeira, abrangendo tanto a gestão própria quanto a de fornecedores(as), em requisitos ambientais, sociais, econômicos e legais.
O processo de suprimento de madeira contempla as etapas de inicialização do contrato [análise de aptidão do imóvel e perfil do(a) proponente], operacionalização do contrato (colheita e transporte) e encerramento do contrato.
Nesse sentido, são considerados(as) fornecedores(as) de madeira:
Em adição, e à qual está submetido todo o suprimento de madeira da Suzano, adotamos a Política de Suprimentos de Madeira e o Compromisso com Desmatamento Zero, cujo desenvolvimento observa o Código Florestal Brasileiro, os critérios da Política de Associação do FSC®, os padrões de Manejo Florestal e de Cadeia de Custódia FSC® e PEFC, Madeira Controlada FSC®, fontes controladas PEFC, os princípios fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o atendimento às regulamentações internacionais de rastreabilidade e origem legal da madeira, como: European Timber Regulation (EUTR), United Kingdom Timber Regulation (UKTR), Lacey Act (Estados Unidos) e Australian Illegal Logging Prohibition Act.
As práticas e diretrizes apresentadas são implementadas por meio do Sistema de Due Diligence, um programa de monitoramento que consiste em avaliar e mitigar o risco na cadeia de fornecimento. Assim, visamos garantir:
Contamos com técnicos(as) qualificados(as) que auditam esses princípios por meio de checklists e aplicativos de gestão, em que são verificados documentações e mapas de uso e ocupação do solo, além da realização de visitas a campo que ocorrem antes, no início e durante as atividades de colheita e transporte. Esse processo ocorre a partir da formalização do contrato, que considera como pré-requisito a regularidade do plantio e abrange as operações de colheita e transporte da madeira.
As auditorias podem ser documentais e/ou de campo e são aplicadas de acordo com a modalidade do tipo de fornecimento [colheita própria, contratada pela Suzano, contratada pelo(a) proprietário(a), certificada ou controlada]:
Em 2023, foram realizadas 981 auditorias documentais e/ou de campo, entre fornecimento de madeira e de serviços para colheita e transporte de madeira, sendo que:
Para fornecedores(as) certificados(as) pelo manejo florestal e fornecedores(as) em que a colheita e o transporte foram realizados por operação própria da Suzano, seguem-se padrões de certificação de manejo florestal, e as práticas são avaliadas por auditorias de terceira parte.
Anualmente são realizadas auditorias externas pelo organismo independente certificador, nas quais se verificam os critérios das normas citadas em informações adicionais. Na auditoria externa que ocorreu em agosto de 2023 de forma amostral, por certificadora independente, nas Unidades Imperatriz (MA), Suzano e Rio Verde (SP) e Três Lagoas (MS) não foram identificadas não conformidades relacionadas à legalidade no fornecimento de madeira.
Caso desvios sejam identificados, existe um guia de campo/documental que orienta os prazos e as ações corretivas a serem tomadas. Além disso, os desvios são registrados em aplicativo de gestão para garantir o acompanhamento e encerramento de pendências. Em caso de violações aos prazos e políticas, os (as) fornecedores(as) podem ser desqualificados(as). Em 2023, tivemos o encerramento com apenas um fornecedor.
Abaixo estão disponíveis quatro tabelas, com os seguintes dados:
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | |
---|---|---|---|---|
número total | número total | número total | número total | |
Número de fornecedores(as) centralizados(as) avaliados(as) |
306 |
271 |
549 |
521 |
Número de fornecedores(as) de madeira avaliados(as) |
n/d |
853 |
1.090 |
981 |
Número de fornecedores(as) centralizados(as) identificados(as) como tendo impactos ambientais negativos significativos, reais e potenciais² |
5 |
9 |
59 |
28 |
Número de fornecedores(as) de madeira identificados(as) como tendo impactos ambientais negativos significativos, reais e potenciais² |
n/d |
26 |
8 |
3 |
Número de fornecedores(as) centralizados(as) identificados(as) como tendo impactos ambientais negativos significativos, reais e potenciais com os (as) quais melhorias foram acordadas como resultado da avaliação |
5 |
9 |
59 |
28 |
Número de fornecedores(as) de madeira identificados(as) como tendo impactos ambientais negativos significativos, reais e potenciais com os (as) quais melhorias foram acordadas como resultado da avaliação |
n/d |
26 |
8 |
3 |
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | |
---|---|---|---|---|
% | % | % | % | |
Porcentagem de fornecedores(as) centralizados(as) identificados(as) como tendo impactos ambientais negativos |
2,00% |
3,00% |
11,00% |
5,00% |
Porcentagem de fornecedores(as) de madeira identificados(as) como tendo impactos ambientais negativos |
n/d |
3,00% |
1,00% |
0,31% |
Porcentagem de fornecedores(as) centralizados(as) identificados(as) como tendo impactos ambientais negativos significativos, reais e potenciais com os (as) quais as melhorias foram acordadas como resultado da avaliação |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
Porcentagem de fornecedores(as) de madeira identificados(as) como tendo impactos ambientais negativos significativos, reais e potenciais com os (as) quais melhorias foram acordadas como resultado da avaliação |
n/d |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
Porcentagem de fornecedores(as) centralizados(as) identificados(as) como tendo impactos ambientais reais e potenciais negativos significativos com os (as) quais as relações foram encerradas como resultado da avaliação |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
Porcentagem de fornecedores(as) de madeira identificados(as) como tendo impactos ambientais reais e potenciais negativos significativos com os (as) quais as relações foram encerradas como resultado da avaliação |
n/d |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | |
---|---|---|---|---|
número total | número total | número total | número total | |
Número de fornecedores(as) centralizados(as) avaliados(as) |
306 |
283 |
558 |
519 |
Número de fornecedores(as) de madeira avaliados(as) |
n/d |
853 |
1.090 |
981 |
Número de fornecedores(as) centralizados(as) identificados(as) como tendo impactos sociais negativos significativos, reais e potenciais² |
4 |
11 |
71 |
38 |
Número de fornecedores(as) de madeira identificados(as) como tendo impactos sociais negativos significativos, reais e potenciais² |
n/d |
53 |
33 |
7 |
Número de fornecedores(as) centralizados(as) identificados(as) como tendo impactos sociais negativos significativos, reais e potenciais com os (as) quais melhorias foram acordadas como resultado da avaliação |
4 |
11 |
71 |
38 |
Número de fornecedores(as) de madeira identificados(as) como tendo impactos sociais negativos significativos, reais e potenciais com os (as) quais melhorias foram acordadas como resultado da avaliação |
n/d |
47 |
33 |
7 |
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | |
---|---|---|---|---|
% | % | % | % | |
Porcentagem de fornecedores(as) centralizados(as) identificados(as) como tendo impactos sociais negativos |
1,00% |
4,00% |
13,00% |
7,00% |
Porcentagem de fornecedores(as) de madeira identificados(as) como tendo impactos sociais negativos |
n/d |
6,00% |
3,00% |
1,00% |
Porcentagem de fornecedores(as) centralizados(as) identificados(as) como tendo impactos sociais negativos significativos, reais e potenciais com os (as) quais melhorias foram acordadas como resultado da avaliação |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
Porcentagem de fornecedores(as) de madeira identificados(as) como tendo impactos sociais negativos significativos, reais e potenciais com os (as) quais melhorias foram acordadas como resultado da avaliação |
n/d |
5,00% |
100,00% |
100,00% |
Porcentagem de fornecedores(as) centralizados(as) identificados(as) como tendo impactos sociais reais e potenciais negativos significativos com os (as) quais as relações foram encerradas como resultado da avaliação |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
Porcentagem de fornecedores(as) de madeira identificados(as) como tendo impactos sociais reais e potenciais negativos significativos com os (as) quais as relações foram encerradas como resultado da avaliação |
n/d |
1,00% |
0,00% |
0,00% |
Um dos objetivos dos programas de Avaliação de Desempenho de Fornecedores e da realização das auditorias ESG de segunda parte é evoluir os (as) fornecedores(as) nos temas relevantes para a companhia. Por isso, para ambas as iniciativas, solicita-se aos (às) fornecedores(as) que estruturem e cumpram planos de ação com a finalidade de melhorar seu desempenho, o que pode ser uma das razões para a redução do número de fornecedores(as) identificados(as) como de impactos sociais e ambientais negativos reais e significativos em 2023. Ainda, pode ser um indicativo de que, com a maturidade dos programas, estamos alcançando os resultados esperados acerca do desenvolvimento da cadeia de fornecimento da Suzano.
Fornecedores(as) centralizados(as)
Em razão dos diferentes negócios da Suzano, implementamos a Matriz de Risco Socioambiental, que nos permite definir consistentes medidas de gestão alinhadas aos nossos Compromissos para Renovar a Vida, garantindo a mitigação de riscos desde o cadastro, passando pelo monitoramento e avaliação de desempenho dos(as) fornecedores(as), em linha com a Política de Compras Sustentáveis e o Código de Conduta do Fornecedor.
Fornecedores de madeira
As normas de certificação utilizadas para análise estão descritas a seguir.
Cadeia de Custódia FSC® e PEFC:
Códigos de licenças FSC:
Códigos de licenças PEFC:
Manejo Florestal: